Qual era a teoria de Tomás de Aquino?

Perguntado por: aaraujo . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.4 / 5 19 votos

Tomás de Aquino considera que a alma é a forma essencial do corpo, responsável por dar vida a ele. A alma humana é subsistente, imortal e única; para isso, o homem tende naturalmente para Deus. Tomás de Aquino é unanimemente reconhecido como o maior dos filósofos medievais.

Tomás de Aquino faz um segundo ponto importante. Ele diz que a fé cristã é eminentemente fundamentada na razão. Todos os dias, de fato, você e eu acreditamos em coisas que outras pessoas nos dizem e aprendemos verdades delas por confiar no que elas dizem.

  • Agostinho de Hipona
  • Aristóteles
  • Anselmo de Cantuária
  • Alberto Magno
  • Maimônides
  • Averrois

Para Santo Tomás, a liberdade consiste na condição mediadora do ser racional em dirigir-se por si ao Fim Último, onde a liberdade não é um fim, mas um meio. No período moderno a liberdade adquire valor antropocêntrico, visto que o homem é o centro das reflexões.

Tomás de Aquino não faz referência ao conteúdo ou ao que aprender, mas sim ao como proceder para chegar ao saber. Pode-se dizer que indica um caminho para a dedicação aos estudos, numa preocupação com a formação do ser como pessoa.

O tomismo é o sistema filosófico e teológico de Santo Tomás de Aquino (1225 - 1274), posteriormente aprofundado pela corrente de pensadores influenciados por ele. Caracteriza-se sobretudo pela sua aceitação do uso da razão na especulação teológica, mas sem confundir seu domínio com o da fé.

Analisando a natureza humana, resulta que o homem é um animal social (político) e, portanto, forçado a viver em sociedade com os outros homens. A primeira forma da sociedade humana é a família, de que depende a conservação do gênero humano; a segunda forma é o Estado, de que depende o bem comum dos indivíduos.

Embora Santo Agostinho se vincule à tradição platônica, de caráter idealista, e Santo Tomás de Aquino retome a tradição aristotélica, de caráter realista, suas concepções de educação convergem quanto a sua finalidade, que é aquela de formar o cristão.

Santo Tomás de Aquino demonstra a existência de Deus de cinco maneiras, que são conhecidas como cinco vias.

  • Pelo movimento.
  • Pela causa eficiente.
  • Pelo possível e pelo necessário.
  • Pelos graus da perfeição.
  • Pelo governo do mundo.
  • Pela ontologia.
  • Pela contingência dos entes.

São Tomás de Aquino é um santo católico, padre e filósofo. Ele ingressou na ordem dos dominicanos e defendeu a união entre fé e razão. Tornou-se professor e grande estudioso de Aristóteles, sendo o principal representante da Filosofia Medieval Escolástica.

Tomás de Aquino foi um dos principais expoentes do pensamento escolástico. Por conta da valorização cultural e do ensino, além do resgate a Aristóteles, imperou durante a Escolástica uma intensa mobilização para o conhecimento das questões metafísicas e das ciências naturais.

Contexto histórico
São Tomás de Aquino produziu sua obra no período conhecido como baixa Idade Média, momento marcado pela decadência da sociedade feudal, renascimento comercial e urbano, ascensão da burguesia, formação dos estados nacionais e centralização política.

bem ele ocupa-se com as questões de fé e ciência filosofia e teologia... Aquino na verdade tendo sido um seguidor de Averróis, opôs-se no entanto ao seu naturalismo exclusivamente racional.

O método escolástico consistia, basicamente, em dois gêneros de discussão filosófica, chamados Lectio e Disputatio. A Escolástica foi um período especialmente livresco, ou seja, um período completamente dado ao estudo e à leitura.

O livre- arbítrio segundo Tomás de Aquino é uma graça divina que capacita o homem a fazer o bem, evitar o mal e alcançar mediante suas livres escolhas esse Bem último, o que saciaria toda a vontade humana. O objeto de trabalho é o livre-arbítrio no homem.