Qual era a idade da Serva de Naama?

Perguntado por: uqueiroz . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.2 / 5 9 votos

Qual era a idade da serva de Naamã? A Bíblia não fornece informações precisas sobre a idade da serva de Naamã, alguns estudiosos acreditam que ela não tinha mais do que 15 anos. Portanto, não há uma maneira de determinar com certeza quantos anos ela teria quando foi levada como escrava para servir a esposa de Naamã.

Mas Naamã tinha uma dolorosa doença de pele chamada lepra. A serva da esposa de Naamã era uma jovem israelita. A jovem tinha fé no Senhor. Ela disse que se Naamã visitasse o profeta Eliseu, poderia ser curado da doença.

Então Eliseu mandou um mensageiro. Nem ele foi, porque sabia da prepotência de Naamã. Ele sabia que a lepra de Naamã estava nessa área, a prepotência humana. E lá estava a sua instrução: vai e lava-te sete vezes no Jordão e a tua pele será restaurada e ficarás limpo.

Os leprosos não podiam aproximar-se das cidades e os lugares onde eles moravam; eram considerados impuros, como os cemitérios. Alguns afirmavam que, se cruzassem com um leproso, atirariam pedras nele e gritariam para ele: "Volta ao teu lugar e não contamines outras pessoas".

De acordo com a Bíblia, Naamã foi um importante e respeitado general sírio que foi contagiado por lepra, uma doença terrível que se alastrava na região. A lepra, uma doença de pele altamente infecciosa, naquela época levava a morte.

Com Naamã aprendemos que precisamos de Deus, que devemos nos submeter a Ele sem questionamentos, e que nossa vida deve ser de constante gratidão e quebrantamento diante do Pai, para que possamos ser curados física e espiritualmente, e usufruir das maravilhosas bênçãos que Ele nos reservou tanto nesta vida como na ...

Jordão significa aquele que desce ou também lugar onde se desce (bebedouro). O rio deságua no mar Morto. As suas margens, em especial no troço de montante que transporta água doce, são muito aproveitadas para agricultura.

Naamã era da Síria, cujo rei era Ben-Hadade. Era militar bem-sucedido no comando do exército da Síria. Corajoso, forte, valente e herói de guerra, cheio de medalhas e condecorações pelos seus feitos nas batalhas. Era homem de projeção e confiança do rei da Síria.

A hanseníase é uma doença crônica, causada pela bactéria Mycobacterium leprae, que pode afetar qualquer pessoa. Caracteriza-se por alteração, diminuição ou perda da sensibilidade térmica, dolorosa, tátil e força muscular, principalmente em mãos, braços, pés, pernas e olhos e pode gerar incapacidades permanentes.

Certamente nela era colocado tudo, todo tipo de esgoto, pois não existia consciência ecológica como existe hoje. Mas o volume de esgoto era muito pequeno e podemos dizer com certeza que não era o suficiente para tornar as águas desse rio contaminadas a tal pondo de terem "mal odor".

A humildade do leproso
Senhor, se quiseres, podes tornar-me limpo. Em um aparente contrassenso, nem mesmo pela sua cura ele pediu. A frase “se quiseres, podes tornar-me limpo”, constitui-se muito mais na expressão do desejo de ser perdoado, do que de ter uma enfermidade física curada.

Naamã foi um general sírio que foi curado de lepra quando mergulhou sete vezes no rio Jordão. No seu tempo a lepra não tinha cura, mas ele creu na palavra do profeta Eliseu e foi curado.

Para os hebreus a lepra, como era chamada, era considerada uma maldição, um castigo divino, citada inclusive pela bíblia. O estigma, a discriminação com a doença e com quem sofre a ação em seu corpo, foram construídos pela associação do termo lepra às deformidades causadas ao paciente.

Geazi se corrompe após enganar Naamã e contrai lepra.

5º. Mergulho da Obediência – Devemos aprender a ouvir Deus e obedecer, mesmo que nossa alma não queira; de início Naamã não queria, mas mergulhou. 6º. Mergulho do Submissão – Passamos a fazer a vontade de Deus, não importa mais o que eu acho, mas o que Deus quer de mim.

23 E disse Naamã: Sê servido de tomar dois talentos. E instou com ele, e amarrou dois talentos de prata em dois sacos, com duas mudas de roupas; e pô-los sobre dois dos seus moços, os quais os levaram diante dele.

quarenta anos

O povo hebreu, depois da caminhada de quarenta anos atravessando o deserto, chega finalmente à beira do rio Jordão. Do outro lado já era a Terra Prometida, pela qual tanto sonharam. Moisés não estava mais com eles. Morreu antes porque duvidou da força de Deus.

Possui profundidade média de 1 metro e máxima de 30 metros. Ele nasce no sul da Síria, no Monte Hermão, atravessa o lago Hulé e deságua no mar Morto.