Qual era a profissão de Marcos da Bíblia?

Perguntado por: irocha . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.8 / 5 6 votos

São Marcos Evangelista, foi um discípulo de São Pedro. Foi o autor do Evangelho Segundo São Marcos e o fundador da Igreja de Alexandria.

Marcos era sobrinho de Barnabé. Como Barnabé era do grupo dos levitas que serviam o templo, admite-se que Marcos seria também pertencente a uma família sacerdotal e dedicava-se ao serviço do Templo.

Antes de ser chamado para seguir Jesus, Mateus era um coletor de impostos do povo hebreu, durante a dominação romana. Por ordem de Herodes Antipa, ele estava alocado em Cafarnaum, uma cidade marítima no mar da Galileia, na Palestina.

O livro de Marcos relata o ministério, a morte e a Ressurreição de Jesus Cristo em um relato rápido que muitas vezes centraliza-se nos feitos poderosos do Salvador. O primeiro deles é a Expiação, que Marcos enfatiza como a missão central de Jesus como o Messias há muito prometido.

São Lucas

De acordo com a tradição, Lucas tinha talento para a pintura e exercia a profissão de médico. São Lucas foi introduzido na fé por volta de 40 anos. As primeiras referências a São Lucas constam das epístolas de São Paulo, nas quais ele é chamado de “colaborador” e de “o médico amado” (Cl 4,14).

Marcos foi considerado o “estenógrafo” de Pedro e seu Evangelho foi escrito entre os anos 50 e 60. Segundo a tradição, ele transcreveu a pregação e as catequeses de Pedro, dirigidas, sobretudo, aos primeiros cristãos de Roma; porém, ele as escreveu sem elaborá-las ou adaptá-las a um esquema pessoal.

São Marcos: Padroeiro de Veneza
Após os martírios de São Pedro e São Paulo, Marcos dirigiu-se para Alexandria, sendo reconhecido como evangelizador e primeiro Bispo desta parcela da Igreja. Marcos morreu entre os anos 68 e 72, acredita-se que foi martirizado em Alexandria, no Egito.

Maria de Betânia é o testemunho de que, desde a comunidade cristã da primeira hora, a função das mulheres na Igreja não foi somente a de familiares e assistentes dos homens.

Marcos inicia o Evangelho dizendo quem é Jesus (1,1): Ele é o Cristo[1], Filho de Deus[2]. Esta frase nos coloca diante da pessoa de Jesus. Nos permite conhecer o que há de mais profundo em sua personalidade.

Evangelho segundo Marcos
Conhecido como “Evangelho Querigmático” – pois relata com profundidade o primeiro anúncio (querigma) – o texto de São Marcos fala de Jesus principalmente como o Filho do Homem, o servo enviado por Deus, que viveu e se sacrificou. Também aborda o temor diante da santidade divina.

Apesar de Marcos não estar entre os discípulos originais de Jesus Cristo, ele foi convertido posteriormente e tornou-se assistente do Apóstolo Pedro, e pode ter escrito seu evangelho com base no que aprendeu com ele (ver Guia para Estudo das Escrituras, “Marcos”).

Autor

Todos os apóstolos, por exemplo, eram casados, e nos textos sagrados nunca se fala de suas mulheres e filhos. Só uma vez se nomeia de passagem a sogra de Pedro, a quem Jesus curou de uma doença. Mais nada.

Paulo passou os primeiros anos de vida em meio da comunidade judaica e frequentou a escola da sinagoga. Um antigo costume judeu era ensinar às crianças algum trabalho útil. Paulo tornou-se tecelão.

R: O nome Marcos é um nome muito antigo e foi usado na Bíblia para se referir ao apóstolo Marcos. Desde então, tornou-se um dos nomes mais comuns entre os cristãos. Além disso, Marcos é um nome de origem latina, que significa “guerreiro” ou “guerreiro de Marte”, o deus romano da guerra.

Contexto literário
Insere-se mais precisamente no evento do batismo de Jesus, que proclama a sua vocação messiânica. Jesus é o Esperado das nações, o Messias servo e solidário com a humanidade pecadora. Logo no início de seu Evangelho, Marcos apresenta a Jesus como o Filho de Deus.

Marcos nos apresenta Jesus como o "Servo Sofredor", como o servo em ação, aquele que veio não para ser servido, mas para servir a toda a humanidade, resgatando-nos do pecado. O evangelho de Jesus Cristo, Filho de Deus, mostra-nos a sua humilhação até a morte e morte de cruz para nos conduzir novamente a Deus.

Segundo a antiga tradição, a São Simão foi morto serrado ao meio, e São Judas Tadeu tendo a cabeça cortada com um machado, por isso São Simão é pintado com uma serra e São Judas Tadeu com um machado na mão.

Judas Tadeu

Na trama bíblica da Record TV, Judas Tadeu era cego de nascença e foi curado por Jesus no tanque de Silóe, como é relatado em João 9.

João, o Evangelista

Identidade do Discípulo Amado
Desde que o Discípulo Amado não aparece em nenhuma outra parte dos evangelhos do Novo Testamento, viu-se tradicionalmente como uma auto-referência a João, o Evangelista, e esta permanece como sua identificação principal.