Qual era a função da Charrua?

Perguntado por: acorte . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.6 / 5 4 votos

A charrua é semelhante ao arado, mas rasga mais profundamente a terra e é mais durável, já que usa-se o ferro na sua construção; geralmente, a charrua é puxada por um trator. Esse sistema foi desenvolvido durante meados da Idade Média e era considerado um dos avanços tecnológicos daquela época.

As charruas e os arreios hoje podem parecer “antigos” ou “atrasados”, mas proporcionaram uma grande transformação agrícola quando foram criados.

As charruas de aivecas, que são os equipamentos mais utilizados para realização das lavouras, caraterizam-se por serem geralmente montadas e por mobilizar o solo cortando uma leiva com uma seção retangular.

Charrua, palavra originária do tupi-guarani significa “instrumento de trabalho”. Charrua é hoje um município emancipado política e economicamente, composto por terras férteis, com parte própria para mecanização de lavouras e parte montanhosa destinada a reflorestamento e criação de gado.

O enfraquecimento do feudalismo e o fortalecimento do comércio resultaram no mercantilismo. Quando Constantinopla cai e o comércio com o Oriente fecha-se, a Europa volta-se para o Oeste. A exploração do Oceano Atlântico abriu novas fronteiras e consolidou o fim da Idade Média.

Os charrua historicamente habitaram a região dos pampas do Rio Grande do Sul, do Uruguai e do sul da Argentina. Viviam em aldeias chamadas toldos, estruturas rústicas adaptadas ao estilo de vida errante dessa etnia.

Coletores errantes
Os charrua historicamente habitaram a região dos pampas do Rio Grande do Sul, do Uruguai e do sul da Argentina. Viviam em aldeias chamadas toldos, estruturas rústicas adaptadas ao estilo de vida errante dessa etnia.

Os Charruas eram nômades, caçadores, coletores, não praticavam a agri- cultura, viviam do que a fauna e a flora local ofereciam. Em razão desses costumes, poucos resquícios restaram de sua civilização, se comparados às outras comuni- dades ameríndias sul-americanas.

Dados ao sistema de produção caçador-coletor, eram nômades, como também o eram quase todos os outros indígenas do Pampa. Por isto, os únicos vestígios materiais de sua civilização são pequenas vasilhas de barro, assim como parte de suas armas típicas, lanças, flechas, boleadeiras.

A tração animal é a alternativa mais econômica para a pequena propriedade, podendo servir de montaria, movimentar máquinas estacionárias, tracionar implementos e transportar mercadorias. O animal possui grande adaptabilidade, podendo ser utilizado praticamente em qualquer terreno, independente de sua topografia.

Semeio e adubação;facilidade na adquirição de doença;não é um animal inteligente,que apresenta dificuldade no processo de aprendizagem. Desvantagens: cansa com facilidade;depois da vida útil não é comercializado;espécie mais exigente na alimentação.

O processo de industrialização das sociedades permitiu a transformação do espaço geográfico no meio rural, o que ocorreu graças à inserção de maiores aparatos tecnológicos na produção agrícola, permitindo uma maior mecanização do campo.

A palavra “charrua” apresenta: a 5 letras, 5 fonemas, 1 dígrafo e 1 hiato.

A notícia era particularmente marcante, pois muitos acreditavam que os Charrua, que nos tempos pré-coloniais eram o povo indígena dominante na região do Pampa do Rio Grande do Sul e no vizinho Uruguai, estavam extintos desde a primeira metade do século XIX.