Qual entidade gosta de pinga?

Perguntado por: sgomes5 . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.8 / 5 6 votos

São Benedito padroeiro da cachaça no sincretismo é orixá Ossain. O mistério que ronda a existência do Orixá Ossain é o que o relaciona sincreticamente com a figura católica de São Benedito, protetor dos escravos e afrodescendentes.

Cada um deles tem sua bebida e comida preferida, indo desde a já famosa farofa, cachaça e a cerveja, até vinhos e uísques refinados. Velas, charutos ou cigarros são sempre bem-vindos. Para as Pombagiras, itens mais delicados agradam mais, como brincos, pulseiras, colares, perfumes, rosas, champanhe, anis, vinho rosé.

E dessa forma, a cachaça passou a ser utilizado em oferendas nas religiões africanas, principalmente no Candomblé, como um pedido de proteção aos Orixás.

exu caveira gargalha enquanto brinda a nossa ordinary bitter, uma cerveja clara, de corpo e teor alcoólico baixos. uma cerveja leve e refrescante, sem perder o sabor que deve ter. no aroma, biscoito e suaves notas herbais e terrosas. na boca, uma cerveja leve que vai pedir um segundo brinde.

Flores de todas as espécies, cerveja escura, vinho doce e licor de ambrosia são de seu gosto também. Os melhores locais para as homenagens a Xangô são montanhas, cachoeiras ou pedreiras.

anis

Seu sabor vigoroso e delicioso aroma, vem da legendária planta egípcia chamada anis. É um dos mais doces e dos mais antigos licores conhecidos. Bebidas geralmente muito utilizada por Pombo-Giras em giras de Umbanda e Candomblé.

Frutas como pêra, maçã verde, melão e araçá branco, e bebidas como champanhe e água mineral também são alimentos que podem ser oferecidos. Segundo o livro Awo, o mistério dos Orixás, escrito por Gisèle Omindarewá Cossard, dois pratos específicos podem ser feitos para a Iemanjá.

Segundo a crença, as suas oferendas preferidas são o champanhe, o vinho, a cachaça, o espelho, as bijuterias e batons. Laroyê é a saudação destinada à Pomba Gira, que em português significa "Salve!".

Suas oferendas são feitas, normalmente, com cigarros, champanhe, rosas vermelhas, perfumes, anéis e gargantilhas, batons, pentes, espelhos e farofas feitas com azeite de dendê.

Cachaça como oferenda
Falando dos cultos de raízes africanas, existe uma relação entre a cachaça e a figura do Orixá Onilé. Essa divindade representa a base de toda a vida, a Terra-Mãe, tanto na vida como na morte. Onilé é o primeiro a receber as oferendas e a ser evocado nos ritos dos sacrifícios.

Sobre a cachaça, o babalorixá diz que é outra forma de agradar a entidade. “O Exú toma a cachaça forte, damos a água ardente”. Ele nega que hoje em dia ocorram sacrifícios de animais e garante que nem velas eles usam.

Conforme a tradição, o banho com cachaça serve para evitar que a madeira se deteriore ao longo dos anos ou seja alvo dos cupins. Coincidência ou não, o fato é que essa é a única peça sacra da Matriz de Nossa Senhora de Nazareth ainda não atacada pelos insetos ou destruída pela ação do tempo.

Em geral bebidas destiladas são oferecidas: cachaça, conhaque, uísque. Fuma charuto. Por ser um Exu ligado às Almas, Tranca Rua das Almas atua protegendo ambientes e pessoas de Eguns. Por esse mesmo motivo, o Dia de Finados é um dia votivo específico para esta entidade.

Conforme a Umbanda, o Exu Caveira tem o atributo de proteção e pode ajudar as pessoas que o cultuam a livrarem-se de energias negativas. Saiba mais sobre Exu Caveira. Ele também pode trabalhar com auxílio aos espíritos desencarnados em seu processo evolutivo até o momento da próxima encarnação.

É o responsável por conduzir as almas dos falecidos para o plano espiritual, atuando como um "policial" do mundo dos mortos.

Saravá, Seu Zé.

terça-feira

Porém, a terça-feira é o melhor dia da semana para tal. Até mesmo por ser o dia de Ogum, orixá que protege Zé Pilintra e faz com que esse espírito tenha tanto poder. Ao se comunicar com a entidade, se lembre ainda de demonstrar bastante devoção.

Rituais e oferendas a Zé Pilintra
Isso inclui cigarros, velas brancas e vermelhas, pinga e cerveja.

Para o Candomblé Oxossi é o Orixá que dá sustento ao corpo através dos alimentos. Por isso os antigos Candomblecistas o reverenciavam em Junho no dia dedicado a Corpus Christi. Oferenda: No Candomblé Asoso (milho cozido com coco) e na Umbanda frutas e vinho tinto.

Quem deseja agradar a Oxum deve lhe oferecer flores de cor amarela, lírios, mel, frutas e alimentos doces. Além desses, podem ser ofertados milho branco, arroz, fava e feijão preto. O prato que mais lhe agrada é o mulukun, que consiste na mistura de feijão fradinho, cebola, sal e camarão.

Xangô é um orixá que tem o controle sobre os raios e trovões e que também expele fogo pela boca. Ele aparece com um machado de duas faces em virtude de sua inclinação guerreira. Xangô é o poderoso orixá guerreiro que domina os raios e os trovões.