Qual era a divisão de um feudo?

Perguntado por: ecosta8 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.7 / 5 16 votos

A divisão das terras feudais eram feitas em três categorias: manso senhorial, manso servil e manso comunal. As terras de um feudo eram costumeiramente divididas em diferentes mansos. Para organizar a exploração das terras no feudo, senhores feudais e servos utilizavam uma série de critérios organizacionais.

Nesta aula, o professor Fábio Carvalho apresenta o feudalismo e as três principais ordens que formaram a sociedade europeia durante a Idade Média: o clero, a nobreza e os camponeses.

Feudo era o nome de uma grande propriedade territorial que possuía sua organização econômica, política, social e cultural baseada no feudalismo, um sistema comum durante a Idade Média na Europa. Também chamado de feudo medieval, este espaço era utilizado para produção e fonte de renda autossustentável.

1-clero: Representado pela igreja católica que tinha poder sobre 1/3 da Terra. 2-Nobreza: Os que tinham as terras também ,mas guerreavam . 3- Servos e camponeses: Trabalhavam para os senhores do feudo em troca de um pedaço de terra.

Na Idade Média, a sociedade feudal era hierárquica, dividida basicamente em quatro estamentos ou estados: Rei, Nobreza, Clero e Servos, sendo que os dois primeiros possuíam privilégios em relação ao último grupo subordinado.

A principal característica política do feudalismo era a descentralização do poder. O rei tinha pouca ou nenhuma autoridade e, em troca de ajuda militar, era comum que cedesse grandes porções de terra (os feudos) a membros da nobreza.

Principais características do Feudalismo: política, economia, cultura. Conheça! As principais características do Feudalismo estavam principalmente na forma de divisão da sociedade: clero, nobres e servos. O poder estava centralizado no senhor feudal, o dono das terras.

Clero: representava a camada relacionada com o sagrado, ou seja, aqueles que rezavam e fortaleciam a religião católica (papas, bispos, cardeais, monges, abades e padres). Em suma, era a classe detentora do poder da Igreja (a mais poderosa instituição feudal) e aquela que sabia ler e escrever.

Clero, nobreza e campesinato: a tríade fundamental da sociedade feudal.

A sociedade feudal era composta por uma organização social bem delimitada: o clero exercia as funções religiosas, os nobres exerciam as funções militares e os servos produziam os meios de subsistência e pagavam os tributos.

As terras do feudo eram de propriedade do senhor feudal, porém possuíam uma divisão bem determinada. As terras do manso senhorial eram de utilização exclusiva do senhor feudal. Porém, os servos eram convocados para trabalharem de 2 a 3 dias por semana nesta terra, sendo que toda produção era destinada ao senhor feudal.

Nobreza: reis e senhores feudais, que detinham as terras e a administração das leis, dos benefícios, do comércio e da guerra. O rei não tinha tanto poder, e sim mais prestígio. Servos: tinham o direito de uso da terra, mas pagavam impostos e trabalhavam para os senhores.

Consistia em dividir um campo de cultivo em três partes, utilizando-as para diferentes culturas de forma rotativa para melhor aproveitamento do solo e, consequentemente, maior produção. Essa prática ajudou a conservar a fertilidade do solo e proporcionou o aumento da produção e da qualidade de vida etc.

Os senhores feudais eram nobres que viveram na época da Idade Média (século V ao XV). Possuíam muito poder político, militar e econômico. Eram proprietários dos feudos (unidades territoriais) e possuíam muitos servos trabalhando para ele.

Assim, enquanto os suseranos eram os nobres que doavam as terras (até mesmo castelos), os vassalos, protegidos por eles, representavam os nobres que recebiam as terras e em troca, cuidavam e protegiam delas ao mesmo tempo que serviam os suseranos de diversas maneiras, sobretudo, para serviços militares, com o intuito ...

A terra arável era dividida em duas partes, sendo a terça parte do todo, pertencente ao senhor, e a outra ficava em poder dos arrendatários que, então trabalhavam a terra. Eram essas, portanto, as duas características importantes do sistema feudal.