Qual era a causa da viúva do juiz Iniquo?

Perguntado por: ulopes . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.9 / 5 19 votos

Injustiçada e lesada em seus direitos, a viúva se sente incapaz de ser ouvida. Sem poder fazer pressão por influências, muito menos dar presentes àquele juiz iníquo e interesseiro, só lhe restava retornar, pacientemente, por diversas vezes, à sua presença.

É, pois, uma pessoa desvalida que não poderia sobreviver sem a ajuda da igreja. Nesse caso, a comunidade cristã está obrigada a assistir-lhe. O versículo 16 do capítulo 5 é muito enigmático. Também mostra as viúvas pobres que necessitam que alguém se encarregue delas.

Isso porque naquele tempo, a viuvez, principalmente no caso da mulher, fazia com que sua condição econômica e social mudasse drasticamente em virtude do contexto social da sua época. Além da angústia, a mulher perdia a proteção legal do esposo que, normalmente, a colocava em situação de pobreza e penúria.

Lucas 18. Jesus conta a parábola do juiz injusto e a do fariseu e o publicano — Ele convida as crianças a se achegarem a Ele e ensina como alcançamos a vida eterna — Ele fala de Sua morte e ressurreição que se aproximam e concede visão a um homem cego.

Filho único de uma senhora que era viúva. Isto significava que ela estava totalmente desamparada. Não haveria mais ninguém que poderia cuidar e ajudá-la. Jesus movido por uma intima compaixão intervém, nesta situação dramática e faz com que o rapaz morto, que já estava indo para ser sepultado volte a vida.

A viúva de Naim era uma senhora do tempo de Jesus que tinha perdido o seu único filho. A Bíblia não dá muitos detalhes sobre sua vida, seu nome, idade nem outros detalhes sobre sua família. Sabemos apenas que essa mulher já havia enfrentado a dura dor da perda do marido e, por fim, perdera também seu filho amado.

Compaixão é um sentimento típico dos seres humanos e que se caracteriza pela piedade e empatia em relação à tristeza alheia. A compaixão desperta a vontade de ajudar o próximo a superar os seus problemas, consolando e dando suporte emocional.

Do latim vidua(la).

Durante seis meses ou um ano, o viúvo vai viver o processo de luto mais intensamente. “Enterrar a pessoa que faleceu, aceitar e reconhecer a realidade da perda é um passo muito importante para que o luto não seja complicado”, explica o especialista.

Mulher a quem morreu o cônjuge e que não contraiu novas núpcias.

É preciso lembrar que São Pedro é o santo padroeiro dos pescadores, porque era pescador; mas também dos viúvos e viúvas, porque era viúvo; e dos porteiros, porque Jesus Cristo lhe confiou as chaves do Reino dos céus.

Quando Pedro chegou, as viúvas que tinham sido ajudadas por Tabita mostraram a ele as provas da bondade dela: “os vestidos e outras roupas que Dorcas havia feito” (v. 39). Não sabemos se elas pediram que Pedro interferisse, mas, guiado pelo Espírito Santo, o apóstolo orou, e Deus a ressuscitou!

Quando as coisas, ou também somente o desejo por elas, apaga ou ofusca as nossas necessidades, agora estamos entalados como um camelo no buraco de uma agulha.

Ele era médico (ver Colossenses 4:14) e “um mensageiro de Jesus Cristo” (Tradução de Joseph Smith, Lucas 1:1 [em Lucas 1:1, nota de rodapé a)].

Jesus promete: cem vezes mais nesta terra e o paraíso. A recompensa é verdadeiramente alta. Nada se perde. Recebe-se o cêntuplo.

O filho da viúva de Naim tinha aproximadamente 17 anos, quando morreu e foi ressuscitado por Jesus.

Filho da viúva é um apelido comumente aplicado aos maçons. Viúva, no caso é a própria Maçonaria, enquanto instituição, já que seu fundador, Hiram Abiff foi assassinado. Dessa forma, seus filhos, maçons seriam órfãos de pai. Essa, naturalmente, é uma alegoria, e não é a única inspiração dessa curiosa expressão.

A ressurreição do filho da viúva de Naim foi um dos milagres de Jesus, realizado durante o enterro do jovem, na vila de Naim, aproximadamente quatro quilômetros ao sul do Monte Hermon.

A viúva era a mulher de Obadias, mordomo do rei Acabe. Obadias escondeu 100 profetas numas covas e os sustentou com pão e água. Porque Jezabel, mulher de Acabe, queria matá-los. A dívida que Obadias fez foi para alimentar os 100 profetas nas covas.

A história da mulher sunamita, cujo único filho havia morrido (2 Reis 4:20-26), relata que apesar de profundamente angustiada, quando lhe perguntaram: “Vai tudo bem…?”, a resposta foi: “Tudo bem” (v. 26).

Ter compaixão faz bem, o indivíduo que se coloca em uma postura de agir pelo bem-estar do outro se torna mais realizado. Como mencionamos acima, vai além da empatia, a compaixão se caracteriza pelo desejo de aliviar o sofrimento do outro.