Qual era a mensagem de Oseias?

Perguntado por: agomes . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.6 / 5 9 votos

Uma das mensagens centrais do livro de Oseias é a de que Jeová ama Seu povo mesmo quando são infiéis a Ele e que misericordiosamente lhes oferecerá a reconciliação.

O Senhor ordenou a Oseias que se casasse, e Oseias escolheu uma mulher chamada Gomer. O Senhor usou esse casamento como símbolo para ensinar aos israelitas a respeito de Seu relacionamento de convênio com eles. Os israelitas foram infiéis ao Senhor porque decidiram adorar deuses falsos.

A mensagem do profeta Oseias
Deus usou a vida familiar de Oseias para ilustrar seu relacionamento com Israel. Nessa analogia Deus é um marido bom e justo, que tem ciúme de sua esposa, Israel. Apesar da bondade e compaixão de Deus, Israel se mostra ser uma esposa infiel que se rebela contra seu marido.

Em Oséias 6, O Senhor Deus convida seu povo a voltar-se para Ele. O profeta mostra que essa volta para Deus é o princípio da restauração. Oséias esforça a nação a conhecer e a esforçasse para conhecer ao Senhor. A promessa é de que se eles fizerem isso, Ele se voltará para eles.

Como Ele fez com a vida de Jeremias e Ezequiel, o Senhor usou a vida do profeta Oséias para ensinar simbolicamente uma vigorosa lição. Oséias 1–3 contém uma história cujo significado será melhor compreendido se você lembrar que o Senhor comparou Seu relacionamento de convênio com Israel a um relacionamento matrimonial.

O nome "Oseias" tem raízes hebraicas e é derivado do nome "Hoshea", que significa "salvação" ou "o Senhor é salvação". Na Bíblia, Oséias é um dos profetas do Antigo Testamento, conhecido por seu papel na história da salvação e sua mensagem de redenção.

Em Oséias 2, a infidelidade de Gomer é evidenciada em Israel, o povo de Deus. O comportamento traidor e lascivo da nação feriu o coração do Amado.

Profeta

Em uma religião, profeta é um indivíduo que alega ter sido contactado pelo sobrenatural ou divino e que fala por eles, servindo como um intermediário com a humanidade, passando, este novo conhecimento descoberto, da entidade sobrenatural para as outras pessoas.

Oseias foi o 19.º e último rei de Israel. Filho de Elá (II Reis 17:1). Chegou ao trono após assassinar o rei Peca (ou Faceia). 759 a.C.

6 O meu povo foi destruído, porque lhe faltou o aconhecimento; porque tu brejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei, para que não sejas sacerdote diante de mim; e visto que te esqueceste da clei do teu Deus, também eu me esquecerei de teus filhos.

Após vencerem a guerra contra os amalequitas, Moisés parabeniza Oseias por sua fé e muda o nome do sobrinho para Josué, que significa: "Deus é a salvação".

Oseias não obedece a ordem de Apuki, é jogado no chão e chicoteado, para satisfação de Ramsés. Ramsés decide condenar Oseias à morte.

Jonas

O Senhor disse a ele que avisasse ao povo de Nínive que a cidade seria destruída se eles não se arrependessem. Mas o povo de Nínive era inimigo dos israelitas. Jonas não queria pregar a eles. Então, embarcou em um navio para ficar longe de Nínive.

Em Oséias 8, a Palavra de Deus nos mostra que Israel rejeitou o que é bom. Isto é, Israel não queria mais ter relacionamento com o Seu Redentor. Essa distância trouxe muitos danos a Israel.

Em Oséias 10, o Senhor Deus fala sobre Israel como videira viçosa, cheia de vida e frutos. O povo de Deus começou a construir altares de impiedade, cheios de idolatria e prostituição espiritual. Para termos uma vida plena precisamos buscar ao Senhor.

Significa que será um dia em que precisamos prestar mais atenção as coisas espirituais e no nosso relacionamento com Deus. Somente Deus é a autoridade final que decide se um mandamento faz sentido em um caso particular ou não. Podemos estar parado exteriormente, porém interiormente não estamos santificando ao Senhor.