Qual era a religião da Joana d'Arc?

Perguntado por: amoreiras . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.7 / 5 15 votos

católica

Joana d'Arc integra essa lista. "Ela lutou por Deus, era uma mulher extremamente católica. Lutou por Deus e pela França, então tem muito disso, de se tornar um ícone histórico", comenta.

Em 30 de maio de 1431, Joana d'Arc foi queimada viva em Rouen, após um julgamento manipulado pelos ingleses que queriam a todo custo acusá-la de heresia e feitiçaria. O alvo era o rei Carlos VII, da França, com quem estavam em guerra e que pretendiam desacreditar e abalar a moral das tropas francesas.

Impulsionada pelas supostas vozes, Joana d'Arc acreditava que tinha duas missões. Uma era salvar sua terra, a França, e a outra era libertar a cidade de Orleans e fazer com que o Carlos VII fosse coroado rei.

As pessoas que contrariavam os dogmas do catolicismo eram chamadas de hereges e dividiam-se em outros grupos dentro da doutrina de heresia. Dentro desta própria doutrina existia um grupo secreto que acreditava que o Papa era um herege. A este grupo deu-se o nome de cátaros.

30/05/2023. A história de Santa Joana d'Arc, padroeira da França, é marcada por martírio, fé e coragem.

Oiá/Iansã é a primeira orixá de temperamento mais agressivo, sendo que a segunda é Obá e a terceira é Oxum. O nome Iansã trata-se de um título que Oiá recebeu de Xangô, que faz referência ao entardecer. Iansã quer dizer A mãe do céu rosado ou A mãe do entardecer.

Em suma, Obá é conhecida como um orixá muito poderoso e que, mesmo sendo feminina, tinha força suficiente para vencer vários orixás masculinos durante uma luta.

Jovem camponesa que foi à frente de um pequeno exército para salvar a sua pátria; foi morta queimada viva e balbuciando os nomes de Jesus e Maria. Joana d'Arc, filha de camponeses, nasceu num vilarejo na França no ano de 1412.

“O campo foi semeado com lírios, e ali estava nosso Senhor segurando o mundo, com dois anjos, um de cada lado. Era branco, e nele estavam escritos os nomes de Jesus, Maria, e era orlada de seda”.

Exceto em assuntos de guerra, ela era simples e inocente.
Mas quando montava e liderava um exército para a batalha e quando discursava para os soldados, ela se comportava como o mais experiente capitão do mundo, como alguém que possuía a experiência de uma vida inteira.

No dia 30 de maio de 1431, a jovem francesa Joana D'Arc, nascida na comuna de Domrémy-la-Pucelle, foi queimada em praça pública ao ser acusada de heresia e feitiçaria por um tribunal eclesiástico inglês e francês. Na época, ela tinha somente 19 anos.

Joana D'Arc foi queimada numa fogueira em praça pública a 30 de maio de 1431 na cidade francesa de Rouen. A jovem filha de camponeses liderou a luta contra a ocupação inglesa em 1429, na Guerra dos Cem Anos. Napoleão Bonaparte certa vez disse: "Um francês pode fazer milagres ao ver a independência do país ameaçada".

maio de 1431

Há 590 anos, em 30 de maio de 1431, Joana D'Arc foi queimada numa fogueira.

la pucelle d'Orléans

* A comuna em que nasceu Joana D'Arc inicialmente era chamada Domrémy, o nome foi alterado para Domrémy-la-Pucelle em função do apelido de Joana, la pucelle d'Orléans (a donzela de Orléans).

Herege é a palavra usada para designar quem contradiz dogmas religiosos. O termo é mais comum para designar quem questiona a crença cristã, sendo muito associado à Idade Média na Europa, quando havia forte perseguição a todos que não eram cristãos.

Papa Gregório IX

A inquisição na Idade Média foi criada como um tribunal para julgar os crimes de heresia, recorrentes no século XIII. A instituição denominada de Inqusitio haereticae pravitatis, mais conhecida como Inquisição, foi criada pelo Papa Gregório IX, em 1233, por meio da bula Licet ad capiendos.