Qual era a religião do povo grego?

Perguntado por: edinis . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.4 / 5 10 votos

Religião. A Grécia antiga era politeísta, isto é, tinha diversos deuses e cada um representava uma virtude necessária para sentir a plenitude. Como forma de aproximar a religião da civilização, a cultura grega era antropomórfica, fazendo com que seus deuses fossem representados por figuras humanas.

Em âmbito geral, os gregos eram politeístas, sendo cada um de seus deuses portadores de poderes sobrenaturais e conhecidos por seus comportamentos de traço visivelmente humano. Muitas destas divindades eram relacionadas a uma série de histórias que teriam por função explicar vários dados da realidade.

Zeus era

Zeus era a divindade mais poderosa e mais importante do panteão grego. Era conhecido como rei dos deuses e deus do raio, do trovão e dos céus. Zeus era o deus mais importante da religiosidade dos gregos antigos.

Pode-se dizer então que a religião grega era politeísta (possuía mais de uma divindade, sendo o deus principal Zeus) e antropomórfica (os deuses se assemelhavam aos humanos, tanto físico quanto comportamentalmente; no entanto, o que os diferenciava dos seres humanos era a imortalidade e os poderes).

Os gregos acreditavam que os fenômenos da natureza tinham relação com os deuses, assim como os valores que faziam parte de sua vida, como justiça, sabedoria, paz, entre outros. Além disso, os gregos acreditavam que os deuses, apesar de imortais, eram parecidos com os humanos física e comportamentalmente.

Zeus: O principal deus do Olimpo, líder dos deuses e semideuses gregos. Filho mais novo de Cronos (deus do tempo) e Réia (deusa da fertilidade). Zeus teve diversas esposas e vários filhos deuses e semideuses, sendo o mais famoso deles, Hércules.

Os deuses gregos eram seres imortais que habitaram o Monte Olimpo, com poderes sobrenaturais, fazendo parte da religiosidade na Grécia Antiga. Além disso, os deuses protagonizavam várias narrativas da mitologia grega.

São eles: Zeus, Hera, Poseidon, Atena, Ares, Deméter, Apolo, Ártemis, Hefesto, Afrodite, Hermes e Dionísio. Em algumas versões, os nomes desses deuses podem variar, mas geralmente são esses que compõem o panteão.

A cultura grega teve grande desenvolvimento na Antiguidade e influências outras civilizações e povos. A Grécia Antiga é considerada pelos historiadores como uma civilização de grande esplendor cultural. Os gregos desenvolveram a filosofia, as artes, a tecnologia, os esportes e muito mais.

Igreja Ortodoxa Grega

A religião na Grécia é dominada pela Igreja Ortodoxa Grega, que está entre as maiores igrejas autocéfalas da Igreja Ortodoxa.

De acordo ainda com a mitologia, os principais deuses gregos, com exceção de Hades, residiam no Monte Olimpo, sendo conhecidos como deuses olímpicos. No total, os deuses olímpicos são 12 e eles também são conhecidos como parte do dodecateão (o panteão de doze deuses).

Porém, Zeus se irritada facilmente, o que poderia ser muito destrutivo. Segundo os mitos, ele já lançou raios e causou tempestades violentas, que causaram grandes estragos na Terra. Mas ele não era severo apenas em seus castigos aos mortais, mas também à outros deuses e deusas.

Mito do lendário Odisseu
Odisseu, o rei de Ítaca, é provavelmente o herói mais famoso de todos os tempos. Sua história é um mito com monstros, azar e muita aventura. A história de Odisseu é na verdade a longa viagem de um homem que tem apenas um objetivo, voltar à sua amada terra natal e sua família.

Caos foi considerado por Hesíodo como a primeira divindade a surgir no universo, portanto o mais velho dos Deuses, também conhecidos como Deuses primordiais.

Os gregos antigos tinham três conceitos para o tempo: khrónos, kairós e aíôn.

Zeus era o deus supremo do panteão grego e residia no Monte Olimpo. Zeus era a divindade suprema na religiosidade dos gregos antigos. Era conhecido como deus dos céus, do raio e do trovão e era filho de Cronos e Reia.

Hades

Hades é conhecido por ser o deus do submundo, o lugar dentro da cosmogonia grega para o qual iam os mortos. O submundo na mitologia grega também é conhecido como Hades. Assim, o nome pode ser usado para designar tanto o deus quanto o lugar em que ele reinava.

A religião romana tinha como principal característica o politeísmo, a crença em diversos deuses. Esses deuses tinham formas e caráter de homens e mulheres. Essas características eram semelhantes às religiões de outros povos da Antiguidade.

A mitologia grega culmina na Guerra de Troia, a famosa luta entre os gregos e os troianos, incluindo suas causas e consequências. Nos trabalhos homéricos, as principais histórias já haviam tomado forma e substância, e os temas individuais foram elaborados mais tarde, especialmente dentro dos enredos dos dramas gregos.

Nesse caso sim, Homero foi o primeiro a fazer o uso da escrita para eternizar a mitologia grega através das obras Ilíada e Odisseia, que trazem as narrativas de diversos mitos, feitos heroicos, deuses e quase tudo o que conhecemos sobre mitologia nos dias de hoje.

Resumo sobre Afrodite
Foi a deusa grega do amor, da beleza, do desejo e da fertilidade e de outros valores relacionados com a sexualidade humana. Existem duas versões para o seu nascimento: uma de Homero e outra de Hesíodo.