Qual era a luta de Tiradentes?

Perguntado por: avidal . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 7 votos

Tiradentes foi enforcado por lutar pela Independência do Brasil - UOL Educação.

Entre tantas carreiras, o que tornou Tiradentes um herói nacional foi o fato de ter sido um dos líderes da Inconfidência Mineira, movimento contra os impostos exacerbados no Brasil que durou de 1789 a 1792.

Porque, entre aqueles que se rebelaram contra o domínio português, em 1779, Tiradentes era o de classe mais baixa (mas não era pobre. Ele tinha 43 jazidas de ouro). Além disso, foi o único que havia feito propaganda aberta do movimento.

A Inconfidência Mineira ou Conjuração Mineira foi um movimento de caráter separatista que ocorreu na então capitania de Minas Gerais em 1789. O objetivo era proclamar uma República independente, criar uma universidade e abolir dívidas junto à Fazenda Real.

Tiradentes foi o único que teve sua pena de morte mantida e, por isso, foi enforcado no dia 21 de abril de 1792. Tiradentes também teve seu corpo esquartejado e as partes espalhadas pela estrada que ligava o Rio de Janeiro a Vila Rica.

Joaquim José da Silva Xavier, também conhecido pelo apelido de “Tiradentes”, consagrou-se por sua participação ativa na Inconfidência Mineira. Tragicamente, ele foi o único dos envolvidos no movimento a receber a pena de morte, uma vez que os outros envolvidos foram perdoados pela Coroa Portuguesa.

Reis, Joaquim Silvério dos

Reis, Joaquim Silvério dos (1755 ou 1756 - [1819])
Joaquim Silvério dos Reis passou para a história como o grande traidor da inconfidência mineira e, por conseguinte, da nação.

É que Joaquim Silvério dos Reis, em troca do perdão de dívidas com a Coroa, entregou os seus ex-aliados da Inconfidência Mineira. Assim, em 21 de abril de 1792, Tiradentes foi condenado à forca, após assumir sozinho a culpa por toda a conspiração.

Joaquim José Xavier foi enforcado no Rio de Janeiro, em 1792. Os planos da revolta não tinham em seus objetivos a abolição da escravidão, a maioria dos membros eram escravocratas e Tiradentes possuía 6 escravizados.

Defendia a construção de universidades, que não poderiam existir no Brasil também por ordem de Portugal; Libertação dos trabalhadores escravos que habitavam na Capitania de Minas Gerais. Mas, não havia consenso entre os inconfidentes acerca da abolição da escravidão.

Tiradentes” era o apelido atribuído a Joaquim José da Silva Xavier, que ficou famoso por ser um dos líderes da Inconfidência Mineira e por ter sido o único, entre os inconfidentes, a receber a pena capital, isto é, a pena de morte, pela forca.

A Inconfidência Mineira foi a revolta, de caráter republicano e separatista, organizada pela elite socioeconômica da capitania de Minas Gerais contra o domínio colonial português. Também conhecida como Conjuração Mineira, demonstrou a insatisfação local com a política fiscal praticada por Portugal.

Seus participantes desejavam romper os laços com Portugal e instalar uma república. No entanto, o movimento falhou porque foi delatado por um de seus participantes. Tiradentes, um dos integrantes do movimento, foi preso, condenado à morte na forca em praça pública.

21 de abril de 1792

Essa imagem foi imposta por decreto pelos militares, para que ele ficasse parecido com Jesus. Joaquim José da Silva Xavier era militar e, como se sabe, cabelos compridos nunca foram tolerados nas Forças Armadas. Mesmo depois de capturado e condenado à forca, teve seus cabelos e barbas raspados por questões de higiene.

Os réus foram sentenciados pelo crime de "lesa-majestade", definida, pelas ordenações Afonsinas e as Ordenações Filipinas, como traição contra o rei. Crime este comparado à hanseníase pelas Ordenações Filipinas: Sentença proferida contra os Réus do Levante e conjuração de Minas geraes.

Em 21 de abril de 1792, Joaquim José da Silva Xavier, apelidado de Tiradentes, 46 anos de idade, foi executado na forca por crime de “lesa-majestade”, isto é, de traição contra a rainha D. Maria I.

PRAÇA TIRADENTES – OURO PRETO
Localizada no coração de Ouro Preto, a praça recebeu o atual nome em homenagem ao inconfidente Tiradentes. Ele foi traído por Joaquim Silvério dos Réis, foi preso no Rio de Janeiro. Após passar quase dois anos na prisão, foi enforcado e teve o corpo esquartejado.

Últimas palavras
“Pois seja feita a vontade de Deus. Mil vidas eu tivesse, mil vidas eu daria pela libertação da minha pátria”, teria dito Tiradentes ao ouvir sua sentença de morte. Alguns relatos ainda dizem que depois que subiu os degraus para a execução, ele teria dito ao homem que o mataria a frase: “seja rápido”.

Tiradentes marcou época lutando pela independência nacional e abolição da escravatura, guiando-se pelo lema Liberdade, Igualdade e Fraternidade. Ao lado de outros inconfidentes, conspirou com o intuito de libertar o Brasil de Portugal e proclamar a República.