Qual época para plantar pimentão?

Perguntado por: mramos . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.8 / 5 3 votos

Qual é a melhor época do ano para plantar pimentão? Você deve plantar pimentão preferencialmente no segundo semestre do ano, entre os meses de agosto e setembro. No entanto, se morar em um local com temperatura ambiente entre 21 e 27º C durante o ano, pode plantá-lo em qualquer época.

Como típica planta tropical, o pimentão gosta de altas temperaturas. Sendo assim, a temperatura ótima para o cultivo de pimentão varia de 15°C a 25°C. Onde o inverno é ameno o plantio pode ser feito o ano todo, mas o pimentão não tolera frio nem geadas.

tomate: as plantas companheiras do tomate podem ser alface, cebola, aipo, salsa, hortelã, manjericão, dentre outras; pimentão: boas plantas companheiras do pimentão podem ser alface ou chicória.

O pé de pimentão tem pouco tempo de vida, por isso a plantação de pimentão tem mais de um pé. Eles costumam produzir frutos nos meses de outono. Se forem bem cuidados, entre 120 e 130 dias após o plantio das sementes, estarão prontos para a colheita, que dura entre 90 e 120 dias.

A melhor época para plantio de tomate está se aproximando. Pois, de acordo com especialistas, em São Paulo, no Centro-Oeste e em Minas Gerais, fevereiro é o mês mais indicado para plantar a fruta. Ainda, segundo pesquisas, na Região Nordeste a plantação deve ser feita entre março e junho.

Em geral, são usadas formulações de adubos químicos (NPK 4-14-8, 4-16-8, 4-30-12) e, em cobertura, adubos ricos em nitrogênio, como ureia, sulfato de amônia e ainda formulações de NPK 20-00-20 e 10-10-10.

Quantas vezes um pé de pimentão produz? O pé de pimentão dura 1 ano e produz seus frutos no outono. Estará pronto para a colheita após 120 a 130 dias de sua semeadura. O tempo de colheita dura entre 90 a 120 dias.

PRODUÇÃO - de 100 a 110 dias após a semeadura pode se iniciar a colheita, a qual se estende por quatro a cinco meses, com produtividade média de 35 a 40 toneladas por hectare. Em estufas, a colheita demora um pouco mais, até 9 meses. Porém, a produtividade média sobe para até 150 toneladas por hectare.

  1. Separe os itens necessários. ...
  2. Corte o pimentão no meio e selecione as sementes. ...
  3. Plante-as em substrato leve e fértil a 1 cm de profundidade. ...
  4. Transporte as mudas crescidas para o recipiente definitivo. ...
  5. Mantenha os cuidados básicos e avalie se é preciso tutorar. ...
  6. Em cerca de 4 meses, colha os primeiros frutos!

de 1,1 L h-1 e são espaçados a cada 0,20 m.

Os espaçamentos de plantio mais utilizados são de 100-120 cm entre linhas simples e 40-50 cm entre plantas.

A falta de adubo ou de balanço nutricional é outro motivo para a pimenteira estar sem frutos, pois o florescimento e o sucesso de pegamento dependem de adubação equilibrada.

O pimentão gosta de água, principalmente no período de floração e desenvolvimento de frutos. A falta de água pode causar podridão apical dos frutos, devido à deficiência de cálcio. Contudo, cuidado com o excesso de regas, que pode aumentar o risco de doenças foliares e tornar o solo prejudicial para o plantio.

Os solos utilizados para o cultivo de pimenta devem ser profundos, leves, drenados (com bom escoamento de água, não sujeitos a encharcamento), preferencialmente férteis, com pH entre 5,5 a 7,0.

um ano

Ao contrário das irmãs pimentas, o pé de pimentão dura apenas um ano. Pode ser plantado em quase qualquer época, exceto durante o outono, quando produz seus frutos – que nascem verdes e podem ser colhidos precocemente ou deixados amadurecendo, quando então se tornam vermelhos ou amarelos.

Cultivando pimentão: o plantio das mudas
Em cada vaso, coloque uma muda. Preencha o restante do vaso com terra e regue, deixando-o em um local que receba bastante luz solar direta. O pimentão precisa de pelo menos 4 horas de sol todos os dias.

As folhas e as flores de quase todas as pimenteiras são comestíveis.

A maioria das cultivares plantadas no Brasil é colhida com aproximadamente 110 a 120 dias após a germinação ou 90 a 100 dias do transplante (Figura 1). Fig. 1 - Cultura em ponto de colheita.

Deite 2-3 aspirinas no buraco onde for plantar o tomateiro – podem ser inteiras ou partidas aos bocadinhos. Esta prática estimula o sistema imunitário da planta, mantém afastadas doenças como a ferrugem e também ajuda a produzir mais frutos. Também pode pulverizar as plantas com as aspirinas diluídas em água.

A pouca luminosidade prolonga a fase vegetativa do tomateiro, retardando a produção. Por outro lado, alta luminosidade antecipa o início da frutificação. A planta não é afetada, significativamente, pelo comprimento do dia, produzindo bem tanto em épocas com dias curtos como longos. Assim, o fruto floresce o ano todo.