Qual era a religião de Carl Rogers?

Perguntado por: ameireles . Última atualização: 26 de maio de 2023
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Era o filho do meio de uma família protestante, onde os valores tradicionais e religiosos, juntamente com o incentivo ao trabalho duro eram amplamente cultivados.

Ele defende que é impossível comunicar a outra pessoa de modo direto um conhecimento definido como aquele que “realmente importa”. Isso porque os critérios de importância variam de pessoa para pessoa e, com isso, cada um vai atribuir importância a diferentes conhecimentos, de acordo com sua experiência pessoal.

O que é psicologia humanista? A psicologia humanista tem como principal objeto de estudo o ser humano enquanto indivíduo único e multifacetado. Psicólogos humanistas acreditam que a construção e a preservação do bem-estar leva, naturalmente, à autorrealização.

A psicologia humanista tem origem nos principais pressupostos de Abraham Maslow, instituidor da pirâmide das necessidades. Foi na década de 1950 que Maslow se tornou um dos fundadores e impulsionadores da escola de pensamento da Psicologia Humanista.

Este objetivo deve ser, então, alcançado por meio de atitudes que Rogers (1957/1992) denominou de atitudes facilitadoras: a autenticidade, a consideração positiva e a empatia.

Rogers abordou, de maneira específica, o assunto aprendizagem em dois livros. O primeiro foi Liberdade para Aprender e o segundo, Liberdade de Aprender na Nossa Década.

As atitudes facilitadoras descritas por Rogers – e que segundo o autor viabilizam o crescimento pessoal, permitindo a mudança e o desenvolvimento pessoal, indispensáveis a qualquer relação de cuidado – são: a autenticidade, a aceitação incondicional e a compreensão empática (Rogers, 1902/1987).

Tal abordagem é denominada por Rogers, em seus últimos escritos, como "abordagem centrada na pessoa" (1977), porque tal expressão é a que melhor descreve sua própria atuação em substituição a outras denominações anteriores: aconselhamento não diretivo, terapia centrada no cliente, ensino centrado no aluno, liderança ...

TEORIA HUMANISTA: CARL ROGERS E A EDUCAÇÃO.

Giovanni Pico Della Mirandola.

O humanismo foi um movimento que marcou o modo de pensar do ser humano, que a partir daí, começaram a se importar com coisas diferentes além do teocentrismo. Como o foco era o valor do ser humano, ele teve destaque com as produções artísticas em massa, como fundamento a valorização do ser humano.

Psicanálise

1. Psicanálise. Essa, provavelmente, é a abordagem da Psicologia mais conhecida pelas pessoas em geral. Sigmund Freud é o nome do teórico que a desenvolveu — e que é famoso até hoje, inclusive em muitas expressões bem-humoradas (como o clássico “Freud explica”).

Em um sentido amplo, o Humanismo visava valorizar o homem acima de tudo, contemplando os atributos e realizações humanas. Com o distanciamento das questões religiosas, nesse período foi possível realizar novas formas de estudo acerca da arte, ciência e política.

Em um sentido amplo, humanismo significa valorizar o ser humano e a condição humana acima de tudo. Está relacionado com generosidade, compaixão e preocupação em valorizar os atributos e realizações humanas.

Os humanistas criticavam o pensamento medieval, no qual os ensinamentos eram inspirados somente na leitura e interpretação da Bíblia, buscavam outras fontes de conhecimento, por isso viam na Antiguidade Clássica sua maior fonte de inspiração para estabelecer um vínculo entre os antigos saberes e as no as criações.

Os humanistas romperam com o Teocentrismo (a ideia de que Deus era o centro de todo o universo e de toda a vida humana) e passou a prevalecer a ideia do Antropocentrismo (o homem no centro do universo e da vida humana).

Em uma abordagem sobre as teorias de Carl Rogers, Moreira assim define esse processo de ensino: O aluno deve ser ativo, não passivo. Ela ou ele tem que aprender a interpretar, a negociar significados; tem que aprender a ser crítica (o) e aceitar a crítica.

A aprendizagem, segundo Rogers (1978), só é realmente significativa quando o próprio sujeito tem um adequado envolvimento no processo educativo, tomando a iniciativa, buscando o saber. Para o autor, […] a única aprendizagem que influi significativamente sobre o comportamento é a que for auto-dirigida e auto-apropriada.