Qual era a importância da primogenitura?

Perguntado por: esubtil . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.5 / 5 2 votos

Na Bíblia Cristã, o filho primogênito também carrega uma imagem de grande importância, devido ao fato de ser o primeiro representante de uma linha de descendências. Os filhos mais velhos recebiam o dom da primogenitura, ou seja, quando os chefes de família morriam eram os primogênitos a assumir esta posição e comandar.

Na cultura daquela época, o filho primogênito recebia a “primogenitura”, que incluía o direito de presidir a família e uma porção dobrada dos bens e terra de seu pai quando este morresse. O filho primogênito então poderia tomar conta do restante da família, inclusive a viúva do pai.

Como resultado, o filho primogênito tornava-se o herdeiro principal da família. Ele, geralmente, herdava mais posses do que os outros irmãos. Além disso, também recebia uma série de privilégios, dentre os quais, a posição de chefe social e espiritual da família.

No caso do filho primogênito ser o primogênito da mãe, mas não do pai, este precisava ser remido com um mês de idade pelo pai. O pai remia esse filho com um valor equivalente a cinco ciclos. Esse valor devia ser entregue ao sacerdote em dinheiro ou em objetos.

Esaú acabou trocando a sua primogenitura, pelo prato de lentilhas, pois estava faminto, e não quis esperar. Ele não deu valor a promessa que Deus tinha derramado sobre a vida dele, ele foi imediatista e só focou no aqui e agora sem pensar no amanhã.

Jacó disse que ele trocaria o guisado pela primogenitura de Esaú — que era a herança, a responsabilidade e a autoridade especiais a que Esaú tinha direito por ser o primeiro filho de Isaque. Esaú basicamente respondeu: “Tudo bem.

Homens e mulheres nos tempos bíblicos do Antigo Testamento queriam ter descendência, pois esta aumentava seu status social, além de garantir o futuro daquela família, clã e patriarca.

Esaú trocou sua primogenitura por um prato de lentilhas, porque estava com fome e não soube esperar um pouco mais pela provisão do Senhor. Esaú desprezou a sua herança.

Esaú abriu mão da primogenitura por uma refeição, que iria satisfazer seu desejo imediato. Ele pensou no presente e não no futuro. Seu direito como primogênito o tornaria herdeiro principal da família.

Primogênito significa que nasceu primeiro; o primeiro filho; o mais velho em relação aos seus irmãos: sou o primogênito dos meus pais. Unigênito significa filho único, o único que foi gerado; esta palavra é muito usada no âmbito religioso para se referir a Jesus, filho unigênito de Deus.

Esaú perdeu o direito de primogenitura para satisfazer a um prazer da carne. Ele vendeu seus privilégios a Jacó por um simples prato de lentilhas (Gn 25.27-34). Visto que o direito da primogenitura havia sido prometido a Jacó (v. 23), alguns duvidam que Esaú realmente o possuíra.

No “Antigo Testamento”, Jacó compra do irmão gêmeo Esaú o direito de primogenitura, ou seja, de ser considerado o mais velho. Trocou-o por um prato de lentilhas (Gênesis 27:19-30).

Seu arbítrio foi testado. Por meio dessa luta, Jacó revelou o que era mais importante para ele. Ele mostrou que estava disposto a permitir que Deus prevalecesse em sua vida. Em resposta, Deus mudou o nome de Jacó para Israel, que significa 'permita que Deus prevaleça'.

Devido à primogenitura, José tinha o direito a uma porção dobrada de herança de seu pai Jacó. Efraim foi designado a presidir, ou liderar, a família de Israel. Efraim e Manassés receberam cada um uma parte da porção dobrada da herança e tornaram-se duas das “tribos de Israel”. Você tem comentários?

Lentilha é algo muito barato e Samá, um dos valentes do rei Davi, se colocou no meio do terreno e o defendeu.

Saiba mais sobre nós. Jacó vê anjos — Ele pede a Deus que o proteja de Esaú, para quem prepara presentes — Ele luta a noite inteira com um mensageiro de Deus — O nome de Jacó é mudado para Israel — Ele vê Deus face a face.

O prato de lentilhas é aquela tentação que vem para nos tirar da direção certa. É aquele desejo da carne que grita tão alto, que nos torna surdos à sensatez. É aquele impulso, um ímpeto que domina a razão, nos tirando as forças de perseverar na luta contra o mal.

Isaque preferia Esaú, porque gostava de comer de suas caças; Rebeca preferia Jacó.

Gênesis 25:31-34 ARC
E jurou-lhe e vendeu a sua primogenitura a Jacó. E Jacó deu pão a Esaú e o guisado das lentilhas; e ele comeu, e bebeu, e levantou-se, e foi-se. Assim, desprezou Esaú a sua primogenitura.

A Família é Essencial Para Plano de Deus
Isso não é coincidência. Deus organizou-nos em famílias para que pudéssemos crescer com alegria e segurança e para que pudéssemos aprender a amar as outras pessoas de maneira altruísta — a chave para a verdadeira alegria.