Qual era o apelido do Trem de Prata em 1960?

Perguntado por: ogentil8 . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.8 / 5 3 votos

hotel sobre trilhos

O ambiente requintado e o conforto oferecido durante a viagem, lhe valeram o apelido de "trem-hotel" ou "hotel sobre trilhos", dados pelos próprios passageiros à época.

Eram máquinas de grande peso que desenvolviam pequena velocidade. Frequentemente, os trens de passageiros simplesmente paravam no meio dos túneis. Essas locomotivas acabaram sendo vendidas.

Sua construção teve início em 1897, no sentido norte-sul, tendo o trecho de 264 km entre Itararé e Rio Iguaçu (em Porto União) sido concluído em 1905.

O ambiente requintado e o conforto oferecido durante a viagem, lhe valeram o apelido de "trem-hotel" ou "hotel sobre trilhos", dados pelos próprios passageiros à época. Depois de quase quatro anos, o Trem de Prata deixou de circular em 1998, tendo como um dos principais motivos a queda no número de passageiros.

Hoje incorporada ao ramal Vila Inhomirim da Supervia, fazia parte da primeira estrada de ferro do país e foi o ponto de destino, em 30 de abril, de 1854, da viagem inaugural da primeira locomotiva brasileira, a Baroneza, que levava a bordo o Imperador Dom Pedro II.

Trem do Corcovado

Trem do Corcovado (RJ)
O Trem do Corcovado, como é chamado, transporta todos os anos mais de 600 mil passageiros pela centenária Estrada de Ferro do Corcovado, subindo a uma altura de 710 metros.

Estação Kanazawa

Estação Kanazawa – Japão
Localizada em Kanazawa, cerca de duas horas a noroeste de Tóquio, a arquitetura desta estação combina elementos tradicionais japoneses com design contemporâneo. A Estação Kanazawa foi construída em 1898 e em 2005 foi completamente renovada com um projeto futurista.

A história das ferrovias no Brasil inicia-se em 30 de abril de 1854, com a inauguração, por D. Pedro II, do primeiro trecho de linha, a Estrada de Ferro Petrópolis, ligando Porto Mauá à Fragoso, no Rio de Janeiro, com 14 km de extensão.

A primeira locomotiva a vapor foi inventada, numa versão simples, em 1804, por Richard Trevithick (1771-1833). As primeiras locomotivas a realizar trabalho útil foram encomendadas e usadas pelas minas de carvão, do nordeste da Inglaterra, entre 1813-1820.

Richard Trevithick

Richard Trevithick foi um inventor britânico. Filho de um capitão mineiro e nascido no coração da mineração da Cornualha, Trevithick mergulhou na mineração e na engenharia desde muito jovem.

A primeira locomotiva da história pesava 10 toneladas, puxava cinco vagões e carregava 70 passageiros. O primeiro trecho de ferrovia foi criado em 27 de setembro de 1825, na Inglaterra; a partir daí, o meio de transporte se espalhou por todo o mundo.

Em seus últimos tempos, houve ocasiões em que o Trem de Prata realizou o percurso Rio-São Paulo com menos de dez passageiros em seus vagões. A derradeira viagem ocorreu em 29 de novembro de 1998.

A primeira linha férrea paulista, a São Paulo Railway – SPR, de capital inglês, foi inaugurada em 1867 para ligar o porto exportador de Santos à região produtora de café no interior, a cidade de Jundiaí, passando pela Capital.

Em 16 de fevereiro de 1867 entrou em operação a estrada de ferro São Paulo Railway, a primeira ferrovia paulista, concebida para ligar a cidade de Santos à vila de Jundiaí e, por conseguinte, aos distritos da província de São Paulo onde a cultura do café expandia-se de forma promissora.