Qual enzima ativa o ATP?

Perguntado por: vassis . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.5 / 5 10 votos

Esta reação utiliza uma quantidade considerável de energia, em média, 7,3 kcal/mol. Essa reação ocorre com a ajuda da enzima específica, chamada de Adenosina Trifosfatase (ATPase). A ligação do ATP com o fosfato é reversível.

A enzima que catalisa a reação de conversão é chamada de piruvato desidrogenase. ATP e NADH tornam essa enzima menos ativa, enquanto o ADP a torna mais ativa.

Um dos principais locais de produção de ATP são as mitocôndrias, organelas presentes nos organismos eucarióticos, responsáveis pela produção de energia.

À medida que a ATP sintase transforma a energia, ela catalisa a adição de um fosfato ao ADP, capturando a energia do gradiente de prótons na forma de ATP.

Para formar o ATP as células recorrem à fermentação ou a respiração celular. Existem dois tipos de fermentação, ambas produzem apenas 2 moléculas de ATP e geralmente ocorrem em microrganismos (bactérias e fungos). Porém, a fermentação também ocorre em células humanas, como as musculares (fermentação láctica).

Durma bastante. A pesquisa sugere que um sono de qualidade pode aumentar os níveis de ATP. Os níveis de ATP aumentam nas primeiras horas do sono, especialmente nas principais regiões do cérebro que ficam ativas durante as horas de vigília. Se você não consegue dormir por causa de insônia, tente dormir menos.

- A mitocôndria é responsável pela síntese de quase todo o ATP necessário à manutenção da estrutura e função celular. O (respiração mitocondrial) e a energia livre resultante é utilizada para a síntese de ATP (fosforilação oxidativa).

A última etapa da respiração celular é a fosforilação oxidativa, sendo essa etapa a maior produtora de ATP.

ATP (adenosina trifosfato) é uma importante molécula formada por adenosina e fosfato que funciona como fonte de energia para a célula realizar seus processos celulares. Adenosina trifosfato, o famoso ATP, é uma molécula que funciona como fonte de energia para a realização da maioria dos processos celulares.

O metabolismo pode ser dividido em: Anabolismo: Reações químicas que permitem a formação de moléculas mais complexas. São reações de síntese. Catabolismo: Reações químicas para a degradação de moléculas.
...
Saiba mais, leia também:

  • Metabolismo.
  • Anabolismo e Catabolismo.
  • Metabolismo Celular.
  • Reações químicas.
  • Bioquímica.
  • ATP.

Algumas enzimas precisam ser ativadas por outras moléculas, chamadas de cofatores quando são íons inorgânicos e de coenzimas quando são moléculas orgânicas, como as vitaminas. Esses ativadores enzimáticos agem alterando a conformação protéica, de modo que o sítio ativo tenha afinidade pelo substrato a se ligar.

A função da mitocôndria de gerar energia ocorre através do processo conhecido como respiração celular. O processo consiste em oxidar moléculas - geralmente derivadas da glicose presente no citoplasma - e converter a energia gerada dessa oxidação para a formação de moléculas carreadoras de energia, como o ATP.

Tanto NADH como FADH2 estão envolvidos no processo de respiração celular. A glicólise e o ciclo de Krebs são dois caminhos metabólicos que levam a fabricação de ATP. O NADH é um produto desses dois processos, enquanto o FADH2 é produto do ciclo de Krebs apenas.

Uma molécula de ATP consiste em:

  • Uma base nitrogenada adenina;
  • Uma ribose (carboidrato);
  • Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) Três grupos fosfato.

Cafeína mantém você acordado ao bloquear a adenosina, uma Page 14 13 substância cerebral que ajuda a dormir. Para alguns uma xícara de café de manhã pode significar uma noite de insônia. A cafeína também é diurética e tomada a noite pode levar a interromper o sono para urinar.

Continuar lendo Onde a enzima age?