Qual época do ano o cabelo cai mais?

Perguntado por: agomes . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.1 / 5 17 votos

outono

Nas duas pesquisas, o outono foi a estação com maior queda de cabelos. Assim, esses resultados além de sugerirem haver relação entre queda de cabelo e estações do ano, eles concordam de que o fim do verão e outono seja o período de maior queda de cabelos.

Quando ocorre rarefação dos fios, ou seja, o couro cabeludo começa a ficar visível e também quando a queda é tão intensa a ponto de visualizarmos cabelo já no travesseiro pela manhã, são considerados sinais para uma investigação com um profissional da área.

Alterações da tireoide, anemia, estresse e falta de vitamina D são causas comuns de queda de cabelo fora do normal. O sintoma torna necessário investigar a causa do problema, que pode ter origem em uma doença do cabelo, do couro cabeludo ou ser uma questão de saúde que exerça influência nos fios.

Uma pessoa considerada saudável perde de 50 a 200 fios de cabelo por dia. Existem épocas do ano em que o cabelo cai menos e existem estações em que existe uma queda um pouquinho mais acentuada, como ocorre entre o final do verão e o início do outono.

A deficiência de vitaminas, como a vitamina D, vitamina B12 e ferro, pode levar à queda de cabelos. Essas vitaminas são importantes para a saúde do cabelo, pois ajudam a fortalecer as raízes e promover o crescimento saudável dos fios.

5 vitaminas e nutrientes essenciais para queda de cabelo feminino

  • Biotina. O uso da biotina para revigorar a saúde dos fios já foi amplamente relatado em estudos. ...
  • Vitamina C. ...
  • Vitamina D. ...
  • Zinco. ...
  • Metilsulfonilmetano (MSM)

Conheça 8 alimentos que vão te ajudar a fortalecer o seu corpo e couro cabeludo!

  1. Cenoura. Um alimento versátil, a cenoura traz duas opções de nutrientes excelentes para quem quer combater a queda de cabelo. ...
  2. Salmão. ...
  3. Laranja. ...
  4. Aveia. ...
  5. Vinagre de maçã ...
  6. Frutas vermelhas. ...
  7. Espinafre. ...
  8. Castanha-do-Pará

Em geral, a queda de cabelo por estresse manifesta-se cerca de três meses após o evento estressor ou o pico de cortisol no organismo. Também é comum que esse quadro, quando os níveis de estresse retornam ao normal, melhore naturalmente em cerca de seis meses.

Algumas práticas no banho podem favorecer a queda de cabelo de uma forma geral, sem nenhuma doença específica relacionada: água muito quente, fricção muito intensa e produtos utilizados na limpeza com composição inadequada.

Como saber se a queda é normal? Como o cabelo está sempre se renovando, é normal que alguns fios se soltem quando você lava, penteia ou simplesmente passa a mão pelo cabelo. Isso acontece porque os fios têm um ciclo de vida e, depois de algum tempo, eles caem para dar espaço para novos fios crescerem.

O ideal é higienizá-lo pelo menos 1 vez na semana. Para um cabelo saudável, com bom crescimento, é fundamental cuidar bem do couro cabeludo, pois tudo começa por ali! Equilíbrio é tudo na vida! Por isso, lavar o cabelo de 3 a 4 vezes na semana é o cenário ideal.

Tônico capilar Phytoervas Bétula Natural
Esse tônico pode ser usado em todos os tipos de cabelo como prevenção, mas é indicado principalmente para quem está em tratamento contra a queda. O produto também deve ser aplicado após a higienização e retirada do excesso de água dos fios.

A queda de cabelo por estresse é reversível? A queda de cabelo por estresse é chamada de Eflúvio Telógeno. E a parte boa é que ela é uma queda passageira, pois quando esse sentimento passa, os cabelos voltam a crescer. O início da queda capilar, normalmente, é após três meses do começo do estresse.

A relação entre estresse e queda de cabelo também tem características específicas e que podem ser identificadas por quem sofre com o problema. “No geral, a queda de cabelo por estresse ocorre de forma intensa e rápida, envolvendo o couro cabeludo como um todo”, explica a especialista.

Então, aqui vai outra dica: os fios novos tendem a ser mais macios, à medida que os danificados são mais ásperos. O novo crescimento também parece mais fino do que o cabelo quebrado, pois ele cresce em locais mais aleatórios.