Qual era a comida do Velho Oeste?

Perguntado por: rpaz . Última atualização: 4 de maio de 2023
3.9 / 5 8 votos

Tinham dieta simples: carne fresca era raridade. Nada de steaks, uma criação do século 20. Para beber, café, água e uísque de milho.

Velho Oeste, Oeste Selvagem ou Faroeste (em inglês: Old West, Wild West ou Far West), também conhecido como fronteira americana, engloba a geografia, história, folclore e cultura associados à onda de expansão americana na América do Norte continental que começou com assentamentos coloniais europeus no início do século ...

Culinária do centro-oeste: conheça os principais pratos e...

  • Arroz com pequi. ...
  • Pacu assado recheado. ...
  • Caribéu pantaneiro. ...
  • Mojica de pintado. ...
  • Caldo de piranha. ...
  • Galinhada com pequi.

Na região Centro-Oeste é comum comer biscoito de polvilho e chipa (um biscoito de queijo). Nas fazendas do Pantanal, o trabalho começa cedo, e o café é servido entre 4 e 5 horas da manhã. Dessa forma, o café é mais reforçado.

Remontando ao século XVII, a mojica tem origem indígena e indica como as comunidades da região dependiam dos recursos naturais para a subsistência. Sendo o pintado um peixe de rio e delicioso, ele se tornou um dos ingredientes mais apreciados na culinária regional mato-grossense até hoje.

Enquanto isso, no Brasil, fazia-se western desde o cinema mudo — o primeiro deles, baseado na história real de um bandido que assolou o interior paulista, chamava-se “Dioguinho” (1917).

No Velho Oeste, para controlar o odor do corpo, as pessoas lavavam apenas os pontos considerados mais críticos: rosto, axilas e as partes íntimas. Mas nem todos viviam essa realidade, devido à falta de água em algumas ocasiões.

A expressão faroeste nasce da união dos termos ingleses 'far', que tem o sentido de 'distante', e 'west', que indica 'oeste', ou ocidente, em algumas interpretações o limite entre a civilização e a área mais remota, não urbana, no contexto da colonização do território norte-americano; em outra análise, uma forma de ...

John Wesley Hardin (Bonham, Texas, 26 de maio de 1853 – El Paso, Texas, 19 de agosto de 1895). Um dos mais brutais, mais certeiros e mais rápidos atiradores de todos os tempos, Hardin foi um fora-da-lei do período da história dos Estados Unidos da América conhecido como "Velho Oeste".

John Wesley Hardin (1854-1895)
Acredita-se que ele tenha matado 58 pessoas – entre elas, 4 xerifes. Ele trabalhava sozinho e, certa vez, chegou a deter sem ajuda um comboio com 100 pessoas. Entre elas, matou 3, levou 20 mil dólares (o que era muita grana na época) os pertences de todos os passageiros.

7 ARMAS QUE CONQUISTARAM O OESTE SELVAGEM

  • Carabina Afiada. Nos westerns que não são muito bem documentados (este não é o caso de John Ford), os soldados de cavalaria podem ser vistos usando winchesters. ...
  • Rifle Henry. ...
  • Derringer. ...
  • Winchester. ...
  • Colt Dragoon. ...
  • Colt 45. ...
  • Revólver Schofiled.

No Centro-Oeste brasileiro, a sobremesa de destaque das festas juninas é o arroz-doce. No cardápio da região também não pode faltar paçoca, bolo de amendoim, broa de fubá, cocada pé de moleque.

Cururu. O caruru é dançado exclusivamente por homens, ao som da viola de mocho, do reco-reco e do ganzá, bem como do desafio dos repentistas - herança dos migrantes paulistas. Também de cunho religioso, está presente especialmente nas festas do Divino Espírito Santo.

São manifestações culturais típicas da região: a cavalhada, no estado de Goiás; o cururu, em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul; além da culinária como o arroz com pequi, sopa paraguaia, arroz carreteiro, arroz boliviano, Maria Isabel, entre outros.

O avanço dos portugueses, inclusive dos bandeirantes, para o interior do país até a região onde fica o Centro-Oeste, levou temperos específicos e produtos como a farinha, que acabaram sendo incorporados nas receitas típicas da região.

Goiás

Sendo a maior população da região Centro-Oeste, Goiás muito provavelmente é o principal polo gastronômico desse território. Além dos países latinos, a culinária daqui é influenciada ainda por dois estados vizinhos e dos mais tradicionais em gastronomia no Brasil: Bahia e Minas Gerais.