Qual era a utilização do Pelourinho pelas autoridades da América portuguesa?

Perguntado por: esampaio . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.9 / 5 9 votos

Pelourinho era o local em que os escravos que fugiam ou cometiam algum tipo de delito eram levados para o castigo. Compostos por uma coluna de pedra com argolas, os pelourinhos ficavam dispostos em áreas públicas, onde as pessoas eram amarradas e cruelmente torturadas.

No Brasil, também houve pelourinhos na época colonial, trazidos por D. Maria I, e também antes, servindo como símbolos do poder público e lugar de castigo para criminosos, negros escravizados que lutavam por liberdade e homossexuais, inclusive se improvisavam nos navios os chamados Pelourinhos, para a Pena e/ou Pecado.

A peça foi inicialmente instalada onde hoje é a Praça Thomé de Sousa, no século XVI, e posteriormente movida para o Largo Terreiro de Jesus. Ali ficou até 1807, quando acabou reposicionada no chamado Largo do Pelourinho, onde foi mantida até a proibição desse tipo de punição, três décadas depois.

Capitanias hereditárias e sesmarias
Os capitães donatários tinham como uma de suas atribuições a distribuição de terras – chamadas de sesmarias – para os interessados em instalar-se na América Portuguesa.

Caracteriza-se pela fiel representação do plano típico de cidade do século XVI, cuja densidade de monumentos e a homogeneidade de suas construções, implantadas em sítio acidentado, de relevantes qualidades paisagísticas.

O "pelourinho" era construído nos engenhos, afastado da cidade. A fim de demonstrar à população sua força e poder, os senhores de engenho resolveram construir um "pelourinho" no centro da cidade, instalando-o no largo central, hoje área localizada em frente a casa de Jorge Amado.

Pelourinho Salvador Bahia Foto: Amanda Oliveira. Tomé de Sousa, colonizador, chegou ao Brasil em 1549 com ordens do Rei de Portugal para fundar uma cidade fortaleza na Baía de Todos os Santos.

Trazidos da África para trabalhar na lavoura, na mineração e no trabalho doméstico, os escravos eram alojados em galpões úmidos e sem condições de higiene, chamados senzala.

Segundo o folclore local, as cores eram usadas para que marinheiros conseguissem ver suas casas ao longe, em meio a névoa da cidade.

Em virtude de sua função, o capitão do mato era um personagem de muita importância para a garantia da estabilidade social na colônia. Sem ele, possivelmente as fugas de escravos teriam sido ainda maiores, o que impedia a continuidade de existência da escravidão no Brasil colonial e imperial.

Pela riqueza de suas construções, foi inscrita no Livro de Tombo Arqueológico, Etnográfico e Paisagístico em 1984. Em 5 de dezembro do ano seguinte, sua inscrição na Lista do Patrimônio Mundial foi ratificada pela Unesco. A cidade de Salvador, fundada em 1549, foi a primeira capital do Brasil (1549 a 1763).

patrimônio cultural brasileiro (Beta)
O Centro Histórico, em Salvador-BA, foi tombado por sua importância cultural. Descrição: Como primeira capital do Brasil, entre 1549 e 1763, Salvador da Bahia testemunhou a mistura das culturas europeias, africanas e ameríndias.

Igreja de Nossa Senhora do Rosário Homens Pretos

A Igreja de Nossa Senhora do Rosário Homens Pretos, ou simplesmente Igreja do Rosário dos Pretos, é uma das mais históricas e importantes do Pelourinho. De cor azul, ela foi erguida por uma das primeiras irmandades de negros do Brasil, formada por escravos alforriados, que eram devotos de Nossa Senhora do Rosário.

Os centros históricos além de serem as partes mais antigas da cidade, constituem-se como uma sucessão de testemunhos de várias épocas, monumento que nos traz vivo o passado e nos dá a dimensão temporal com a sequência dos fatos que estruturam as identidades.

Fundada em 1549, Salvador (BA) se tornou a primeira capital do país por estar localizada em área de maior extração de pau-brasil e por ser a principal produtora de açúcar.

R: A Coroa portuguesa adotou o sistema de capitanias hereditárias para explorar as ilhas de Cabo Verde. O sistema consistia na divisão do território em grandes lotes de terra, que eram distribuídos aos donatários, os quais se responsabilizavam pela defesa, pela administração e pela aplicação da justiça.

Os anos iniciais da colonização portuguesa, conhecidos como Período Pré-colonial, foram pautados pela exploração do pau-brasil e do trabalho indígena a partir do escambo.