Qual era a mensagem de Elias?

Perguntado por: efreitas . Última atualização: 14 de janeiro de 2023
4.2 / 5 17 votos

No plano de redenção do Senhor, um dos propósitos da Terra é ser a morada celestial final para aqueles que fizeram e cumpriram seus convênios com o Pai Celestial. Será um lugar onde as famílias poderão viver unidas para sempre.

Elias sentiu-se profundamente deprimido, mesmo depois de uma vitória sobre os profetas de Baal. Por causa do desgaste emocional durante a batalha, ele se deprimiu diante de uma simples ameaça de Jezabel. Ele se sentiu tão angustiado que chegou a pedir a morte para si mesmo, ou seja, chegou ao fundo do poço.

Todo sustento vem de Deus.
Nos momentos mais difíceis, quando não sabemos onde vamos encontrar sustento, podemos confiar em Deus. Ele não abandona quem O ama. Quando nos dedicamos à vontade de Deus, Ele nos dá aquilo que precisamos, mesmo quando a situação parece impossível.

Quando olhamos para a história de Elias, observamos que ele foi um grande profeta, muito usado por Deus, porém, por alguns descuidos, passou por momentos difíceis de desânimo e falta de desejo de viver, o que fez com que ficasse totalmente apático diante do que Deus queria realizar através de sua vida!

Por que Elias teve que orar sete vezes? Ellen White mencionou que Elias teria se ajoelhado sete vezes para orar, e cada vez que se ajoelhava ele revia toda sua vida para ver se havia falhado em dar glória a deus ou em trazer-Lhe gloria- algo assim. Então, na sétima vez em que se levantou havia uma pequena nuvem no céu.

Elias não orava com rituais, ou sendo religioso. Ele orava com fervor, clamando a Deus! Ele orava com honestidade, com intimidade e principalmente com Fé que Deus ia fazer a obra. São princípios como esse que mudam totalmente a nossa vida de oração.

Abraão. O grande patriarca do povo de Israel era um homem de oração. Sua comunhão com o Senhor era tão intensa que ele é chamado de “amigo de Deus” (Tiago 2:23). Inclusive, o próprio Deus fala de Abraão como uma pessoa que intercedia pelos outros (Gênesis 20:7).

A Bíblia não diz exatamente que Elias teve depressão, mas mostra que num determinado momento de sua vida ele foi atingido por uma profunda aflição. O profeta ficou tão deprimido que chegou desejar a morte (1 Reis 19:4).

Não sou melhor que meus pais” (19,4), é assim que Elias justifica o pedido de morte, e esta fala oferece indícios de expectativas frustradas, sugere que Elias se considerava acima da média, mas as circunstâncias em que se encontra agora mostram que não fora melhor que seus antecessores.

Elias mostrou, assim, que estava do lado da verdade científica, da Verdade, derrotando os falsos profetas, porque a palavra de Elias era adequada às coisas, sendo dotada de adaequatio intellectus et rei, de identificação entre o intelecto e a coisa, a ideia e a existência, o pensamento e a realidade.

Ele possuía as chaves do poder selador do sacerdócio pelas quais as ordenanças de salvação se tornam válidas na Terra e no céu. Elias desempenhou um papel determinante na restauração das chaves do sacerdócio nos tempos do Novo Testamento e em nossa dispensação dos últimos dias.

Ele dividiu as águas do Jordão, sarou as águas de Jericó, multiplicou o azeite da viúva, levantou um menino de entre os mortos, curou pessoas que haviam sido envenenadas, alimentou os famintos, curou Naamã da lepra, fez um machado flutuar, e orientou reis em tempos de guerra.

Elias tinha muitos seguidores, mas poucos discípulos. Elias era solitário. A unção normal deixaria ele como os outros, a dobrada faria dele o principal líder. Eliseu rasgou seu manto antigo e substituiu pelo de Elias.

Monte Horebe

O Monte Horebe foi o local onde o Deus da aliança de Moisés se fizera conhecido. Isto indica que a volta de um profeta leal a Deus àquele lugar era muito significativa. No Monte Horebe Deus deu nova visão e novas instruções ao profeta Elias.

Continuar lendo Como Elias achou Eliseu?