Qual era a altura dos gladiadores?

Perguntado por: ateixeira . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.6 / 5 13 votos

Geralmente, estes guerreiros tinham idade entre 20 e 30 anos, estatura média inferior aos 1,70 metros e estavam acima do peso. Além disso, as lutas não eram marcadas por aquele espetáculo de sangue muitas vezes descrito por algumas obras ficcionais.

Spartacus

Spartacus. Talvez o gladiador mais famoso de todos tenha sido Spartacus.

Alguns gladiadores eram criminosos, ou prisioneiros de guerra, condenados a morrerem em combate, mas a maioria eram lutadores profissionais, como futebolistas ou pugilistas da Antiguidade. Alguns tinham famílias à sua espera fora da arena.

Naqueles tempos, a altura média de um romano era 1,60m! O próprio Cesar e era considerado alto para os padrões da época, e ele não tinha 1,70m. Soldado romano de altura média 1,72m só se fosse de origem galesa ou mais ainda germânica.

Estima-se que cerca de 1 milhão de animais morreram na arena e cerca de 400.000 gladiadores lutaram até a morte. Durante certos jogos ou eventos realizados pelos imperadores, até 10.000 animais eram mortos em um dia.

Espártaco (ou Spartacus) foi um famoso escravo que viveu entre a civilização romana e contra ela se rebelou, comandando uma revolta que agrupou cerca de 70 mil escravos. Durante três anos, entre 73 e 71 a.C., Espártaco e seus seguidores enfrentaram várias legiões do exército romano, vencendo-as em vários momentos.

À frente dos revoltosos estava um ex-gladiador, um gênio militar nato, apesar da origem aparentemente humilde. Seu nome era Espártaco.

Espártaco: Nome de um gladiador que chefiou uma revolta contra Roma. Indica uma pessoa sempre pronta a intervir a favor de quem sofre uma injustiça. Sua maior preocupação é preservar, a todo custo, a própria independência, pois acredita que só assim consegue o sucesso.

De acordo com a narrativa, Espártaco teria sido inicialmente ferido na coxa, em meio à luta, e mantido em posição ofensiva de joelhos, guerreando até o final. Rapidamente, foi assassinado com uma lança, junto aos seus partidários. No final, 36 mil escravos foram mortos numa demonstração de poder completo de Roma.

Dentro do complexo murado de 11 mil metros quadrados na Áustrio, os gladiadores treinavam durante todo o ano para o combate em um anfiteatro público nas proximidades.

A revolta terminou como assassinato de Espártaco. Após muitos séculos de lutas de gladiadores, o cristianismo baniu esses combates com a proibição oficial do imperador Constantino I, em 325. As lutas, contudo, continuaram por mais um século na irregularidade.

Além do shake, a dieta dos gladiadores consistia em grãos e vegetais. A carne era raramente consumida, já que eram tratados como escravos. Mas, quanto à forma física, esqueça abdominais rasgados dos filmes.

A história contada no filme é uma ficção cuja composição concentra em poucos atores os diversos elementos e indivíduos que coexistiram na mesma época. No ciberépico, os roteiristas editam os personagens. Marco Aurélio, Cômodo e Lucila existiram de verdade; os demais personagens, inclusive Maximus, são fictícios.

Durante os tempos da república, a maioria dos gladiadores usavam armaduras semelhantes às do exército, ou seja, Lorica Hamata (malha) ou Lorica Squamata (escamas), e não havia grande variedade de combatentes.

O homem brasileiro tem, em média, 1,73m, e a mulher, 1,60m. Ambos registraram o mesmo crescimento desde 1914: 8,6 cm. Para homens, o Brasil é o 68º colocado em altura entre os países pesquisados - fica acima de nações como Portugal, México e Chile, e abaixo de Romênia, Argentina e Jamaica.

O exército romano era constituído por legiões, formadas por efetivos de cerca de 5 a 6 mil homens. Havia ainda uma cavalaria de cerca de 120 cavaleiros e uma forte artilharia composta de balistas, bestas e onagros, armas de guerra que serviam para arremessar pedras, flechas e dardos.

Romanos 8:38-39 Versículo Bíblico.