Qual era a religião do Império Romano?

Perguntado por: agoncalves . Última atualização: 16 de maio de 2023
4.5 / 5 17 votos

A Religião da Roma Antiga era o Politeísmo. Os romanos adoravam vários deuses de origens variadas, graças ao contato com outras populações itálicas (sabinos, latinos, etruscos, etc.) e também com outros povos estrangeiros (divindades egípicias, gregas, persas, etc.).

A religião na Roma Antiga era caracterizada pelo politeísmo e valorização da mitologia. Principais características: Durante o período republicano e imperial, os romanos seguiram uma religião politeísta (crença em vários deuses), muito semelhante à religião praticada na Grécia Antiga.

Os Romanos da Antiguidade eram politeístas, ou seja, acreditavam em vários deuses. Os deuses eram antropomórficos, ou seja, possuíam características (qualidades e defeitos) de seres humanos, além de serem representados em forma humana.

Nos séculos seguintes, a lenda narrou que Quirino fosse o próprio Rei Rômulo, o qual subiu ao céu depois da sua morte. Júpiter, Marte e Quirino constituíram, na Antiga Roma, uma tríade divina, a reunião dos três principais deuses da cidade.

Constantino

Em 312 d.C., Constantino, imperador do Oriente, converteu-se ao cristianismo e instituiu a tolerância a essa crença dentro do Império Romano Oriental. Constantino também convocou o Concílio Ecumênico, realizado em Niceia, que foi de fundamental importância para a definição dos dogmas.

As ideias dos primeiros cristãos assustavam Roma porque eles não concordavam com a adoração ao imperador como deus vivo e pregavam igualdade entre os homens. Dessa forma, no decorrer dos séculos, essa religião de apelo popular foi conseguindo cada vez mais adeptos.

apóstolo Pedro

A Igreja Católica, também conhecida como Igreja Católica Apostólica Romana é uma igreja fundada de acordo com os ensinamentos de Jesus Cristo e que tem o apóstolo Pedro como figura de destaque, pois foi através dele que a Igreja começou a ser edificada (Mateus 16:18).

A Religião da Roma Antiga era o Politeísmo. Os romanos adoravam vários deuses de origens variadas, graças ao contato com outras populações itálicas (sabinos, latinos, etruscos, etc.) e também com outros povos estrangeiros (divindades egípicias, gregas, persas, etc.).

Resumo da Cultura da Roma Antiga
Os romanos se basearam na cultura grega em muitos aspectos da arte, pintura e arquitetura grega. A língua falada era o latim, que se espalhou por todo o império na Idade Média, originando línguas como português, francês, italiano e espanhol.

01) Tanto gregos quanto romanos cultuavam vários deuses e suas religiões, portanto, eram politeístas. 02) O Cristianismo, que começou a se expandir em Roma, tornou-se religião oficial grega a partir de um decreto que extinguiu as religiões primitivas e proibiu o culto aos deuses como Zeus, Hermes e Dionísio.

Muito sangue escorreu até que Roma adotasse o cristianismo
O cristianismo se tornou a religião oficial do Império Romano no ano 380 por ordem do imperador Teodósio I, que tomou a medida numa lei conhecida como Édito de Tessalônica.

A extensão do Império romano, o enfraquecimento do poder militar, problemas económicos, corrupção e instabilidade política e social e as invasões bárbaras, foram as principais causas da queda do Império Romano do Ocidente.

Etimologicamente, a palavra politeísmo se originou a partir da junção dos elementos gregos polis, que significa “muitos”, e théos, que quer dizer “deus”, assim, o significado literal deste termo seria: “muitos deuses”.

Zeus, o principal deus grego foi associado a Júpiter; Ares, deus da guerra dos gregos foi associado a Marte, o deus romano da guerra. Portanto, através dessa associação, várias características dos deuses gregos foram incorporadas aos deuses romanos.

Júpiter

Zeus é o deus dos deuses na mitologia grega, ou Júpiter na cultura romana.

O equivalente de Hélio na mitologia romana é o deus Sol, mais especificamente o Sol Invicto. Vive muito além do extremo oriente. Carruagem Solar, Coroa solar. Egle, Selene, Perseis, Clímene, Neera, Rodes e Ceto.

Ganesha

Quem é o deus Ganesha:
Ganesha é descrito como uma figura amarela ou vermelha, com cabeça de elefante e corpo de ser humano, com uma grande barriga, quatro braços, apenas uma presa e montado sobre um rato.

Existe uma diferença fundamental: os gregos baseavam suas crenças nos mitos, já os romanos dedicavam atenção sobretudo aos rituais. Por isso, há muito mais registros de deuses originalmente gregos que romanos.