Qual era a causa da viúva de Lucas 18?

Perguntado por: nmagalhaes2 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.6 / 5 10 votos

Na mesma cidade havia também uma viúva. Essa mulher tinha uma causa a ser julgada e frequentemente se dirigia ao juiz rogando-lhe: “Faze-me justiça na causa que pleiteio contra meu adversário” (Lucas 18:X-). O juiz se negou a atender a viúva durante algum tempo.

Na história de Cristo, dentro da cidade desse juiz vivia uma viúva que tinha um problema. Ela amava a Deus, mas o problema era mais do que ela poderia suportar. Isso lhe causou uma grande preocupação, mesmo ela sendo independente e capaz de cuidar de si mesma.

Jesus conta a parábola do juiz injusto e a do fariseu e o publicano — Ele convida as crianças a se achegarem a Ele e ensina como alcançamos a vida eterna — Ele fala de Sua morte e ressurreição que se aproximam e concede visão a um homem cego.

Mulher a quem morreu o cônjuge e que não contraiu novas núpcias.

A viúva era a mulher de Obadias, mordomo do rei Acabe. Obadias escondeu 100 profetas numas covas e os sustentou com pão e água. Porque Jezabel, mulher de Acabe, queria matá-los. A dívida que Obadias fez foi para alimentar os 100 profetas nas covas.

dízimo revela generosidade
E neste post vou explicar como é que a oferta da viúva pobre nos ensina que dinheiro também é um assunto espiritual. O dízimo nunca teve a ver com quantidade. A oferta em adoração a Deus nunca teve a ver com o quanto as pessoas possuem. Dízimo e oferta tem a ver com generosidade.

Na sociedade patriarcal, a elas somente era permitido sobreviver com amparo do esposo, do filho ou do pai. Por isso, tanto na Bíblia Hebraica como no Novo Testamento, elas, ao lado dos ór- fãos, compõem os representantes, por excelência, dos mais pobres e oprimidos. A necessidade básica é o sustento diário.

Isso porque naquele tempo, a viuvez, principalmente no caso da mulher, fazia com que sua condição econômica e social mudasse drasticamente em virtude do contexto social da sua época. Além da angústia, a mulher perdia a proteção legal do esposo que, normalmente, a colocava em situação de pobreza e penúria.

Uma viúva pobre deu duas moedas como oferta. Não era muito dinheiro, mas era todo o dinheiro que possuía. Jesus viu a viúva e contou aos discípulos o que ela fizera.

Quem foi a mulher que ficou viúva por apenas 3 horas? TikTok. Foi a mulher que ficou viúva por apenas três horas. Na Bíblia, o livro de Atos dos apóstolos.

Iníquo significa ruim. Na parábola, havia um homem ruim, que não tinha respeito por Deus nem pelas pessoas. Ele era juiz mas não estava interessado em fazer justiça. Na sua cidade também havia uma viúva, que vinha constantemente pedir justiça contra seu adversário (Lucas 18:2-3).

Lucas pretendia que seu evangelho fosse lido principalmente por um público gentio e ele apresentou Jesus Cristo como o Salvador tanto dos judeus como dos gentios.

(1) O propósito da parábola: que nós não desanimemos na oração. Então Jesus contou aos seus discípulos uma parábola, para mostrar-lhes que eles deviam orar sempre e nunca desanimar. a. Que eles deviam orar sempre: O homem foi criado com um instinto espiritual (Eclesiastes 3:11), então a oração vem de maneira natural.

As parábolas de Jesus, com seu caráter e sabedoria atemporais, são fundamentais para que exerçamos a prática de abrir nossa mente e coração às mensagens do Senhor, de modo que, cada um se permita desligar de tudo aquilo que o afasta da doutrina evangélica e do caminho de Deus.

Do latim vidua (la).

Viúvo é o homem cuja esposa morreu e não tornou a casar-se. Uma mulher cujo marido morreu designa-se por viúva (do termo latino vidua).