Qual era a intenção do expressionismo?

Perguntado por: npereira . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 3 votos

O Expressionismo foi um movimento artístico da vanguarda europeia que surgiu no início do século XX, na Alemanha. Os artistas dessa época buscavam retratar a realidade humana de maneira subjetiva.

O Expressionismo é a arte do instinto, trata-se de uma pintura dramática, subjetiva, “expressando” sentimentos humanos. Utilizando cores irreais, dá forma plástica ao amor, ao ciúme, ao medo, à solidão, à miséria humana, à prostituição.

O fato de o expressionismo ser uma forma de arte subjetiva permitiu que os autores das obras pudessem retratar suas respectivas visões sobre a vida. Essa forma de expressão muitas vezes abordava questões mais dramáticas dos sentimentos humanos, como medo, solidão, ciúme, miséria, prostituição, etc.

Exaltam as forças da natureza e os animais na sua brutalidade espontânea. Essa a grande reviravolta expressionista: tomar partido da subjetividade contra as interpretações objetivas da realidade.

Na América Latina, o movimento manifestou-se como uma via de protesto político. Oexpressionismo também foi marcante na literatura, cinema e teatro. No Brasil, o movimento encontrou sua máxima representação através da pintura, especialmente por meio de artistas como Anita Malfatti, Lasar Segall e Osvaldo Goeldi.

Deformação da figura, contornos deformados. Uso de pinceladas marcantes, como se o gesto fosse determinante da imagem. Grossas camadas de tinta. Temas sombrios como forma de deixar clara a relação entre imagem e percepção subjetiva.

O expressionismo alemão no cinema segue a tradição da pintura. Com uma visão mais intimista, o objetivo é retratar os sentimentos humanos, suas angústias e seus medos.

1. Tendência artística e literária do século XX que se interessa pela intensidade da expressão. 2. Carácter de intensidade e de singularidade expressivas.

O expressionismo no Brasil foi marcado por obras emblemáticas de figuras importantes do cenário nacional. Nesse contexto, as peças criadas por esses artistas apresentavam características primordiais da corrente, como a pessoalidade e o subjetivismo voltado à crítica social e política da época.

Surgiu no final do século XIX e início do século XX, porém teve seu início de fato em 1910. A época de surgimento do expressionismo foi marcada pelo desamparo e o medo da sociedade que passara, recentemente, pelo processo de unificação da Alemanha, mas que ainda era por este motivo atrasada industrialmente.

Resposta. O Expressionismo é uma vanguarda artística europeia do século XX. Suas principais características são: uma visão trágica do ser humano; exagero e distorção dos temas, pessimismo; a arte visava refletir as angustias; deformidade do mundo real; Edvard Munch é considerado o precursor do Expressionismo.

Franz Marc também era alemão e um dos importantes artistas do início da vanguarda expressionista. Fundou o grupo Der Blaue Reiter (O cavaleiro Azul) com Wassily Kandinsky, outro coletivo que explorava os temas e estilo da vanguarda.

O Expressionismo surge como uma reação ao Impressionismo, pois no primeiro, a preocupação está em expressar as emoções humanas, transparecendo em linhas e cores vibrantes os sentimentos e angústias do homem moderno. Enquanto que no Impressionismo, o enfoque resumia-se na busca pela sensação de luz e sombra.

O objetivo do Impressionismo era captar o instante, a luminosidade de um determinado momento, em determinadas condições. Acreditavam captar uma particular e fugaz impressão da cor e luz, em vez de fazerem a sua síntese dentro de um estúdio.

A França, no fim do século XIX, nos brindou com o Impressionismo – um movimento estético, especialmente nas artes plásticas, que rejeitava as convenções acadêmicas consolidadas e buscava captar impressões e percepções de cor, luz e sombra que a natureza oferecia nas diversas horas do dia.

Nas obras de arte impressionistas, o olhar do artista passa a ter um significado mais profundo e intenso. Eles buscavam não apenas imitar o que viam, mas tentavam expressar todas as sensações daquela visão por meio do contraste de cor luz, além dos relevos da tinta deixados propositalmente.

A arte expressionista teve seu desenvolvimento principal na Alemanha, não se restringindo apenas às artes plásticas, mas abrangendo o cinema também.

Impressionismo e expressionismo
A principal diferença entre o impressionismo e o expressionismo, é que os artistas impressionistas colocavam em suas obras, suas opiniões e percepções quanto ao que observavam, enquanto os expressionistas pintavam sobre seus sentimentos quanto ao que viam.