Qual entidade da Umbanda representa Nossa Senhora Aparecida?

Perguntado por: lassis . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.9 / 5 3 votos

Principalmente nos Estados do Sudeste e do Centro-Oeste, o sincretismo religioso tratou de associar Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, homenageada no feriado de 12 de outubro, a Oxum, o orixá feminino das águas doces, cultuado em religiões afro-brasileiras no dia 8 de dezembro.

Conforme Gonçalves (2009), Oxum é a mais famosa divindade do panteão afro-brasileiro, não muito diferente é Nossa Senhora Aparecida dentro do catolicismo popular brasileiro, as duas figuras femininas chamam para suas religiões inúmeros fiéis que encantados por sua natureza mitológica seguem devotamente o ritual ...

Oxum é o sincretismo religioso de Nossa Senhora Aparecida
No Sudeste e Centro-Oeste, Oxum é associada à Nossa Senhora Aparecida. A Orixá é conhecida por ser a rainha das águas calmas, simboliza as mulheres, as protege e traz fertilidade. Já a Padroeira do Brasil é a mãe de Jesus, considerada sensível e milagrosa.

Foi a partir do sincretismo religioso que surgiram muitas outras figuras de santos católicos. Elas passaram a representar orixás para as doutrinas do candomblé e umbanda, além de também muitas pessoas se tornarem devotadas a elas. São Bartolomeu, por exemplo, é representado pelo orixá Oxumaré, no candomblé.

SANTA BARBARA

Na igreja católica Iansã é sincretizada por SANTA BARBARA. É a única que se relaciona com os espíritos dos mortos a tornando conhecida senhora do cemitério. Também era conhecida por suas trocas de parceiros, que se tornar uma de suas lendas, sendo conhecida como arrebatadora das paixões.

No Brasil, cada orixá foi associado a um santo da Igreja Católica, numa prática que ficou conhecida por sincretismo religioso. Oxum é sincretizada como Nossa Senhora da Conceição, Nossa Senhora Aparecida ou Nossa Senhora das Candeias, dependendo da região do Brasil, e sua data é 8 de dezembro.

Com o sincretismo religioso, Iemanjá corresponde, no catolicismo, à Nossa Senhora dos Navegantes, Nossa Senhora da Conceição, Nossa Senhora das Candeias, Nossa Senhora da Piedade e à Virgem Maria.

A mesma coisa aconteceu com Exu, que é o demônio segundo algumas tradições no Brasil, mas é o mensageiro entre os homens e os deuses segundo outras. Assim, pode ser associado a esse mensageiro, que, no sistema cristão, é Jesus.

Oxum

Principalmente nos Estados do Sudeste e do Centro-Oeste, o sincretismo religioso tratou de associar Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, homenageada no feriado de 12 de outubro, a Oxum, o orixá feminino das águas doces, cultuado em religiões afro-brasileiras no dia 8 de dezembro.

Filha de Oxum é vaidosa, valoriza muito o amor, seja o próprio ou por outras pessoas, exalam beleza e sensualidade, pois são seres honestos e dedicados. Herdando as características dessa poderosa orixá, as filhas ostentam carinho e calmaria, tendo assim muita sorte no amor.

São Jorge

São Jorge no catolicismo, Ogum na umbanda e Candomblé. 23 de abril é dia de saudar o guerreiro. Dia 23 de abril é dia de saudar o guerreiro valente, que fortalece os seus devotos e os protege dos inimigos.

Oxum nunca se vinga. A resposta de Oxum é o desprezo ! A vingança de Oxum é viver bem! Oxum não se demora onde é magoada.

Quem deseja agradar a Oxum deve lhe oferecer flores de cor amarela, lírios, mel, frutas e alimentos doces. Além desses, podem ser ofertados milho branco, arroz, fava e feijão preto. O prato que mais lhe agrada é o mulukun, que consiste na mistura de feijão fradinho, cebola, sal e camarão.

Opará/Apará (Òpárá) é a divindade dos rios e cachoeiras, por vezes confundida como uma qualidade da Orixá Oxum, mas aos iorubás se trata de uma divindade própria, muito guerreira.

Saudação a Oxumare: “Arroboboi Oxumarê!”, que significa “Salve o Senhor do Arco-íris” ou “Salve o Senhor dos Ciclos”; Símbolos: serpentes e arco-íris; Sincretismo religioso: São Bartolomeu; Oferendas para Oxumare: Batata doce cozida, pilada com mel, com um pouco de azeite de dendê.

O bravum, embora não seja atribuído especialmente a algum orixá, é freqüentemente escolhido para a dança de Oxumaré e Euá. É um ritmo de andamento rápido, dobrado e repicado.

Cada Orixá possui o seu dia e o de Oxumaré são as terças-feiras. Com relação as cores, ele se manifesta principalmente entre o amarelo e verde ou preto, mas está com forte presença em todas as cores do arco-íris, onde vive.

Na umbanda, Iansã protege e livra os fiéis de todos os tipos de ataques, sejam de origem física, espiritual ou mental.

Orixá dos fenômenos climáticos, Iansã também é conhecida na Umbanda e no Candomblé como Oyá. No dia 4 de dezembro a Igreja Católica celebra Santa. Bárbara, protetora contra os raios e trovões.