Qual era a capital do Brasil na época da proclamação da República?

Perguntado por: ioliveira . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 7 votos

cidade do Rio de Janeiro

Em 15 de novembro de 1889, há exatamente 133 anos, aconteceu na cidade do Rio de Janeiro, capital do Brasil à época, a Proclamação da República, fato histórico da jovem Nação Brasileira e mais uma vez, impulsionados pelos anseios da sociedade, militares participavam dos principais eventos.

Dom Pedro II, o imperador da época, pensava que o objetivo dos revolucionários era apenas substituir o Ministério. Na noite deste mesmo dia, o marechal assinou o manifesto proclamando a República no Brasil e instalando um governo provisório. Após 67 anos, a monarquia chegava ao fim, em 18 de novembro D.

Em 1889, no Rio de Janeiro, até então capital do pais, Marechal Deodoro da Fonseca liderou uma ofensiva que derrubou a Monarquia, na época, sob o comando do Imperador Dom Pedro II. Na mesma noite, o Marechal assinou um manifesto que deu início à República Federativa e Presidencialista no Brasil.

Fundada em 1549, Salvador (BA) se tornou a primeira capital do país por estar localizada em área de maior extração de pau-brasil e por ser a principal produtora de açúcar. A cidade também tinha como ponto forte a sua localização, que facilitava a exportação desses produtos para outros países.

Em 1763 a capital do Brasil foi transferida de Salvador para o Rio de Janeiro. Em 1960 a capital do Brasil passou a ser Brasília. Antes, foi o Rio de Janeiro. Mas a primeira capital foi Salvador.

"Digam ao povo que a República está feita." Foi a frase proferida pelo Marechal Deodoro da Fonseca, o primeiro presidente do Brasil.

A República, proclamada em um golpe no dia 15, havia determinado o exílio imediato dos Braganças, comunicado a eles por oficiais subalternos. O último imperador achou que teria tempo de acompanhar a missa dominical das 11h na igreja do Carmo, mas o medo de reações populares antecipou o plano do governo.

Dom Pedro II

Neste 5 de dezembro de 2021, completa-se 130 anos da morte de Dom Pedro II, o último imperador Brasil. Dom Pedro II esteve à frente do império por 49 anos, entre 1840 e 1889. Ele ficou conhecido como grande incentivador das artes, da educação e da ciência.

Luís Gastão de Orléans e Bragança
Luiz de Orléans e Bragança, este seria o Imperador do Brasil hoje se ainda fossemos uma Monarquia, ele é o atual chefe da Casa Imperial e conta com o auxílio de seu irmão D. Bertrand segundo na linha sucessória nessa tarefa.

Pedro I

Pedro I (09.01.1822 - 07.04.1831)

Assim, em 15 de novembro de 1889, o marechal Deodoro da Fonseca depôs a monarquia e proclamou a república no Brasil, colocando fim ao período imperial.

Período Imperial vai de 1822, com a independência do Brasil, até 1889, com a proclamação da República, e é dividido em três fases principais: o Primeiro Reinado (1822-1831), o Período Regencial (1831-1840) e o Segundo Reinado (1840-1889).

Marechal Deodoro da Fonseca

Marechal Deodoro da Fonseca liderou as tropas que destituíram d. Pedro II do trono brasileiro e proclamou a república em 15 de novembro de 1889. Por causa dessa liderança, Deodoro tornou-se o primeiro presidente do Brasil. Separação entre Estado e Igreja.

Após a tomada do poder pelos militares, Dom Pedro II e toda a família imperial foram exilados. Eles receberam um informe que deveriam deixar o Brasil e nunca mais retornar. A família real foi para Lisboa, mas também não foram bem-vindos lá e seguiram destinos diferentes.

O Brasil já teve 3 capitais: Salvador, Rio de Janeiro e Curitiba. A primeira capital brasileira foi Salvador, entre 1549 e 1763, e depois o Rio de Janeiro, de 1763 a 1960. Fato pouco conhecido é que a a cidade de Curitiba foi nomeada capital do Brasil por três dias, de 24 e 27 de março de 1969.

Segunda cidade mais antiga do país, Itanhaém comemora 480 anos de fundação. Itanhaém foi fundada em 22 de abril de 1532, sendo a segunda cidade mais antiga do Brasil.

Alguns historiadores falam que Cananeia foi o primeiro povoado do Brasil, mas para fins oficiais, este título é de São Vicente, que foi fundada em 1532 e é considerada a primeira cidade brasileira. Conhecer os 32 quilômetros do litoral capixaba já seria motivo suficiente para visitar Vila Velha.