Qual era a função do templo Partenon?

Perguntado por: egentil . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.4 / 5 3 votos

O edifício do Partenon, construído com mármore branco do Monte Pentélico, foi concebido para abrigar a imagem de ouro e marfim de Atena Parthenos, uma colossal estátua de doze metros de altura elaborada por Fidias.

O Partenon de Atenas ou Partenão é um templo dedicado à deusa grega Atena. Construído no século V a.C. na Acrópole de Atenas, na Grécia Antiga. O Partenon é o mais conhecido dos edifícios remanescentes da Grécia Antiga. Foi ornado com o melhor da arquitetura grega.

O templo foi construído em dedicação a deusa grega Atena, no século V a.C. e é denominado Parthenon por causa da monumental estátua de Atena Pártenos que foi esculpida em marfim e ouro por Fídias e seu epíteto Parthenon.

Construído na época de Péricles para comemorar a vitória sobre os persas, o Partenon dominava a cidade de Atenas desde a colina da Acrópole. Em seu interior, era venerada uma estátua colossal de Atena Partenos, de 12 metros de altura.

a Acrópole

Como templos de destaque temos a Acrópole e o Parthenon de Atenas, na capital grega. Para os gregos, os deuses habitavam os templos. Além dos templos gregos, praças e teatros foram erigidos.

Abrigava a assembleia dos cidadãos, dos representantes da elite política grega. Transformado em academia de intelectuais, tornou-se o local de formação dos grandes filósofos. Concebido como templo, contribuía para definir a identidade da cidade. Era utilizado como espaço de discussão e trocas comerciais.

O monumento foi atingido pela guerra Otomano-Veneziana, no final do século 17, quando recebeu um tiro de canhão que causou uma grande explosão e destruiu seu teto. Depois, ao longo do século 18, grande parte das peças restantes foram gradualmente destruídas ou saqueadas.

432 a.C. – a construção do Partenon, sob o governo de Péricles, a Era de Ouro de Atenas. 267 d.C. – piratas hérulos saquearam Atenas e incendiaram o Partenon destruindo o telhado e grande parte do santuário.

Na Grécia Antiga, a Acrópole era o ponto mais alto da cidade (geralmente uma montanha). A Acrópole possuía um papel muito importante na vida das pólis (cidades-Estado) gregas. A Acrópole servia como refúgio para os habitantes das cidades no momento de ataques militares dos inimigos.

Traduzido literalmente do grego, a Acrópole era a “cidade alta”, um lugar característico da maioria das cidades gregas que possuía a função defensiva, além de funcionar como sede dos principais lugares de culto.

Suas principais características são a simetria, monumentalidade e presença de colunas e pórticos.

Atualmente a construção guarda uma história de longevidade e resistência. O Partenon foi construído em mármore branco retirado do Monte Pentélico para abrigar a imagem de ouro e marfim de Atena com 12 metros de altura, que foi elaborada pelo famoso escultor da antiga Grécia, Fídias.

Divindade da civilização, matemática e artes
A deusa grega Atena, conhecida como Minerva pelos povos romanos, é a divindade da sabedoria, inteligência, do senso de justiça e das artes. Filha de Zeus, um dos principais deuses da mitologia grega, era a protetora dos heróis, arquitetos, tecelões, poetas e filósofos.

Com 2,9 milhões de visitantes em 2019, um aumento de 14,2% em relação ao ano anterior, a Acrópole é o monumento mais visitado da Grécia.

O Partenon foi construído para substituir o antigo templo destruído por uma invasão dos persas em 480 a.C. A iniciativa de sua construção foi de Péricles, estratego (líder político) ateniense do século V a.C., e a sua construção foi supervisionada por Fídias, encarregado também das esculturas decorativas.

De todos os templos da Antiguidade, o mais célebre foi o de Jerusalém, que viria a ser o coração espiritual do judaísmo. O templo de Jerusalém tem três fases na sua história: o templo de Salomão, o templo pós-exílico e o templo de Herodes.

Göbekli Tepe

Localizado no sudeste da Turquia, o Göbekli Tepe, de 11 mil anos, é considerado o templo mais antigo do mundo, superando em muito o Stonehenge, na Inglaterra, e as pirâmides egípcias.

A acrópole era o local onde ficavam as edificações públicas e administrativas mais importantes, além do Templo de Atenas, o Parthenon. A ágora ficava abaixo e consistia em um espaço simples, na forma de um quadrilátero, dedicado às reuniões públicas, lazer e ao comércio.