Qual era a tribo de Gideão?

Perguntado por: dramos . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.4 / 5 10 votos

Ela contém uma coletânea de sagas e anedotas a respeito da vocação e dos feitos de Gideão, natural de Ofra, da tribo de Manassés.

  • Profeta
  • Cádi

Seu nome quer dizer destruidor ou guerreiro poderoso, e ele fez justiça aos dois significados. Depois de 4 décadas de paz proporcionadas pelas vitórias da juíza Débora, os israelitas se afastaram de Deus.

tribo de Benjamim

Com o crescimento da ameaça das incursões filisteias, as tribos israelitas decidiram formar uma monarquia forte e centralizadora para enfrentar o iminente conflito. O primeiro rei dessa nova entidade foi Saul, que era da tribo de Benjamim, que, naquele momento, era a menor das tribos.

Segundo o Antigo Testamento, midianitas (ou madianitas) são descendentes de Abraão e sua esposa Quetura, desposada após a morte de Sara. Os filhos deste novo segundo casamento, entre eles Midiã, foram enviados para uma terra distante, longe de Isaque, dito filho da promessa.

Os 300 de Gideão e os 300 de Esparta nos ensinam fabulosas lições de como ser vitorioso, com muitos ou poucos; o importante é estar imbuídos da mesma convicção de que é possível alcançar o alvo.

Gideão fracassou por uma mistura de questões religiosas, financeiras e sexuais, desviando-se do caminho da verdade (Jz. 8.30-31). O juiz conduziu à idolatria e à prostituição o mesmo povo que tinha sido liberto por ele. Se alguém falasse alguma coisa, seria alertado para “não tocar no ungido do Senhor”.

Após destruir o altar a Baal e Asherah, Gideão tem seu nome alterado para Jerubaal: “Por isso naquele dia lhe chamaram Jerubaal, dizendo: Baal contenda contra ele, pois derrubou o seu altar” (Jz 6,32).

24 Então Gideão edificou ali um altar ao Senhor, e lhe chamou o Senhor é paz; e ainda até o dia de hoje está em Ofra dos abiezritas.

cinqüenta anos

Foi Gideão o sétimo juiz de israel, que julgou os israelitas pelo espaço de cinqüenta anos. Recusou ser rei de israel. infelizmente deixou-se cair na idolatria, mandando fazer uma estola, 'a qual veio a ser um laço a Gideão e à sua casa'. Todavia, é ele honrosamente mencionado na epistola aos Hebreus (11.32).

Gideão achou que era incapaz de tal empreitada (Juízes 6:14-16). A Bíblia não menciona quantos anos Gideão tinha quando foi chamado por Deus. Estudiosos acreditam que ele teria em torno de 30 anos, uma vez que o seu filho primogênito ainda era muito pequeno (Juízes 8:20).

Para ter certeza de que o Senhor estaria a seu lado, o que Gideão pediu-Lhe que fizesse com o novelo de lã? (Juízes 6:37–40; explique-lhes que Gideão não buscava um sinal de que o Pai Celestial era o Deus verdadeiro, mas precisava certificar-se de que o Senhor estaria com ele na batalha.)

A estratégia militar que Gideão apresentou aos homens que ficaram com ele não foi nada convencional. Durante a noite, cercariam o acampamento dos midianitas com tochas, trombetas e cântaros vazios. Segundo a ordem de Gideão, eles iam tocar as trombetas, gritar e quebrar os cântaros.

Os midianitas são citados narrativa bíblica muitas vezes em oposição aos filhos de Israel. Em várias ocasiões os midianitas aparecem em intima associação com outros povos descendentes de Abraão. Por isso em algumas passagens bíblicas os termos “midianitas”, “medanitas” e “ismaelitas” são utilizados como sinônimos (cf.

Neste caso, as tribos do Êxodo teriam sido aquelas de maior destaque na narrativa bíblica, ou seja, Judá, Levi, Simeão, Benjamim, e as meio-tribos de Efraim e Manassés, o que enfraqueceria toda a base histórica da narrativa do Êxodo.

tribo de Judá

De acordo com a árvore genealógica descrita na bíblia, José, marido de Maria e pai terrestre de Jesus Cristo, é descendente direto da tribo de Judá. Assim sendo, Jesus também pode ser considerado descendente da família de Judá e do rei Davi.