Qual era a cor da pele da escrava Isaura?

Perguntado por: aduarte . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.8 / 5 11 votos

A escrava Isaura tem a pele branca, mas a sua origem é negra, ela é então vítima de um tipo racismo que pode esclarecer a discriminação no Bra- sil hoje.

Provavelmente, a escrava da obra de Bernardo tinha a pele clara porque foi escrito em uma época em que o romance era lido, sobretudo, pelos burgueses que dificilmente aceitariam ou receberiam com bons olhos um livro cuja personagem principal fosse negra. Enfim, o racismo se encontra presente na obra.

Tudo leva a acreditar que a personagem não teria realmente existido, pois, não há indícios de que o autor tenha estado na região de Campos ou que tenha existido alguma Isaura por aqui. Pelo menos, não existe documento que comprove sua existência, a não ser a obra literária, considerada uma história de ficção.

Isaura, escrava de pele branca, foi criada como filha na família em que serve. Foi durante muito tempo a protegida da matriarca, que prometeu que após a sua morte a moça deveria ser liberta.

Juliana morre pouco depois do parto, e Isaura é criada e educada por Gertrudes (Norma Blum), esposa do Comendador, que sempre quis ter uma filha. Apesar da excelente educação e de ter a pele clara, Isaura é escrava do Comendador, por ter nascido filha de sua escrava.

A personagem Isaura em seu comportamento e educação não se diferenciava das damas da sociedade, mas, por ser escrava, foi representada como objeto a disposição de alguns homens escravocratas. Ela era filha de uma escrava mulata e um feitor branco e conforme o enredo era considerada branca.

Assim, passado um tempo, o próprio comendador acaba falecendo, o que leva Malvina a pressionar Leôncio a libertar Isaura, já que seus dois antigos patrões estavam mortos (o comendador e sua mulher). Porém, Leôncio não quer libertar a moça, pois deseja tê-la para si, já que é muito apaixonado por ela.

Publicado em 1875, A escrava Isaura foi uma obra literária escrita por Bernardo Guimarães e pertenceu a segunda geração do romantismo. Com temática abolicionista, o romance foi polêmico na altura em que foi lançado, vale lembrar que a abolição da escravatura só foi assinada, de fato, em 1888.

Quem revela a verdade sobre quem matou Leôncio na novela Escrava Isaura da Record é Belchior (Ewerton de Castro). O jardineiro foi testemunha do crime e por isso expôs o nome de Chico quando depôs sobre o assunto no tribunal.

Em meados do século XIX, o termo "escravidão branca" era usado para descrever os escravos cristãos que eram vendidos no comércio de escravos da Berbéria.

Léa Garcia

A atriz Léa Garcia foi ao programa Conversa com Bial na última sexta-feira (13) e relembrou diversos momentos importantes nos seus 70 anos de carreira. Em 1976, quando interpretou a vilã Rosa na novela “Escrava Isaura”, Léa sofreu com a revolta das pessoas na rua, pelas maldades da personagem.

O cenário perfeito para criar histórias. Foi isso que a produtora da Rede Record de Televisão, a Casablanca, encontrou em Bertioga. As gravações de alguns capítulos da próxima novela da emissora 'Escrava Mãe', inspirada no clássico 'Escrava Isaura', foram feitas na praia de Itaguaré.

Após percorrerem um longo caminho, Álvaro e Isaura se casam - RecordTV - R7 A Escrava Isaura.

3. Qual era a profissão de Henrique, homem que também se apaixonou pela beleza da Escrava Isaura? a) médico.

Álvaro paga dívidas de Leôncio e se torna dono de tudo que é dele.

Com um golpe rápido uma faca entra pelo corpo dele, o que o faz cair no chão. Joaquina reza por Isaura. Leôncio cai morto ao lado de Isaura que tenta tirar a faca do peito do seu ex-senhor.

Isaura era filha de uma linda mulata, que fora por muito tempo a mucama favorita e a criada fiel da esposa do comendador. Este, que como homem libidinoso e sem escrúpulos olhava as escravas como um serralho à sua disposição, lançou olhos cobiçosos e ardentes de lascívia sobre a gentil mucama.

Nasce Isaura, filha da escrava Juliana com o feitor da fazenda Miguel | A Escrava Isaura | TV Brasil | Cultura.