Qual entidade da gargalhada?

Perguntado por: ecarvalho . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.7 / 5 19 votos

A Pomba-gira partilha sua fala com o outro, mostra seu poder na gargalhada e sugere que o outro tam- bém se permita ao poder.

Os primeiros sinais de que uma pomba-gira quer se manifestar podem ser um súbito desejo de consumir álcool ou tabaco, por exemplo. A Pomba Gira Maria Farrapo das Sete Almas é uma guardiã das pessoas com o signo de Capricórnio.

Sua função é ajudar aqueles que lhe pedem proteção. Segundo alguns sacerdotes, a Pomba Gira é constituída de espíritos de mulheres que tiveram vidas insubmissas, "fora das normas". Ao morrer, segundo a Umbanda, essas mulheres se transformam em entidades espirituais que retornam para evoluir ajudando os outros.

Em tempo, além de motivados pela alegria, os Erês riem também para descarregar os médiuns, tranquilizar e suavizar os que falam com ele, harmonizar o ambiente etc. Já os Exus e as Pombogiras gargalham não apenas por alegria.

Oxum, a orixá chorona, nos ensina que a gente pode chorar.

O Exu é um Orixá trabalhor, defensor e conhecido como o mensageiro e o Guardião dos terreiros, das aldeias, das cidades, das casas, do axé e do comportamento humano. Além disso, ele representa a comunicação, a paciência, a ordem e a disciplina.

Na esquerda podemos citar os Exus, Exus-Mirins e Pombajiras.

Para que você responda de uma vez por todas a pergunta como saber meu Exu guardião, pesquise pelos terreiros mais próximos de você. Se na sua cidade existir algum, faça uma visita, converse com as pessoas que participam e procure saber o procedimento para descobrir o Exu guardião. Confie sempre na sua intuição.

O que uma pomba gira pode fazer na vida de uma pessoa? Seus principais trabalhos são no campo do amor, sexo e relacionamento, e ela é comumente invocada por mulheres e homens que querem recuperar ou conquistar a pessoa amada. O que ela faz é abrir caminhos para a conquista daqueles que buscam sua ajuda.

Se quer saber a que tipo de Pomba Gira deve recorrer para fazer um determinado trabalho ou se tem curiosidade em saber quantas Pomba Gira existem, deve ler este artigo. Mostramos os 11 tipos de Pomba Gira e todas as suas funções e características de cada uma na Umbanda.

Qual é a origem da Pomba Gira? Na verdade, consegue sim! Ela ajuda a restaurar o amor e a paixão que existia no casamento antes de tudo começar a correr mal. Ela ajuda a restabelecer toda a harmonia do casamento, todo o amor, toda a paixão e toda a dedicação que existia antes.

A figura de Pomba-Gira pode ser identificada como companheira, mulher (não esposa) dos Exus, desempenhando, quando em sua presença, os papéis esperados da figura feminina no contexto do modelo tradicional das relações de gênero.

Seus protegidos. Por conta de sua história de vida, a pombagira protege aqueles que sofrem no relacionamento amoroso. Mas não faz amarrações: apenas orienta mulheres e homens apaixonados e ajuda a desmanchar feitiços.

As Pombas-giras como Maria Farrapo e Maria Molambo são aludidas como mulheres negras que foram escravizadas no Brasil Colônia e que resistiram às agressões e humilhações coloniais e lograram suas liberdades com conhecimentos de feitiçaria, usados contra seus opressores, e que, libertas, conseguiram “sair pela vida, ...

Exu é considerado o Orixá da comunicação porque ele tá na ligação entre o Aiyê e Orum, sendo mensageiro entre os dois planos. Mas vamos pegar isso dele ser o Orixá da comunicação e olhar para um outro lado. Ele é comunicação mas também provoca confusão. Sem Exu, não há comunicação.

Definições de Exu
“Exu é personagem controversa, talvez a mais controversa de todas as divindades do panteão iorubá. Alguns o consideram exclusivamente mau, outros o consideram capaz de atos benéficos e maléficos e outros, ainda, enfatizam seus traços de benevolência.

Em sua cabeça, podemos observar um tipo de cabaça que se projeta, como uma crista afiada, para trás. A cabaça expressa os cabelos de Exu presos numa longa trança, que cai para trás e forma, em cima, uma crista que serviria para esconder a lâmina de uma faca que ele carregaria dentro de sua ori.

Segundo a lenda, Xangô era o rei de Òyó - região que hoje é a Nigéria - e possuía um caráter autoritário e violento, além de ser extremamente viril, atrevido, vaidoso e justiceiro. Conhecido por praticar uma justiça dura, justa e cega, como uma rocha - que aliás é outro elemento que o representa: a rocha.

Cachorro - o guardião, companheiro e amigo tem a proteção do Orixá Guerreiro Ogum. Papagaio - pelo seu rápido entendimento tem a proteção de Oxossi. Passarinhos - por seus encantos têm a proteção de Logun Edé. Galo - com seu canto místico tem a proteção do senhor dos mistérios das folhas, Ossaim.

Oxum tem como um dos seus principais símbolos o abebé, que é um leque que possui um espelho em sua superfície, referência à beleza e à vaidade da orixá. Ela mesmo se encanta com sua perfeição e por isso está sempre contemplando sua imagem.