Qual entidade bebe cerveja preta?

Perguntado por: rantunes . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 7 votos

Da mesma forma Xangô, sua honra, determinação, imparcial, traz esse mesmo orgulho. As entidades que atuam em sua frequência, normalmente fazem uso da cerveja preta, pois é doce, para diminuir o fel da cólera do fogo, e o suave fermentado, aplaca a energia do fogo e da justiça…

Cerveja feita em parceria com o Sommelier de Cervejas Dan Morais, com adição de Maracujá da Caatinga e Fava de Aridã (Ewé Òrìsà), é uma Sour leve, com notas carameladas, a acidez do maracujá e bem floral. Em homenagem a Oxóssi (Rei das florestas), representa a nossa cultura e regionalidade!

- Boiadeiros bebem cerveja escura, vinho doce ou batida de côco; - Marinheiros bebem rum, e alguns bebem cerveja clara; - Exu bebe marafo (aguardente).

Qual é o mês de Zé Pilintra
Tem como símbolos o punhal, o tridente com sete pontas e a navalha. Gosta muito de beber Whisky e comer galos de briga e devido à sua história de vida atende pessoas que sofrem injustiças e falsidades.

Da mesma forma Xangô, sua honra, determinação, imparcial, traz esse mesmo orgulho. As entidades que atuam em sua frequência, normalmente fazem uso da cerveja preta, pois é doce, para diminuir o fel da cólera do fogo, e o suave fermentado, aplaca a energia do fogo e da justiça

Exu costuma ser honrado nesse processo, mas também, em ocasiões específicas de oferenda, em que se lhe dá cachaça/aguardente, licor de canela, ou mesmo cidra e champanhe.

Também se utilizam do charuto para as suas mirongas e defumações. Como diz um de seus pontos cantados: "Ogum não devia beber, Ogum não devia fumar, mas a fumaça é a nuvem que passa e a cerveja é a espuma do mar..."

Oferenda: Egbo bóòlù isu: canjica com bolas de inhame por cima. Cores: Branco e azul-claro que simbolizam lealdade e atraem estabilidade.

Oxóssi Meu Pai, caçador do plano espiritual, protetor na força e na fé, elevo meu pensamento a Vós, para pedir por Vossa proteção para minha casa. Com teu arco e tua flecha certeira, defendei-me das ofensas, das desgraças, da miséria, da fome e das pestes.

Oxóssi também é considerado um orixá de contemplação, amante das artes e das coisas belas, sendo também um caçador de axé. Ou seja, ele busca as boas influências e energias positivas para um ilé, espaço onde são realizadas as festas públicas no Candomblé.

Oxóssi também faz gosto pelo inhame. Entram na oferenda ao orixá também alimentos como o feijão fradinho, que é torrado depois de deixado de molho e bem escorrido. Além de comestíveis, os grãos podem virar um amuleto ao serem carregados na bolsa ou na carteira.

Caboclo é a designação dada no Brasil para o indivíduo que foi gerado a partir da miscigenação de um índio com um branco. Este nome também é usado para adjetivar a figura do homem do sertão brasileiro, que possui modo rústico, desconfiado ou traiçoeiro.

Para se degustar uma cerveja é necessário a escolha certa do copo, esse também vai auxiliar na formação correta do colarinho. O Pokal é um dos copos ideais para formar espuma da cerveja. Copos com bordas e bocas mais estreitas, auxiliam na formação de espuma que irá reter os aromas da cerveja.

O teor alcóolico é utilizado para desintegrar energias nocivas impregnadas nas pessoas. É óbvio que os pretos-velhos, caboclos, marinheiros, baianos, Exús e todos os outros espíritos de lei que trabalham na Umbanda não bebem ou fumam porque gostam, porque eles têm algum apego a esse isso.

O que o Zé Pilintra faz na vida da pessoa
Quando aparece no terreiro, ajuda na eliminação de energias negativas. Assim, auxilia na purificação da alma de todos os necessitados e também os ajuda a entenderem quais são os melhores caminhos que eles devem seguir – isso relacionado a qualquer tipo de assunto!

Na umbanda, Seu Zé Pilintra vem na linha das almas ou dos baianos e se manifesta como os pretos-velhos, de traje branco simples e chapéu de palha, mas não dispensa o lenço vermelho.

Zé Pelintra é invocado quando seus seguidores precisam de ajuda com questões domésticas, de negócios ou financeiras e é reputado como um obreiro da caridade e da feitura de obras boas. No catimbó, é considerado um "mestre juremeiro". Já na Umbanda, Zé Pelintra é um guia pertencente à linha do Povo da Malandragem.