Qual era a religião dos povos bárbaros?

Perguntado por: ecosta . Última atualização: 24 de maio de 2023
4.8 / 5 19 votos

Praticavam uma religião politeísta, pois adoravam deuses representantes das forças da natureza. Odin era a principal divindade e representava a força do vento e a guerra. Para eles, havia uma vida após a morte, e nela os bravos guerreiros mortos em batalhas poderiam desfrutar de um paraíso.

Entre o século V e o século VI, os povos germânicos adotam o cristianismo, e, no seio da sua civilização, fundem-no com a cultura germânica e com a cultura greco-latina, lançando as bases da cultura europeia ocidental.

Em 416-418, os visigodos invadiram a Espanha e derrotaram os alanos e, em seguida, foram para a França.

REINOSREINOS BÁRBAROSBÁRBAROS --Os Anglo-Saxões, que se estabeleceram naOs Anglo-Saxões, que se estabeleceram na Grã-Bretanha;Grã-Bretanha; -Os Visigodos estabeleceram-se na Espanha;-Os Visigodos estabeleceram-se na Espanha; -Os Vândalos fixaram-se na África do Norte;-Os Vândalos fixaram-se na África do Norte; -Os ...

Desde a época de Júlio César os bárbaros viveram em paz com os romanos, porém a chegada dos hunos, vindos da Ásia Central, mudaria tudo. Com o avanço dessas tribos guerreiras, os bárbaros germânicos foram empurrados para os territórios romanos.

Entenda quem foram os bárbaros
Eram chamados de bárbaros grupos de pessoas que tinham, além do idioma, outras diferenças em relação aos gregos. Eram povos com cultura, crenças religiosas e até formas de se vestir diferentes, também não tinham o mesmo tipo de governo, de educação e até de engenharia.

Um dos motivos era a pressão que essas tribos vinham recebendo do oriente, com os avanços dos hunos para o Ocidente. Saqueando e devastando as tribos que encontravam pelo caminho, os hunos fizeram com que os germanos adentrassem as fronteiras romanas, agindo também com violência contra os civilizados.

Deuses menores eram Baldo, Hermond, Tyr, Bragi e Forseti; Idun, Nanna e Syf contavam-se entre as deusas. O princípio do mal entre os deuses era representado pelo vigarista Loki. Não parece que muitas destas divindades tenham tido funções especiais; simplesmente aparecem como personagens das lendas.

Antigo povo germânico, os Saxões estavam estabelecidos a sul do Rio Elba. Nos finais do século III, dedicaram-se à pirataria no Mar do Norte e no Canal da Mancha. Entre 440 e 460 ocuparam o sul da Britânia (atual Grã-Bretanha).

Carlos Magno e o Império Carolíngio.

Religião dos bárbaros
Praticavam uma religião politeísta, pois adoravam deuses representantes das forças da natureza. Odin era a principal divindade e representava a força do vento e a guerra. Para eles, havia uma vida após a morte, e nela os bravos guerreiros mortos em batalhas poderiam desfrutar de um paraíso.

o latim

Por meio do contato com os romanos, muitos povos bárbaros absorveram sua cultura e seu idioma, o latim. Como cada uma dessas tribos falava latim de maneira diferente, surgiram ao longo do tempo várias línguas diferentes, ainda que aparentadas, como o espanhol, o francês e o nosso português.

A principal atividade econômica dos bárbaros era o cultivo de trigo, feijão, cevada, ervilha e a criação de gado para obtenção de couro, carne e leite, entretanto, os bárbaros utilizavam a guerra e a pilhagem como forma de adquirir bens.

Como dito anteriormente, os portugueses tinham que lidar com os quilombolas de Palmares e com as tribos indígenas. Por causa disso, decidiram focar na parte que daria mais trabalho, ou seja, os índios. Sendo assim, a Guerra dos Bárbaros teve início no interior da Bahia, em 1651.

Para os romanos, os bárbaros eram todos os que não possuíam a cidadania romana e que não compartilhavam da cultura greco-romana. Por meio dos romanos, consolidou-se a ideia pejorativa de que o bárbaro era aquele tido por primitivo, incivilizado, inculto, selvagem, atrasado.

Indivíduo incivil, grosseiro, rude. Aquele que não expressa humanidade; cruel. [História] Segundo os antigos gregos e romanos, aquele que não falava a sua língua.

O cristianismo
Durante esse período, a Igreja estabeleceu seus dogmas e também as heresias, em encontros chamados Concílios. O poder central ficou nas mãos do bispo de Roma, depois conhecido como papa. A maior parte da produção intelectual desse período ficou a cargo da Igreja.

Os Vândalos foram um povo de origem germânica, provavelmente natural do que atualmente chamamos Noruega. Durante um processo de migração para o sudoeste da Europa, os Vândalos chegaram ao norte da África, cruzando o estreito de Gibraltar e atingiram Cartago.

As invasões germânicas resultaram no processo de desagregação do Império Romano a partir do século V e na mistura da cultura latina com a cultura germânica. As invasões germânicas durante os séculos IV e V precipitaram o processo de desagregação do Império Romano.

Ocorrida entre os anos de 1650 e 1720, a Guerra dos Bárbaros envolveu os colonizadores e os povos nativos chamados Tapuia e teve como palco uma área que correspondia em termos atuais a um território que inclui os sertões nordestinos, desde a Bahia até o Maranhão.

Guerra dos Bárbaros foram os conflitos, rebeliões e confrontos envolvendo os colonizadores portugueses e várias etnias indígenas tapuias que aconteceram nas capitanias do Nordeste do Brasil, a partir de 1683.