Qual era a cidade que Lázaro morreu?

Perguntado por: vmartins . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.6 / 5 15 votos

Após 20 dias de buscas, no dia 28 de junho de 2021, Lázaro foi assassinado após trocar tiros com policiais militares de Goiás, na cidade de Águas Lindas de Goiás.

Lázaro Barbosa foi encontrado em uma área de mata no bairro Itamaracá, em Águas Lindas de Goiás, três dias depois. Na troca de tiros com policiais da força-tarefa montada para capturá-lo, ele foi morto após 20 dias de buscas.

Após o túmulo de Lázaro Barbosa, que passou 20 dias fugindo da polícia depois de ter matado uma família no Distrito Federal em junho de 2021, ter sido violado, em Cocalzinho de Goiás, a Polícia Civil explicou que a sepultura foi cavada por uma adolescente, de 15 anos.

Fica a cerca de 3 km a leste da Cidade Velha de Jerusalém e do Monte das Oliveiras. O nome vem do grego Bethania, possivelmente a partir do hebraico bét nîyyah, contração de bét nanîyah significando “casa de Ananias”.

O que é? Também conhecida como lepra ou mal de Lázaro, a hanseníase é uma doença infecciosa, contagiosa, que afeta os nervos e a pele e é causada por um bacilo chamado Mycobacterium leprae.

Há um ano, Lázaro Barbosa, de 32 anos, invadiu a casa da família Vidal, em Ceilândia, no Distrito Federal, e matou uma família inteira: pai, mãe e dois filhos do casal. Parentes contaram ao g1 que, após 12 meses da tragédia, ainda tentam entender o que aconteceu e buscam respostas da Justiça.

Segundo o Evangelho de João, ao ver o choro de Maria e Marta, Jesus também chorou pela morte de Lázaro. Essa atitude de Jesus mostra que Ele se comove com a dor alheia, que se importa, que sofre junto. Jesus sentiu a dor das irmãs de Lázaro e se comoveu. Todavia, não se limitou a chorar pelo sofrimento delas.

Fuga de criminoso durou 20 dias e mobilizou quase 300 agentes das forças de segurança; ele acabou morto em cerco policial. Há um ano a perseguição a Lázaro Barbosa, que se estendeu por 20 dias, teve início, após o criminoso invadir uma residência de Ceilândia e matar uma família de quatro pessoas.

Lázaro Barbosa é o autor do assassinato de quatro pessoas da família Vidal em Ceilândia Norte, no dia 9 de junho de 2021. Desde então, ficou foragido e se escondeu nos distritos de Edilândia e de Girassol, que pertencem a Cocalzinho. Nesse período, invadiu chácaras, fez pessoas reféns e trocou tiros com a polícia.

Conforme os escritos biblicos a ressurreição de Lázaro foi algo impactante para Jesus. Seu melhor amigo estava morto e Ele foi lá tirá-lo da morte. Este lugar é uma pequena entrada com uma pequena gruta interna que guarda a tumba.

Apesar das suspeitas iniciais de que a cabeça ou outras partes do corpo teriam sido levadas durante a violação, a Polícia Civil de Goiás (PCGO) constatou, após a perícia, que tanto o caixão quanto os restos mortais de Lázaro se mantiveram intactos, tendo apenas a sepultura sido violada, por meio de uma escavação.

De acordo com o delegado Raphael Neris, a suspeita de ter violado o túmulo é uma adolescente de 15 anos, que disse ter sonhos recorrentes com Lázaro. Nesses sonhos, ele aparecia e pedia a ela que abrisse a sepultura, pois ainda estava vivo.

A Polícia Civil do Estado de Goiás (PCGO) concluiu o inquérito que investigou a violação do túmulo do serial killer Lázaro Barbosa. De acordo com a polícia, uma das pessoas que cavou a sepultura do maníaco contou aos policiais que estava tendo “sonhos” com Lázaro, e que o maníaco estaria pedindo ajuda para resgatá-lo.

De acordo com o delegado, a adolescente relatou que teve o sonho diversas vezes e foi tentando convencer o namorado a ir com ela desenterrar o Lázaro. A investigação concluiu, no entanto, que o rapaz apenas levou a namorada ao cemitério, mas não participou do crime, ela quem foi a responsável por violar o túmulo.

Mar da Galiléia

A equipe do Globo Repórter chega ao Mar da Galiléia. O lugar preferido de Jesus, o lar de criaturas surpreendentes. Berço de milagres da natureza.

O nome Betânia tem origem hebraica, sendo uma forma alternativa do nome "Bethany", que significa "casa dos figos" ou "casa dos pobres". Betânia é um nome com uma conotação simbólica e é associado a um lugar mencionado na Bíblia, onde Jesus realizou milagres e teve encontros significativos.

Foi na casa de Simão em Betânia que ocorreu o jantar em que o Senhor Jesus foi ungido com o nardo puro que Maria lhe trouxe num vaso de alabastro (Marcos 14:3-9; João 12:1-8). Esse evento foi muito significativo, pois foi uma preparação antecipada do corpo de Jesus para o seu sepultamento que se aproximava.

E isso é muito significativo para nossa reflexão: a ressurreição dos mortos, tendo por sinal a ressuscitação de Lázaro, mostra que essa é a vontade plena e definitiva de Deus – a vida eterna com Ele. Essa vida eterna é mostrada por Deus com todo o seu vigor em Jesus Cristo.

“Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá.” (Vs. 25) Conclusão: contra o desespero das irmãs, Jesus devolve a vida a Lázaro, Jesus volta à alegria aquela família.

Também conhecida como lepra ou mal de Lázaro, antigamente a enfermidade era associada ao pecado, à impureza, à desonra. Por falta de um conhecimento específico, a hanseníase era muitas vezes confundida com outras doenças, principalmente as de pele e venéreas.

Estratégias de fuga
De acordo com a polícia, Lázaro costuma se locomover de noite. Ele se esconde na mata e em grotas e utiliza rios para fugir. No passado, conseguiu fugir da polícia durante 15 dias na Bahia, também em uma região de mata.