Qual entidade usa tudo preto?

Perguntado por: amesquita3 . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.8 / 5 4 votos

Exu Capa Preta, também conhecido como Exu Capa Preta das Almas, é um dos maiores símbolos da Umbanda. Embora muito temido pelos seres humanos, essa entidade traz consigo uma grande sabedoria, além de um desejo enorme de ajudar as pessoas em suas mais diversas questões.

Conhecido como o “homem da capa preta”, em referência a capa que usava, e que escondia a metralhadora que usualmente carregava — a Lurdinha[3], Tenório nasceu no Alagoas, em área do município de Palmeira dos Índios, em 27 de setembro de 1906[4].

A COR DE EXU: O BRANCO, O PRETO E A PRIMAVERA.

Os exus mais evoluídos são chamados de "exus cabeças de legião", e comandam uma legião espiritual. São eles: Exu Lalu - serventia direta de Oxalá. Exu Tiriri - serventia direta de Ogum.

É o responsável por conduzir as almas dos falecidos para o plano espiritual, atuando como um "policial" do mundo dos mortos. Costuma ser confundido com outros Exus, como João Caveira, Tata Caveira e Exu Caveirinha.

Ali começa a nova vida na espiritualidade da nossa querida Pomba Gira MENINA, neta do senhor Exu Capa Preta.

A saudação aos exus e pombajiras é "laroiê". Significa algo como "salve o mensageiro".

Ogum, no sincretismo religioso conhecido como São Jorge, São Sebastião e até mesmo em algumas regiões, como Santo Antônio, é o orixá guerreiro. “É nosso protetor na guerra do dia-a-dia para defender o pão, nos guardar das violências e dos ataques”, explica Pai Ricardo, da Casa Pai Jacob do Oriente.

O orixá Exu é uma das entidades da religiosidade afro-brasileira cercada por um acalorado debate teológico. Para alguns, ele é compreendido como uma entidade desprovida de valores morais que pode fazer o bem ou o mal desde que seja previamente recompensado.

De acordo com essa ideia, os filhos de Exu normalmente são pessoas que tem como características mais notáveis: alegria, intensidade, carisma, senso de justiça, sensualidade e muita paixão pela vida.

Exu Caveira: De padre a guardião da Calunda.

A maioria delas prefere vestir-se com vermelho e preto, mas existem casos de entidades que gostam de outras cores, como é o caso da Pombagira Dama da Noite que veste amarelo ou dourado e preto.

Características. Observa-se uma predileção das cores branca e preta nas vestes para Tranca Rua das Almas, porém há outras configurações, como branca e roxa e até mesmo preta e roxa. Costuma usar capa, cartola, punhal, bengala ou cetro.

Seu símbolo é a espada e suas cores são o vermelho (na umbanda), o azul, o branco e o verde (no candomblé). No sincretismo das religiões afro-brasileiras, Ogum é associado a São Jorge, o cultuado Santo Guerreiro da religião católica.