Qual era a Arche de Tales de Mileto?

Perguntado por: ohernandes . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.8 / 5 9 votos

A água é o elemento a que Tales de Mileto atribuiu a geração de tudo o que existe, o arché. Com base em suas observações empíricas, o filósofo constatou que todos os elementos que constituíam a natureza (ao menos aqueles a que ele tinha alcance) eram compostos, em maior ou menor proporção, de água.

Demócrito foi o último dos pré-socráticos. Ele e seu mestre, Leucipo, apresentaram uma teoria cosmológica que definia como princípio de tudo (arché) o que eles chamaram de átomos (aquilo que não pode ser dividido).

Arché Como ocorreu na Filosofia de outros pensadores pré-socráticos, o propósito da Filosofia de Anaxágoras era encontrar a origem ou o elemento original de todo o universo, sem recorrer às cosmogonias mitológicas.

Assim como os outros pensadores do período pré-socrático, Tales buscava compreender qual é verdadeira origem do Universo, refutando a mitologia grega, que apresentava narrativas originárias que explicavam de maneira fantasiosa o modo como o Universo tinha sido formado.

Projeção gnomônica

Projeção Central ou Gnomônica é a projeção de uma esfera sobre um plano tangente a partir do seu centro. A projeção de gnomônica utiliza como superfície de projeção um plano tangente à superfície da Terra, no qual os pontos são projetados geometricamente, a partir do centro da Terra.

O arché é um termo fundamental na linguagem dos filósofos pré-socráticos, dado que é caracterizado pela procura da substância inicial de onde tudo deriva e é também a ideia mais antiga na filosofia, já que se tornou no ponto de passagem do pensamento mítico para o pensamento racional.

Para Tales, o elemento básico, a partir do qual se tinha formado toda a matéria do Universo, era a água. Um dia, pensava ele, seriam descobertas leis que permitiriam compreender como a água era a origem de todas as coisas.

Segundo Nietzsche Tales de Mileto foi o primeiro a afirmar a Unidade das coisas. "A Filosofia grega parece começar com uma ideia absurda, com a proposição: a água é a origem e a matriz de todas as coisas.

Pitágoras de Samos considerou o número como sendo a arché de todas as coisas. Daí deriva a harmonia da natureza, feita à imagem da harmonia dos números.

Resposta verificada por especialistas
A "arché" para a filosofia socrática consiste no ser humano e na sua ética social.

A partir de seus pressupostos - panta rei e a guerra entre os contrários -, Heráclito definiu uma arché, um princípio que está em todas as coisas desde a sua origem: o fogo.

Anaximandro de Mileto foi um filósofo, astrônomo e geógrafo grego. Foi discípulo de Tales e afirmou que a origem de todo Universo estava no que ele chamou de “ápeiron”. O filósofo Anaximandro de Mileto foi, provavelmente, o segundo filósofo da tradição ocidental e o segundo da escola jônica.

Anaximandro acreditava que o sol agia sobre a água e gerava os seres, e estes, depois se dirigiram para a terra e conforme se desenvolviam ia se tornando mais elaborados. O filósofo esteve também envolvido com a vida política de Mileto, sendo enviado como líder para uma de suas colônias.

Tales de Mileto

Tales de Mileto é considerado o primeiro filósofo, o pai da filosofia. É dele a organização do primeiro movimento filosófico, a Escola de Mileto ou Escola Jônica.

O teorema de Tales é uma importante ferramenta para geometria, pois auxilia no cálculo de distâncias inacessíveis e nas relações de semelhança de triângulos.

A filosofia nasceu na Grécia antiga, no início do século VI a.C. Tales de Mileto é reconhecido como o primeiro filósofo, apesar disso, foi outro filósofo, Pitágoras, que cunhou o termo "filosofia", uma junção das palavras "philos" (amor) e "sophia" (conhecimento), que significa "amor ao conhecimento".