Qual entidade cuida dos animais?

Perguntado por: iguterres . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 4 votos

Fundada em 30 de maio de 1895, a União Internacional Protetora dos Animais é a mais antiga instituição da categoria, lutando contra o abuso e os maus-tratos a animais de toda espécie na busca pelo bem-estar e a integridade física e emocional deles.

A Associação Protetora dos Animais para Tratamento e Adoção (APATA) é uma Organização Não-Governamental (ONG) de responsabilidade social, desenvolvida para a promoção e manutenção do bem-estar animal e ambiental, possuindo objetivos filantrópicos e atuando sem fins lucrativos.

Merece, por isso, respeito e compreensão.” As religiões de matriz africana, incluindo o candomblé, mas também o xangô pernambucano, o batuque gaúcho ou a santería cubana, dão grande importância para o sacrifício de animais.

Estes animais identificam cada Orixá em diversos ìtàn's, àjoyò's (mitos e rituais). Gato - com seu jeito cativo e astuto é protegido pelo imprevisível Exu. Cachorro - o guardião, companheiro e amigo tem a proteção do Orixá Guerreiro Ogum. Papagaio - pelo seu rápido entendimento tem a proteção de Oxossi.

Agora a qual Orixá, o cachorro está relacionado? O cachorro, é um animal guardião, companheiro e amigo, ele está diretamente ligado a Ogum, o Orixá guerreiro e senhor dos caminhos.

Quem deseja agradar a Oxum deve lhe oferecer flores de cor amarela, lírios, mel, frutas e alimentos doces. Além desses, podem ser ofertados milho branco, arroz, fava e feijão preto. O prato que mais lhe agrada é o mulukun, que consiste na mistura de feijão fradinho, cebola, sal e camarão.

Animais associados a Xangô: Cágado, Falcão, Águia, Carneiro e Leão.

Oxóssi é a divindade da caça que vive nas florestas. Seus principais símbolos são o arco e flecha, chamado Ofã, e um rabo de boi chamado Eruexim. Em algumas lendas aparece como irmã de Ogum e de Exú . É o orixá da caça; foi um caçador de elefantes, animal associado à realeza e aos antepassados.

Os donos de animais de estimação podem ser proibidos de batizar seus bichos com nomes próprios comuns às pessoas. A vedação, extensiva a animais silvestres ou exóticos, é tema de projeto de lei (4197/04) apresentado pelo deputado Pastor Reinaldo (PTB-RS).

Além da questão educativa, a ASPAAN trabalha na tentativa de recolocar animais (cães e gatos) vítimas de abandono e maus-tratos em um novo lar. Para isso, criou uma casa da acolhida para colocá-los por tempo determinado até que eles sejam encaminhados para adoção.

O sangue dos animais, a oferenda dos frutos, das ervas e dos minerais provoca a manutenção e o fortalecimento do axé. Trata-se de um sistema mítico de restituição que coloca as energias em ação, provocando o movimento e a Vida.

Oxum

Oxum é conhecida por ser a deusa do amor e da beleza, mas também é a Senhora do Ouro, presenteando com riqueza e prosperidade quem pede suas bênçãos - Shutterstock.

Segundo a crença, cada pessoa recebe a influência de dois orixás principais.

Os animais são seres muito sensíveis às energias.
Assim como nós, os Pets não aguentam tantas emanações negativas no seu corpo e no ambiente que vive. Obviamente, existem também outras questões que podem influenciar na sua saúde - genética, alimentação, sedentarismo, abusos, traumas físicos e emocionais.

“Exu é personagem controversa, talvez a mais controversa de todas as divindades do panteão iorubá. Alguns o consideram exclusivamente mau, outros o consideram capaz de atos benéficos e maléficos e outros, ainda, enfatizam seus traços de benevolência.

Para o cristão, Exu é o demônio pela crença de que há um bem e um mal.