Qual era a finalidade da construção das pirâmides?

Perguntado por: umarques . Última atualização: 26 de maio de 2023
4.5 / 5 9 votos

Essas pirâmides eram tumbas reais, que guardavam os restos mumificados de seus antigos faraós, assim como bens pessoais e riquezas. Também eram sepultados, junto aos faraós, servos e pessoas de sua confiança.

Os antigos egípcios criaram pinturas para fazer da vida pós-morte um lugar agradável. Os temas incluíam a jornada para o outro mundo ou divindades protetoras que apresentavam o morto para os deuses do pós-morte.

As três pirâmides que compõem o Complexo de Gizé foram construídas pelos faraós Quéops, Quéfren e Miquerinos (pai, filho e neto) e são homônimas de seus reis. Foram construídas para abrigarem seus túmulos, “levantando” o faraó para se unir ao deus do Sol, Rá.

Pirâmide > A Pirâmide simboliza ascensão, elevação, bem como o poder da vida sobre a morte. As Pirâmides egípcias representam a Terra e, em termos gerais, a existência. Segundo culturas antigas, as Pirâmides surgiam das águas e se direcionavam para o Sol.

Porém, o faraó era apresentado como a personificação de deuses na Terra, e ao morrer, aos céus retornaria. Para os antigos egípcios, uma estrutura funerária de formato triangular facilitaria a ascensão do rei, e daí as pirâmides.

As pirâmides egípcias são estruturas construídas há mais de 4.500 anos onde eram sepultados os faraós, os reis do Egito Antigo. Feitas de enormes blocos de pedra, que pesavam, em média, mais de 2 toneladas, elas abrigavam em seu interior câmaras mortuárias, corredores estreitos e íngremes, galerias e passagens falsas.

Grande Pirâmide de Gizé

Quéops. Conhecida também como a Grande Pirâmide de Gizé, Quéops é a maior pirâmide, além de ser considerada a mais importante. Possui uma altura de 140 metros de altura e 230 metros de base (quase 1 quilômetro de perímetro).

O tamanho original também chamava atenção, atingindo 62 metros de altura. Além da altura, a parte interna se aproveita de 28 metros de profundidade e mais sete de largura através de seis camadas externas escalonadas, formando os degraus da pirâmide, cada um com aproximadamente 10 metros de altura.

Grande parte das pinturas eram feitas nas paredes das pirâmides. Estas obras retratavam a vida dos faraós, as ações dos deuses, a vida após a morte entre outros temas da vida religiosa.

Os antigos egípcios eram negros. O fruto moral da sua civilização deve ser contado entre os bens do mundo negro.

O preto nos olhos da classe nobre masculina, como em Moisés e Ramsés, servia de proteção contra o sol.

Na verdade, segundo pesquisadores, quando foram erguidas originalmente elas provavelmente eram brancas, cobertas com uma camada de rocha brilhante, algo bem inusitado considerando o aspecto atual das construções.

Atualmente, indica a enciclopédia, a teoria mais plausível sugere que os egípcios utilizaram uma rampa ou terraço inclinado que permitia o transporte dos blocos de pedra por meio de trenós, rolos e alavancas.

“Todas as pirâmides foram revestidas com calcário branco e fino”, disse Mohamed Megahed, professor assistente do Instituto Tcheco de Egiptologia da Universidade Carolina de Praga, à Live Science. A camada de calcário daria às pirâmides uma superfície lisa e polida que brilhava em branco sob o sol egípcio.

Topo: representa a população idosa. Corpo: representa a população adulta. Base: representa a população jovem.

Trata-se de um globo ocular dentro de um triângulo que é associado à Maçonaria, mas também é ligado a grupos apócrifos como os Illuminati — uma sociedade secreta de elite que em diferentes momentos procurou controlar assuntos globais.

Qualquer polígono encontrado na superfície do poliedro é uma de suas faces. No caso das pirâmides, eles são triângulos e uma base poligonal. É o polígono que faz parte da definição da pirâmide. Ele é também uma das faces da pirâmide, mas é a única que não é triangular.

Para a grande pirâmide de Quéops, por exemplo, foram utilizados cerca de 2.300.000 blocos de pedra que pesam aproximadamente duas toneladas e meia por bloco, embora alguns deles pesando até sessenta toneladas.

A religião egípcia teve grande influência em várias áreas da sociedade. Os egípcios eram politeístas (acreditavam em vários deuses). De acordo com este povo, os deuses possuíam poderes específicos e atuavam na vida das pessoas. Havia também deuses que possuíam o corpo formado por parte humana e parte de animal sagrado.