Qual era a profissão de Zaqueu da Bíblia?

Perguntado por: apereira . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.6 / 5 12 votos

Segundo Lucas 19,1-10, um homem chamado Zaqueu, funcionário do império, como chefe dos cobradores de impostos, havia se tornado muito rico. Quando soube que Jesus estava passando pela cidade, tentou vê-lo, mas, infelizmente, era tão baixo que a multidão não o impedia de ver o Mestre passando.

Cidade de Jericó: a mais antiga do mundo!
A cidade mais antiga do mundo revela-se um destino surpreendente, onde é possível “mergulhar” nas histórias bíblicas e ver de pertinho lugares por onde diversos personagens já passaram, como Josué, Zaqueu e até Jesus.

Os publicanos, ou publicani, que em grego tinham o nome de telonai, eram pessoas contratadas pelo Estado Romano para recolherem os impostos, sendo os contratos celebrados de cinco em cinco anos.

Zaqueu é chamado de “chefe dos publicanos”, do grego architelones, o que provavelmente significa que ele era um subcontratante responsável pela cobrança dos impostos e taxas de Jericó, e que coordenava outros coletores abaixo dele, talvez como um tipo de supervisor.

A figueira brava (Ficus carica) é uma árvore imponente e de grande beleza, encontrada em várias regiões do mundo. Também conhecida como figueira-do-diabo, essa espécie desperta curiosidade e admiração devido à sua aparência e características únicas.

A decisão causará um rebuliço na fazenda dos Leôncio, e o mordomo sofrerá homofobia, sobretudo de Alcides (Juliano Cazarré), por quem vai se apaixonar. Nos próximos capítulos do folhetim de Bruno Luperi, a matriarca dos Novaes se sentirá cada vez mais deprimida e sozinha após a morte de Madeleine (Karine Teles).

Odiado pelos judeus e considerado um traidor, já que ele também era um judeu, que se tornou um cobrador de impostos e com isso, passou a trabalhar para os romanos. Para quem não sabe, os romanos arrecadavam de todas as nações sob o seu controle, grandes quantias de impostos para sustentar o seu império.

A história de Zaqueu nos ensina sobre a importância do arrependimento e como ele é necessário para nossa transformação pessoal. Podemos aprender com ele que, através do arrependimento, podemos nos aproximar de Deus e encontrar a paz e a alegria em nossas vidas.

Tibério (42 a. C. – 37) foi o segundo imperador romano, governou entre 14 e 37 da Era Cristã.

Os primeiros habitantes de Jericó, que levantaram as primeiras construções e plantaram os primeiros cultivos, foram os cananeus há mais de 10 mil anos. Os sítios arqueológicos de Jericó revelaram que a cidade foi habitada por vários povos ao longo da sua história: romanos, bizantinos, muçulmanos e otomanos.

1. [ História ] Cobrador dos rendimentos públicos entre os romanos. 2. [Depreciativo] Homem de negócios.

O fariseu se vangloria de tudo que realiza. O publicano, ao contrário, traduz sua vida numa oração humilde e confiante, dirigida a Deus. S. João Crisóstomo destaca que o jejum, a esmola e a prece não são suficientes para obter a salvação, "pois o que torna justos os pecadores é o fato de serem humildes".

Mateus

Antes de ser chamado para seguir Jesus, Mateus era um coletor de impostos do povo hebreu, durante a dominação romana. Por ordem de Herodes Antipa, ele estava alocado em Cafarnaum, uma cidade marítima no mar da Galileia, na Palestina.

Jesus disse que as pessoas deveriam ser como o publicano. Elas não devem pensar que são melhores que os outros. Devem arrepender-se de seus pecados e pedir a Deus que as perdoe.

Cobradores de Impostos empregados pelas autoridades romanas. Tinham a má fama de exigir impostos excedentes em relação à taxa oficial, enchendo os bolsos com a diferença. Eram desprezados pelos judeus por colaborarem com o governo romano, que dominava o país.

Arvore que possui tronco forte, de grande circunferência. É provavelmente a árvore citada na Bíblia, no livro de Lucas, quando Zaqueu teria subido numa árvore desta espécie para ver a chegada de Jesus a Jericó.

Mateus, um dos apóstolos era publicano (Mateus 10:2-3). Zaqueu, o chefe dos publicanos, também se converteu. O povo ficou escandalizado porque Jesus comeu na casa de um “pecador”. Mas Zaqueu prometeu dar metade de seus bens aos pobres e devolver quatro vezes mais a qualquer pessoa que tivesse extorquido.