Qual era a bandeira dos confederados?

Perguntado por: oespinosa4 . Última atualização: 19 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 11 votos

Conhecida como bandeira rebelde, Cruz Azul e bandeira da batalha, uma cruz azul coberta de estrelas sobre um campo vermelho era originalmente a bandeira usada pelo exército confederado sulista durante a Guerra Civil dos EUA.

Em 8 de fevereiro de 1861, os estados escravagistas do sul dos Estados Unidos decidem pela secessão, ou seja, por se separaram do país. Organizados sob o nome de Estados Confederados da América, a Geórgia, o Alabama, a Flórida, o Mississípi, a Luisiana, o Texas e a Carolina do Sul constituem uma república à parte.

O que significa colocar a bandeira dos EUA de cabeça para baixo? Hastear a bandeira ao contrário também é um código militar que significa que o território foi tomado pelo inimigo. Em outros contextos o ato é considerado deboche e desrespeito com a nação.

Significado de Confederados
O mesmo que: agregados, associados.

O grupo afirma não se tratar de um símbolo de ódio racial, mas de sua história e herança cultural. Em entrevista a jornalistas, Haley afirmou entender o argumento da organização, mas disse que, para muitas pessoas, a bandeira é um "símbolo profundamente ofensivo de uma opressão brutal".

Batalhas da Guerra de Secessão
A guerra foi sangrenta: yankees, como eram chamados os federalistas do Norte, e confederados enfrentaram-se em inúmeras batalhas. Os primeiros desejavam manter a união, enquanto os sulistas almejavam a independência.

Os legalistas da União no Norte, que também incluíam alguns estados geograficamente ocidentais e do sul, proclamaram apoio à Constituição, enfrentaram os secessionistas dos Estados Confederados do Sul, que defendiam os direitos dos estados em manter a escravidão.

Jefferson Finis Davis

Jefferson Finis Davis (Fairview, 3 de junho de 1808 – Nova Orleans, 6 de dezembro de 1889) foi um estadista norte-americano e Presidente dos Estados Confederados da América durante a Guerra Civil Americana.

Derrota dos confederados
A longo dos anos do conflito, os sulistas foram sendo derrotados como consequência da falta de apoio estrangeiro e de um embargo marítimo imposto pelos nortistas, que impediu a entrada de mercadorias no Sul.

No grupo V dos uniformes da Marinha estão as andainas brancas, tradicionalmente usadas em formaturas. Repare que, assim como no 4.3, os marinheiros usam um lenço em volta do pescoço. Essa peça do uniforme remonta aos antigos galeões de vela.

Sua função era proteger o navio contra abordagem inimiga, mas também evitar motins a bordo e dar proteção aos oficiais, já que o uniforme servia para distingui-los do resto da tripulação.

No lugar do azul, os cabos e soldados Fuzileiros Navais utilizam uma dólmã vermelha.

A bandeira americana nunca pode dar a impressão de estar recuando, e é por isso que ela sempre aparece invertida no uniforme dos soldados americanos e em carros oficiais. As estrelas, ou estados, vão sempre na frente, abrindo o caminho.

A Estátua da Liberdade, a Casa Branca, o Pentágono e o Capitólio são alguns dos símbolos do poder americano. No dia 04 de julho de 1776, foi lida a Declaração de Independência dos Estados Unidos da América (EUA).

Em geral, bandeira de cabeça para baixo possui significado coletivo. A tradição diz que hastear uma Bandeira Nacional de cabeça para baixo indica uma situação grave. Existem várias versões a esse respeito. A primeira indica que é uma forma de declarar a rendição perante uma força militar estrangeira.

Visa o congraçamento dos descendentes, seus familiares e amigos, e também a angariação de fundos para a preservação do Cemitério e suas dependências”, disse Léo Padoveze. Durante o evento há a apresentação das bandeiras confederadas, danças típicas e relatos das histórias dos sulistas.

Os Sistemas Confederados (ou Confederações) são aqueles em que os Estados-Membros são politicamente mais fortes do que o governo central, que é um mero coordenador de esforços.