Qual era a crueldade dos ninivitas?

Perguntado por: omoraes . Última atualização: 2 de junho de 2023
4.6 / 5 20 votos

Os ninivitas eram conhecidos pela crueldade com que tratavam os guerreiros capturados, muitos dos quais eram cegados para que não fugissem. Jonas era considerado um profeta insensível, que não tinha interesse que os homens de Nínive, cruéis e inimigos de Israel se convertessem e fossem salvos.

Com ele faziam-se roupas rústicas que as pessoas vestiam em sinal de tristeza e pesar. O que as pessoas de Nínive fizeram para se arrependerem? (Jonas 3:5, 8. Elas reconheceram que tinham agido mal, oraram a Deus e abandonaram suas maldades.)

O império assírio se tornou uma grande ameaça para os israelitas, que sofreram muitos ataques. A força do império assírio estava no seu exército organizado e tecnologicamente avançado. Eles também usavam o terror para intimidar os inimigos, se tornando famosos por sua brutalidade contra quem derrotavam.

1) Nem sempre sua missão é aquilo que você deseja. 2) Fugir da presença e da vontade de Deus, pode trazer perdas para os que estão com você "no barco". 3) Fora do propósito, você não tem vontade de viver. 4) Mesmo quando pensar que tudo acabou, Deus ainda te chama.

Muitas pessoas apontam que Jonas fugiu por medo da maldade dos Nínivitas. A Bíblia Sagrada não deixa isso claro em nenhum lugar. O texto dá margem para que entendamos que Jonas fugiu apenas por se negar a cumprir aquilo que Deus, que é soberano, havia planejado como missão para o profeta.

A batalha de Nínive de 612 a.C., também conhecida como a Queda de Nínive, era um conflito militar que decretava o fim da capital assíria Nínive, invadida pelos babilônios, e a morte de Sinsariscum ( r. 626/623–612 a.C.) da Assíria. Os babilônios haviam contado com a ajuda dos medos para aniquilar a cidade.

Capital do reino da Assíria, na margem esquerda do rio Tigre, na antiga Mesopotâmia, Nínive, cujo nome significava "bela", encontra-se próxima da atual cidade de Mossul, no norte do Iraque. Na Bíblia, Jonas é enviado a Nínive para converter o seu povo e, assim evitar a sua destruição (Jonas, 3, 1-10).

Eu creio que Jonas desobedeceu pois pensou: “Senhor, toda vez que anuncias julgamento, você é tomado com misericórdia. Eu sei que não julgarás Nínive, pois assim que eu profetizar, se arrependerão e você derramará a sua graça sobre eles.” Ele não tinha entendimento do temor de Deus, nem da sua natureza santa e justa.

A Nínive histórica é mencionada por volta do século XVIII a.C. como um centro de adoração a Ishtar, cujo culto foi responsável pela antiga importância da cidade.

Ninive: Significado “da cidade de Nínive”; “bela, adorável”.

três dias

O jejum de três dias de Nínive comemora os três dias que o Profeta Jonas passou dentro da barriga do Grande Peixe e o subsequente jejum e arrependimento dos ninivitas na mensagem de aviso do profeta Jonas, de acordo com a Bíblia. (Livro de Jonas).

Para manter tantos territórios e diferentes povos sob seu controle, os assírios fizeram uso da violência e do terror. Eles ficaram extremamente conhecidos pelo uso de técnicas de tortura violentíssimas contra os povos que resistiam ou rebelavam-se contra seu domínio.

Em batalha os assírios eram ferozes e os povos conquistados sofriam com a violência e a crueldade assíria.

Nínive era uma cidade imensamente grande, e eram precisos três dias para a percorrer. Jonas entrou na cidade e andou um dia inteiro a apregoar: "Dentro de quarenta dias, Nínive será destruída."

Jonas 4 Jonas fica furioso com a decisão do Senhor de mostrar misericórdia ao povo. O Senhor ensina a Jonas a respeito de Sua preocupação pela salvação do povo de Nínive.