Qual era a afinação usada por Tião Carreiro?

Perguntado por: lporto . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.4 / 5 19 votos

Em seu LP que tem por título É isto que o Povo Quer, Tião Carreiro com sua viola afinada segundo o modo cebolão (uma das vinte e tantas afinações conhecidas da viola), oferece um verdadeiro espetáculo de criação, executando nada menos de 28 músicas, algumas reunidas em pot-pourris que denomina “seleção de pagodes”.

Alguns violeiros conhecidos que utilizam a afinação Rio abaixo são: Renato Andrade, e Almir Sater.

Cebolão

As afinações da viola caipira possuem nomes que as identifica. As mais conhecidas são: Cebolão (que pode ser em ré ou em mi maior), Rio Acima e Rio Abaixo são outras duas afinações usadas e Boiadeira. Há ainda a afinação Paraguaçu, muito usada pelos repentistas do nordeste do Brasil.

Cebolão é um tipo de afinação utilizada na viola caipira, sendo uma das afinações mais comuns no Brasil, seguida pela afinação Rio Abaixo. Seu nome é uma alusão às mulheres que, segundo dito popular, chorariam "como se estivessem cortando cebola" ao ouvir um instrumento afinado desta maneira.

A afinação drop D, também conhecida como dropped D ou drop-D, é uma afinação de guitarra e baixo onde a corda mais grave (mi) é afinada um tom abaixo da afinação padrão (EADGBE), em ré. Ela pode ser representada, da corda mais grave para a mais aguda, como DADGBE ou no baixo como DADG.

A viola caipira é um instrumento que oferece certa complexidade e que, por isso, demanda bastante dedicação. Quando estiver desanimado ou sem motivação para treinar um pouco mais, pense que, com afinco, você poderá se tornar um bom violeiro.

O violão tem seis cordas, a viola normalmente tem dez, quase sempre agrupadas em pares, 1.

Almir Sater tornou-se um dos responsáveis pelo resgate da viola de 10 cordas, na qual acrescenta um toque mais sofisticado, executando estilos como blues e rock, embalados por essa pegada do folk. Além da viola, o artista tem outros talentos. Já interpretou papeis em novelas, como “Pantanal” e “Ana Raio e Zé Trovão”.

A história da afinação padrão
Esse padrão surgiu no século XVIII, quando os primeiros instrumentos de 6 cordas foram inventados. No entanto, de acordo com estudiosos, a afinação Standard nasceu há mais de 500 anos, com a chitarra italiana, instrumento de 5 cordas que usava a afinação A – D – G – B – E.

José de Anchieta

A viola chegou ao Brasil pelas mãos dos jesuítas, que tocavam o instrumento para encantar os indígenas, especialmente os curumins. Um dos seus mais famosos tocadores dessa época foi José de Anchieta. Logo, o instrumento se interiorizou, e nas mãos dos trabalhadores do campo, ganhou o nome de viola caipira.

Timbre da viola
A Viola de arco é o instrumento que mais se assemelha com a voz humana, seu timbre faz a voz Contralto, enquanto o violino faz a voz Soprano, o Violoncelo a voz Tenor e o Contrabaixo a voz Baixo.

Afinação no banjo
Começando das cordas de baixo para cima, a afinação padrão do banjo é re-si-sol-re-sol(DBGDG). A afinação das cordas do banjo lembra bastante a afinação padrão do violão, sendo que a primeira e a última corda estão afinadas um tom abaixo.

Hoje em dia a afinação padrão utilizada é 440hz, mas nem sempre foi assim. Antigamente usava-se a afinação em 432hz, conhecida como Lá de Verdi e que por estar em harmonia com o universo seria a afinação perfeita.

A ordem das cordas é E-B-G-D-A-E, ou seja, mi-si-sol-ré-lá-mi. O primeiro “mi” é a corda mais fina do violão, a corda de baixo, e muitas vezes acontece o equívoco de se numerar de maneira contrária, chamando a sexta corda, a mais grossa, de primeira.

Quais são as afinações tradicionais?

  • 4 cordas – E – A – D – G. Os nomes das cordas do baixo de 4 cordas são as notas: E – A – D – G. ...
  • 5 cordas – B – E – A – D – G ou E – A – D – G – C. A afinação de baixo 5 cordas pode ser de duas formas. ...
  • 6 cordas – B – E – A – D – G – C. ...
  • 8 cordas – E – A – D – G. ...
  • 12 cordas – E – A – D – G.

AFINAÇÃO PADRÃO DE UM BAIXO
Se você tiver tocando um baixo tradicional, você perceberá que ele possui apenas 4 cordas. A afinação padrão para este tipo de baixo é E, A, D, G (as mesmas que as notas mais graves de uma guitarra tradicional, só que uma oitava abaixo).

440 Hz

Diapasão normal ou digital
A frequência fixada deste equipamento é de 440 Hz (nota Lá). O diapasão de sopro emite as notas de todas as cordas do violão. Já o diapasão normal possui duas hastes de metal que vibram também em 440 Hz.

A Viola não é instrumento de dificil para quem é iniciante, ela acaba sendo até mesmo mais fácil que violão em muitos aspectos.

Quanto tempo demora para aprender a tocar viola? Aproximadamente em 1 mês e meio a 2 meses, é tempo que você levará para tocar sua primeira música.