Qual era a finalidade das esculturas e pinturas mesopotâmicas?

Perguntado por: idias . Última atualização: 16 de maio de 2023
4.6 / 5 4 votos

A arte mesopotâmica, de forma geral, tinha a intenção de fazer a decoração de templos e túmulos, e infelizmente elas não conseguiam sobreviver por longos períodos.

- Na escultura, os escultores representavam o corpo humano de forma rígida, sem expressão de movimentos. As estátuas conservam estática diante a grandiosidade dos deuses. - Na pintura os artistas utilizavam cores claras, e reproduziam caçadas, batalhas e etc.

A arquitetura mesopotâmica se destaca por suas grandiosas construções feitas de barro, com paredes grossas e cheias de esculturas. A arquitetura mesopotâmica é famosa pela construção de grandiosos palácios, com paredes grossas e baixo-relevo, cheios de arcos, esculturas e itens de decoração.

A arte no Egito Antigo estava muito relacionada com a vida religiosa e política. A maioria das estátuas, pinturas, monumentos e obras arquitetônicas estavam ligados, direta ou indiretamente, aos temas religiosos. Ela servia, principalmente, para divulgar as crenças e preceitos religiosos.

Os povos mesopotâmicos destacaram-se na ciência, arquitetura e literatura. Observando o céu, os sacerdotes desenvolveram os princípios da astronomia e da astrologia. Os zigurates, templos que abrigavam celeiros e oficinas, eram também verdadeiras torres de observação dos céus.

A Arquitetura da Mesopotâmia: o nascimento dos Zigurates

  • Zigurate de Ur.
  • Zigurate de Etemenanki ou Torre de Babel.
  • Jardins Suspensos da Babilônia.

As principais manifestações da arquitetura mesopotâmica eram os palácios, em geral muito grandiosos; como havia pouca pedra, as paredes tinham que ser grossas, pois eram feitas de tijolos. Os templos possuíam instalações completas, com aposentos para os sacerdotes e outros compartimentos.

Os povos que a habitaram durante a Antiguidade Oriental foram os sumérios, assírios, babilônicos e acádios. Sua sociedade era dividida em castas e o poder estava nas mãos de um chefe soberano. Sua economia se baseava na agricultura. Alguns dos legados culturais deixados por ela foram a astronomia e a arquitetura.

Exemplos dos principais legados da Mesopotâmia Antiga:
- Divisão da semana em sete dias. - Divisão de um dia em vinte e quatro horas. - Uso, na agricultura, das fases da lua para o plantio. - Na Matemática, a divisão de uma circunferência em 360 graus.

As pinturas e esculturas eram concebidas a fim de serem belas e assim perfeitas, de acordo com os princípios da filosofia grega. Esta, talvez, seja a principal característica da arte grega, o que a torna singular e cujas influências são visíveis até os nossos dias.

Porque as artes mesopotâmica e egípcia são consideradas artes pragmáticas? As artes desses povos são consideradas pragmáticas porque são voltadas exclusivamente para a praticidade e utilidade material, ideológica, política ou religiosa.

Os escultores precisavam fazer a representação do corpo humano de forma tesa, que não demonstrasse nenhum tipo de expressão de movimentos. Em relação aos artistas que trabalhavam com a pintura, tinham que usar cores claras, e os desenhos representavam batalhas, caçadas, dentre outros.

Tipos de Manifestações Artísticas
Pintura Mesopotâmica: para a retratação de cenas do cotidiano, de guerra, rituais, deuses, cerimônias e história desse povo, eles faziam uso de mosaicos e de várias cores diferenciadas, mas com o preto, branco, vermelho e amarelo em maior volume.

As esculturas podiam ser tridimensionais como em alto-relevo em pedra, embora algumas fossem feitas em argila ou madeira, esses povos ainda trabalhavam muito bem o ouro, o cobre e prata.

As esculturas egípcias eram representações das divindades e dos faraós. Da mesma forma, as pinturas continham figuras com expressões estáticas e frontais. As esfinges eram grandes esculturas de seres mitológicos, com várias partes de diferentes animais, a fim de espantar maus espíritos.

As obras da arte egípcia eram muito ligadas à religiosidade desse povo. Então, grande parte da obra é feita em homenagem aos deuses egípcios. As obras representavam ainda eventos políticos, por isso o faraó é uma das figuras mais vistas nas obras da arte desse povo.

Tendo finalidade religiosa, acredita-se que as pirâmides serviam como túmulos para os antigos faraós do Egito. Os egípcios acreditavam na ressurreição, e as pirâmides seriam como palácios para que os antigos reis do Egito pudessem desfrutar a sua vida após a morte.

A Mesopotâmia foi marcada pela importância de deuses, ritos, da astrologia e por uma produção artística onde se destacava a arquitetura. Eles eram politeístas (vários deuses), entre principais deuses estavam: Anu, deus do céu; Ishtar, deusa do amor; Shamash, deus do sol e justiça.

A palavra “Mesopotâmia” é de origem grega e quer dizer “terra entre rios”. O termo faz referência à localização, entre o rio Tigre e o rio Eufrates, que ficam no Oriente Médio. Acredita-se que o local tem grande importância na constituição da humanidade, como um dos berços da civilização humana.