Qual era a religião de Canaã?

Perguntado por: umoraes . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.4 / 5 11 votos

A compreensão da narrativa bíblica pode ser mais efetiva a partir do auxílio de fontes extra bíblicas. Exemplo disso são os artefatos encontrados em Ugarit, que nos dão um vislumbre da cultura religiosa da antiga Canaã, local que a religião israelita cresceu.

Cananeus ou canaanitas eram um povo que dominava parte do Oriente Médio e vivia em Canaã, em regiões que correspondem hoje ao Líbano, Israel, Jordânia e Síria. O termo "cananeus" incluía jebuseus, amorreus, heveus e girgaseus.

Abrão vai receber o chamado de Deus
A terra conhecida como Canaã estava situada no território que hoje abrange Israel, Cisjordânia e Gaza, Jordânia e o sul da Síria e do Líbano.

Através de uma cuidadosa leitura dos textos encontrados em Ugarit28 é possível perceber que Baal era considerado a divindade heroica da religião cananeia. Era conhecido como o deus da tempestade que enviava a chuva e fazia o grão crescer.

Os cananeus, são descritos na Bíblia como idólatras, profanos e ímpios, e a religião deles estava bem estabelecida na Palestina, antes da conquista Israelita. Entre as suas muitas divindades, Baal era o seu deus principal, junto com a deusa Astarote (1Reis, 11:5).

Conta a história que, em 1531, o português Martim Afonso de Souza veio ao Brasil para fixar uma colônia projetada. Mas, quando parou em Cananéia, encontrou um vilarejo já erguido por um degredado do reino de Portugal, o mestre Gomes Fernandes, que vivia ali desde 1502, casado com a índia Caniné – daí o nome Cananéia.

Por que Abraão não queria que Isaque se casasse com uma cananéia? (Gênesis 24:3–4; os cananeus adoravam falsos deuses. Se Isaque se casasse com alguém de outra religião, não se casaria no convênio. Abraão queria que Isaque se casasse com uma mulher que o ajudasse a manter-se fiel.

ELES SÃO MAIS conhecidos como o povo que viveu “em uma terra que jorra leite e mel” até serem vencidos pelos antigos israelitas e desaparecerem da história. Entretanto um relatório científico revela que a herança genética dos cananeus sobrevive em muitos judeus e árabes modernos.

Segundo a narrativa bíblica, a História de Israel começou quando Javé ordenou a Abraão que abandonasse a família e o seu país para se estabelecer em Canaã. Aqui viveram o seu filho Isaac e o neto Jacob, até ao momento em que a fome obrigou Jacob a mudar-se para o Egito com os seus doze filhos.

Graça Aranha, o autor de Canaã

O nome “Canaã” tem origem histórica e corresponde ao atual Estado de Israel, no Oriente Médio. Segundo a Bíblia Sagrada, Canaã era neto de Noé, que repovoou a região após o “dilúvio”. Tempos depois, a terra foi prometida por Deus a Abraão e sua descendência.

Terra de Israel

A Terra de Israel (Eretz Yisrael) é o berço do povo judeu.

Conforme instruído pelo Senhor, Moisés enviou 12 espias para explorar a terra de Canaã e relatar o que encontraram. Depois que dez dos espias “infamaram” a terra (Números 13:32), os israelitas temeram que o povo fosse forte demais para ser conquistado e não tiveram fé suficiente para entrar na terra prometida.

40 anos

Dá para ir e voltar de carro no mesmo dia. Moisés demorou 40 anos para atravessar o deserto do Sinai com os israelitas, que fugiam da escravidão no Egito. Ele morreu pouco antes de entrar no seu destino, a Terra Prometida.

Cam é o pai de Canaã e Noé não amaldiçoa Cam, mas o seu neto Canaã, porque será um filho gerado num incesto: o texto diz que Cam viu a nudez do pai, o que significa que dormiu com a esposa do pai, ou seja, com a sua própria mãe.

Quando os hebreus chegaram a Canaã, encontraram a terra povoada pelos cananeus (povos originários da região) e filisteus. A narrativa bíblica conta que a região teria sido conquistada em uma campanha militar feita sob a liderança de Josué.

O Baal era filho de Dagon, o deus das Sementeiras e renascia por vezes na primavera depois de morrer no outono, representando o ciclo da fertilidade sendo-lhe oferecidos por isso os primeiros frutos. Como estava associado à fecundidade era acompanhado normalmente pela deusa da sensualidade Astarte ou Astaroth (vd.