Qual era a função de Lapidote?

Perguntado por: rnunes . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.2 / 5 16 votos

Lapidote (nome hebraico que significa "tochas" ou "chamas") foi marido da juíza Débora (Juízes 4:4) e não possui mais relatos na bíblia falando sobre ele. Os rabinos o identificam com Baraque.

Naquela época, uma israelita chamada Débora atuava como juíza – o termo “juiz” designava líderes carismáticos que acumulavam funções religiosas, políticas e militares. Segundo a Bíblia, foi ela quem organizou a resistência e planejou o contra-ataque.

Na Bíblia sagrada encontramos histórias de homens e mulheres que se destacaram por seus atos e virtudes. Lapidote era um deles, e apesar de encontrarmos pouca informação na Bíblia a respeito do mesmo.

Lapidote (nome hebraico que significa "tochas" ou "chamas") foi marido da juíza Débora (Juízes 4:4) e não possui mais relatos na bíblia falando sobre ele. Os rabinos o identificam com Baraque.

Baraque foi um líder militar da tribo de Naftali que viveu no período dos juízes em Israel. Baraque foi conclamado por Débora para liderar as tribos do norte de Israel contra a opressão estrangeira. Seu nome significa “relâmpago”, do original baraq.

Juízes 4–5 relata como Israel foi libertado do cativeiro de seus inimigos sob a direção de uma mulher chamada Débora, que era juíza e também profetisa. Ela profetizou que uma mulher destruiria os líderes dos inimigos.

A Bíblia diz que Débora era uma juíza e não guerreira. Ela não precisaria derramar o sangue de ninguém, ela precisava inspirar confiança aos guerreiros de Israel. Liderar não é somente dar ordens é preciso ser exemplo. Débora mostrou com suas ações que acreditava na vitoria, e arriscou a sua própria vida.

Ela foi a primeira juíza de Israel, e, certamente, a pioneira em todo o mundo. Débora também era profetisa, poetisa e líder popular em um tempo da história em que a mulher vivia em situação de inferioridade em relação ao homem.

Deborah Albuquerque, vencedora da prova de fogo, escolheu o poder da chama vermelho e entregou o da chama amarelo para Bárbara, na sétima roça de "A Fazenda 2022" (RecordTV).

Débora foi uma líder de seu povo, sendo profetisa e juíza. Era casada com Lapidote. Por estar no livro de Juízes, no Antigo Testamento, é um destaque para Débora ter seu nome citado no texto bíblico, já que nem todas as mulheres descritas na Bíblia têm seus nomes mencionados.

O Desperta Débora significa pra mim uma caminhada dada por Deus, para levar as cargas uns dos outros através da intercessão. Gálatas 6; 2 "Levai as cargas uns dos outros e, assim, cumprirei a lei de Cristo." "Desperta Débora para mim, significa: Deixar de lado os meus conceitos, e viver os conceitos de Deus!"

Ela enfrentou o inimigo com ousadia e valentia. Como mulher estava-lhe proíbida a chefia militar, mas ela não cruzou os braços, ela actuou como lider militar, guiando o exército e conseguindo a vitória final através da sua colaboradora Jael. Barac comandou o exército mas sob a orientação de Débora.

Juízes 5. Débora e Baraque cantam um cântico de louvor porque Israel é libertado do cativeiro cananeu. 1 E acantaram Débora, e Baraque, filho de Abinoão, naquele mesmo dia, dizendo: 2 Porquanto os chefes se puseram à frente em Israel, porquanto o povo se ofereceu voluntariamente, louvai ao Senhor.

Baraque é um nome de origem hebraica que significa "Relâmpago".

Baruque foi amigo e secretário particular do profeta Jeremias. Ele era um judeu filho de Nerias e irmão de Seraías, mordomo do rei Zedequias (Jeremias 51:59).

como uma mãe em Israel”. Débora e Barac derrotaram Sísera, mas não tiveram a “honra” de matá-lo. Quem acabou executando essa tarefa foi outra mulher, que aparentemente não tinha nada a ver com o conflito entre israelitas e cananeus.