Qual era a função das pirâmides e dos zigurates?
As pirâmides eram essencialmente túmulos. Os zigurates são construções de tijolo coroadas por um santuário e se parecem mais com os templos da América Central.
O que as pirâmides e os zigurates têm em comum?
Os Zigurates e as Pirâmides são formas de templos para a Mesopotâmia e para o Egito, respectivamente.
O que eram os zigurates e qual a sua relação com a religião mesopotâmica?
Os zigurates
Um templo em forma de pirâmide de degraus, o zigurate, era construído para servir como sua morada. O mais famoso zigurate foi construído para o deus Marduk, localizava-se na Babilônia e também é conhecido por Torre de Babel.
Porque o zigurate foi construído?
O zigurate era parte de um complexo de templos que servia como centro administrativo da cidade, e era um santuário do deus lunar Sin, padroeiro de Ur. A construção do zigurate foi concluída no século XXI a.C., pelo rei Sulgi, que havia se proclamado um deus, visando estabelecer seu controle sobre as cidades da região.
O que motivou a sua invenção zigurate?
O zigurate era construído, principalmente, para a adoração do deus da cidade (cada cidade suméria tinha um deus mais importante). Os historiadores acreditam que a Torre de Babel, se tiver existido de fato, tenha sido um modelo de zigurate.
Qual é a função da pirâmide?
As pirâmides do Egito são estruturas faraônicas e suntuosas construídas na antiguidade para abrigar o corpo e os bens dos faraós. As pirâmides serviam também para demonstrar o poder que os faraós tinham sobre o Egito, uma vez que eram os próprios representantes dos deuses na terra.
Qual é a finalidade da construção das pirâmides?
Dos túmulos simples aos mais sofisticados, os egípcios sempre davam uma grande atenção para seus mortos. Portanto, as pirâmides eram construídas para ser o túmulo do faraó, ou seja, o corpo do faraó seria ali preservado até este retornar da morte, para viver eternamente.
Qual a função política das pirâmides?
A função política das pirâmides era ser um símbolo do poder político do faraó – único capaz de construir estruturas tão grandes – e uma forma de organizar a divisão do trabalho na sociedade egípcia, de modo que a Pirâmide era tanto “propaganda” quanto “iniciativa econômica”.
Qual a diferença entre zigurates e pirâmides?
A zigurate é um templo religioso; já a pirâmide é um túmulo.
Há outras diferenças entre essas construções em relação à arquitetura, à origem e à localização. Os zigurates têm andares e são construídos em estágios; já as pirâmides têm formato triangular e de quatro lados.
Quem foi que construiu as pirâmides?
As três pirâmides que compõem o Complexo de Gizé foram construídas pelos faraós Quéops, Quéfren e Miquerinos (pai, filho e neto) e são homônimas de seus reis. Foram construídas para abrigarem seus túmulos, “levantando” o faraó para se unir ao deus do Sol, Rá.
Qual é a história das pirâmides do Egito?
As pirâmides egípcias são estruturas construídas há mais de 4.500 anos onde eram sepultados os faraós, os reis do Egito Antigo. Feitas de enormes blocos de pedra, que pesavam, em média, mais de 2 toneladas, elas abrigavam em seu interior câmaras mortuárias, corredores estreitos e íngremes, galerias e passagens falsas.
Onde surgiu os zigurates?
Zigurate foi uma construção religiosa criada pelos sumérios, na Mesopotâmia na forma de pirâmide escalonada.
Porque os mesopotâmicos adoravam a deusa Ki?
A deusa Ki representou a terra. A palavra suméria para "universo" é an-ki, refletindo suas duas divindades de classificação mais elevada.
Qual foi a principal religião praticada na Mesopotâmia?
A religião na Mesopotâmia
Os povos mesopotâmicos eram politeístas, ou seja, cultuavam diversos deuses ao mesmo tempo, muitos relacionados à natureza. Por exemplo, Anu era considerado o deus do céu; Ishtar era a deusa da fertilidade e do amor; Enlil era do deu do ar; Shamash a divindade do sol e da justiça.
Quem morava nos zigurates?
Se, para os babilônicos, a cidade era o lugar onde moravam os deuses, os zigurates eram a residência deles. Os deuses babilônicos, por sinal, foram criados à imagem e semelhança dos homens. "Eles tinham a mesma aparência, qualidades e defeitos, eram movidos a paixão e ódio como os humanos", diz Kátia Pozzer.
Quais são os zigurates?
Os zigurates são construções de tijolo coroadas por um santuário e se parecem mais com os templos da América Central. O antigo povoamento de Uruk (atual Warka) foi habitado durante ao menos 5.000 anos, até o século 5º d.C. No quarto milênio a.C., Uruk foi a cidade mais importante da Mesopotâmia.
Qual a deusa mais importante da Mesopotâmia?
Inanna-Ishtar
Inanna-Ishtar foi a deusa mais importante na história das culturas mesopotâmicas. Foi capaz de metamorfosear-se, de tomar poderes e símbolos para si e tramar estratégias para sobreviver em um universo patriarcal.
O que acontecia no zigurate?
Naturalmente os sacerdotes gozavam de uma reputação especial na sociedade suméria. Além disso, os zigurates serviam de depósito de cereais, moradia de governantes, biblioteca e servia para a observação do céu e das estrelas e dos níveis das enchentes dos rios (Tigre e Eufrates).
Quais eram as principais funções da arte na Mesopotâmia?
A arte mesopotâmica, de forma geral, tinha a intenção de fazer a decoração de templos e túmulos, e infelizmente elas não conseguiam sobreviver por longos períodos. Era bastante vulnerável à ação do tempo.