Qual era a ameaça que Getúlio Vargas alegava ser perigosa ao Brasil?

Perguntado por: earruda . Última atualização: 26 de maio de 2023
4.8 / 5 12 votos

Neste contexto, Getúlio Vargas recorreu insistentemente à teoria da ameaça comunista para consolidar seu poder e legitimá-lo diante da população.

De acordo com o levantamento, 52% dos entrevistados acreditam na possibilidade do Brasil se tornar comunista, sendo 33% totalmente e 19% parcialmente, enquanto 42% discordam – 30% totalmente e 12% em parte; 7% não sabem ou não concordam nem discordam.

O Plano Cohen foi uma suposta ameaça de tomada de poder pelos comunistas e foi usado por Vargas como justificativa para o golpe do Estado Novo, em 10 novembro de 1937. Ouça o texto abaixo em aúdio!

Ameaça comunista no Brasil é uma teoria conspiratória que expressa a crença de que o país já correu, ou ainda corre, o perigo iminente de virar um Estado comunista, seja através de uma revolução, seja através da conversão ideológica.

A radicalização da política brasileira foi utilizada por Getúlio Vargas como argumento para que ele tomasse medidas autoritárias. Em novembro de 1935, os comunistas da ANL deram início a um levante armado que ficou conhecido como Intentona Comunista.

De acordo com teoria marxista, a ditadura do proletariado é o que se coloca entre o capitalismo e o comunismo. A ditadura do proletariado é um estado democrático caracterizado pela existência de organismos de governo de classe, onde toda autoridade pública é eleita e revogada por sufrágio universal.

No Brasil, a Guerra Fria também trouxe consequências marcantes. Uma delas foi o rompimento de relações diretas com a URSS e, consequentemente, o aumento da dependência com os Estados Unidos. Além disso, durante esse período, ocorria em nosso país a Ditadura Militar.

Todo cidadão ou cidadã que é acusado de cometer um crime tem direito à defesa e ao contraditório. Ou seja, deve poder apresentar provas, indicar testemunhas e utilizar todos os recursos previstos em lei para se defender dessa acusação.

Criminalização. Na Hungria, Letônia, Indonésia, Polônia, Ucrânia, Lituânia, Geórgia e Moldávia os símbolos comunistas foram banidos, e sua exibição em público para fins não educacionais é considerado uma ofensa criminal.

“Existem 5 países comunistas no mundo atual. China, Vietnã, Laos, Coreia do Norte e Cuba”, disse, em entrevista ao G1. A manutenção dos sistemas ligados ao comunismo, entretanto, passou por diferentes processos de adaptação para sobreviver às duas últimas décadas.

O movimento foi influenciado desde o fim do século XIX pela chegada de ideias anarquistas no Brasil chegando ao auge com a greve geral de 1917, depois cresceu com a fundação do Partido Comunista - Seção Brasileira da Internacional Comunista (PCB) em 1922.

Tortura e assassinatos políticos faziam parte da rotina da repressão policial, sobretudo após o golpe do Estado Novo, em 1937. Não podem ser quantificados porque os registros foram destruídos a tempo, mas as revoltas armadas do período deixaram um saldo reduzido de baixas.

Principais realizações do governo Vargas:
- Criou e implantou vários direitos trabalhistas, entre eles, o salário mínimo, Consolidação das Leis do Trabalho, semana de trabalho de 48 horas, Carteira profissional e férias remuneradas.

Dois dos principais acontecimentos na Era Vargas foram a Consolidação das Leis Trabalhistas e a censura impingida na mídia e na arte. Após a II Guerra Mundial, o cenário político, civil e os militares pressionaram Vargas para renunciar.