Qual entidade da Umbanda gosta de pipoca?

Perguntado por: emonteiro . Última atualização: 15 de janeiro de 2023
4.1 / 5 13 votos

O alimento mais associado a Omolu é a pipoca, que faz menção às várias marcas que a varíola deixou em seu corpo. No Brasil, este orixá é comumente associado às imagens de São Roque e São Lázaro.

Também tem o fato de pipoca nem ser comida de Xangô.”.

Na simbologia cristã, o milagre do milho de pipoca está representado pela morte e ressurreição de Cristo: a ressurreição é o estouro do milho de pipoca. É preciso deixar de ser de um jeito para ser de outro. “Morre e transforma-te!” — dizia Goethe.

As pipocas, ou melhor, deburu, são as oferendas prediletas do orixá Omolú; um deus poderoso, guerreiro, caçador, destruidor e implacável, mas que se torna tranquilo quando recebe sua oferenda preferida.

A Umbanda adotou a pipoca como oferenda a ele pelas características que ela apresenta, ou seja, é dura, grosseira e transforma-se quase como num passe de mágica em deliciosa flor comestível. Lembremos que Obaluaiê/Omulu é um orixá duro e implacável, com certa tendência ao rancor e ressentimento vingativo.

Modo de Fazer: coloque a pipoca na panela escolhida junto com óleo ou azeite e estoure o milho. Após ser estourada, a reserve no recipiente e deixe-a esfriar. Ferva a água e a acrescente na pipoca estourada como se fosse fazer um chá de pipoca.

Abaluaiê, Obaluaê, Omulu ou Xapanã são as diversas nomes deste Orixá tão temido por ser o Orixá da morte e da cura. Abaluaiê é o responsável por encaminhar as almas ao mundo dos mortes. É o Orixá que possui o conhecimento e a domínio sobre as perdas, as doenças e as pestes, sendo o responsável pelas transformações.

Quizílas de Obaluayê e Omolú: Galinha d'agola, Porco, Sardinha, Abacaxí, Milho, Pipoca… Quizílas de Ogum: Perdiz, Feijão preto, cana, inhame, Manga-espada…

Arlindo Cruz e a pipoca
“Sou de candomblé e de Xangô Ayrà, uma qualidade de Xangô que só usa branco, e tudo que é feito pra ele é no azeite doce, não no de dendê. E a pipocanão é comida para Xangô. Pipoca é comida de Omolu, que tem uma certa distância", explicou.

Doburu - é a comida ritual dos Orixás Obaluaiê e Omolu, é o milho de pipoca estourado em uma panela, em alguns lugares com óleo (dende), em outros com areia.

Derramá-lo é sinônimo de má sorte e, quando isso acontece, muitos pegam um pouco e jogam sobre os ombros para evitar a má sorte. Este é um costume iniciado pelos antigos gregos e sumérios.

março.

Comidas favoritas
Por exemplo, Exu, o princípio da comunicação, come tudo, mas gosta sobretudo de farofa de azeite de dendê e bebe cachaça.

Sabemos que Exu gosta de carne, então podemos dar carne ao Exu, sem necessariamente fazer um sacrifício animal. Só que cada linha de Exu tem uma preferência, partindo de carne bovina, suína e também de frango a até mesmo formas diferentes de apresentação das mesmas.

EXU Prato – Milho amarelo com azeite-de-dendê. Outros ingredientes apreciados por ele são mel, galo e bode de pêlo escuro.