Qual era a função de capitão-mor?

Perguntado por: daraujo2 . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.9 / 5 11 votos

Capitão-mor: responsável pela defesa da colônia contra ataques externos ou indígenas.

José de Xerez Furna Uchoa

José de Xerez Furna Uchoa/ O homem e seu tempo 1722-1797.

Ouvidor-mor: responsável pelos assuntos de justiça e pela imposição das leis na colônia; Provedor-mor: responsável pela arrecadação e administração das finanças; Capitão-mor: responsável pela defesa da colônia contra invasores e contra-ataques de indígenas.

Martim Afonso possuía amplos poderes. Designado capitão - mor da esquadra e do território descoberto, deveria fundar núcleos de povoamento, exercer justiça civil e criminal, tomar posse das terras em nome do rei, nomear funcionários e distribuir sesmarias.

O cargo de capitão e governador foi instituído para a administração das capitanias hereditárias a partir do processo de divisão e distribuição de extensas faixas de terra da colônia portuguesa na América.

O Capitão- mor descrito na carta de Pero Vaz de Caminha é muito provavelmente Martim Afonso de Sousa, segundo registros históricos.

Tal como os brasileiros, a origem dos paraibanos está ligada à miscigenação entre brancos (vindos da Europa), os indígenas locais e os negros (vindos da África). Isso contribuiu para que a população paraibana fosse considerada como mestiça.

A história da Paraíba começou antes do descobrimento do Brasil, quando o litoral do atual território do estado era povoado pelos índios tabajaras e potiguaras. A província foi fundada no dia 5 de agosto de 1585, tornando-se estado com a proclamação da República, em 15 de novembro de 1889.

Esta Serra atraiu alguns moradores de Sobral dentre os quais se encontrava o Capitão Mor José de Xerez da Furna Uchoa. Este homem apresentava algumas características de personalidade que marcaram sua presença nesta região. Possuía um espírito não apenas empreendedor mas sobretudo pioneiro.

Significado de Mor
Etimologia (origem da palavra mor). Forma contraída de maior moor, mor. substantivo masculino [Informal] Forma Reduzida de amor. Muito utilizado como vocativo: Mor, preciso de ajuda!

As Capitanias Hereditárias foram um sistema administrativo implementado pela Coroa Portuguesa no Brasil em 1534. O território do Brasil, pertencente a Portugal, foi dividido em faixas de terras e concedidas aos nobres de confiança do rei D. João III (1502-1557).

Provedor-mor: responsável pelos assuntos financeiros, pelo controle do orçamento e pela arrecadação de impostos. Capitão-mor: responsável pela defesa da colônia contra invasores estrangeiros e indígenas.

Dentro de sua capitania, o donatário era a maior autoridade administrativa e jurídica e respondia apenas ao rei de Portugal. Os donatários eram obrigados a investir ou atrair investimentos, criando toda infraestrutura para garantir o desenvolvimento e a segurança de sua capitania.

Provedor é uma pessoa que provê, ou seja, que providencia, acautela as necessidades e fornece ou abastece.

Pedro Álvares Cabral

A expedição que chegou ao Brasil no dia 22 de abril de 1500 - data que é comemorada como o Descobrimento do Brasil - começou em Lisboa, Portugal, de onde os navegantes saíram no dia 9 de março de 1500. Pedro Álvares Cabral comandou essa expedição e, de acordo com a história, foi quem "descobriu" o Brasil.

Pero Vaz de Caminha foi o escrivão da expedição de Pedro Álvares Cabral e o responsável por escrever uma carta ao rei de Portugal anunciando o “descobrimento” do Brasil. Pero Vaz de Caminha foi o escrivão da expedição de Pedro Álvares Cabral.

João III, rei de Portugal, organizou a primeira expedição colonizadora, cujo comando foi dado a Martim Afonso de Sousa.

As capitanias foram criadas pelo rei português D. João III em 1534 e dividiram toda a colônia em 15 lotes de terras, que foram entregues a pessoas responsáveis por desenvolvê-las. A criação das capitanias foi o primeiro grande esforço da Coroa Portuguesa em colonizar as regiões que correspondem ao Brasil.

nome masculino
Aquele que recebeu alguma doação. 2. [ História ] Destinatário da doação de um território, a donataria, descoberto ou a descobrir, para povoar, administrar e explorar, na época dos Descobrimentos.

Nesse sentido, a divisão das capitanias hereditárias foi efetuado em três pontos, sendo eles: Ilha da Madeira, nos Arquipélagos dos Açores e de Cabo Verde. Por fim, como resultado das divisões, as terras foram separadas em 15 capitanias com 12 donatários.