Qual engenheiro pode assinar CLCB?

Perguntado por: ofreitas . Última atualização: 16 de maio de 2023
4.7 / 5 13 votos

Este tipo de laudo pode ser assinado e emitido pelo Corpo de Bombeiros por um responsável técnico, ou seja, engenheiro mecânico, engenheiro civil, arquiteto, engenheiro de segurança do trabalho e etc.

O laudo avcb, conhecido como o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros, é basicamente um documento elaborado pelo Corpo de Bombeiros, o qual atesta que uma vistoria foi feita e que determinada edificação atende a todos os critérios de segurança e prevenção contra incêndio.

Apenas profissionais registrados no CREA e portadores de assinatura digital com entendimento às IT´s da legislação vigente conseguem preencher de forma correta uma ART para AVCB ou para o documento CLCB.

A Anotação de Responsabilidade Técnica é exigida não somente para obter ou renovar o AVCB, mas também nas etapas que antecedem a Vistoria. Para obter aprovação, o Corpo de Bombeiros exige o Projeto de Prevenção e Combate a Incêndio e uma série de Atestados e Laudos sobre os sistemas instalados e seu funcionamento.

E de acordo com os conselhos os profissionais que possuem habilitação técnica para elaborar um PPCI são: Engenheiros Civis, Engenheiros de Segurança do Trabalho, Engenheiros Mecânicos e Arquitetos.

Estão legalmente habilitados a elaborar projetos de engenharia do Sistema de Prevenção e Combate a Incêndio e Pânico os engenheiros civis, engenheiros mecânicos e os engenheiros de segurança do trabalho, no âmbito de suas formações, todos com registro e situação regular junto ao Crea.

O Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) é uma licença emitida pelo corpo de bombeiros que atesta legalmente que a edificação está segura. O Certificado de licenciamento do Corpo de Bombeiros CLCB, é uma licença também emitida pelo Corpo de Bombeiros que tem o mesmo objetivo do AVCB.

Esse projeto deve ser elaborado por um profissional devidamente registrado no Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (CONFEA), Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA) ou Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU). Além disso, deve cumprir todas as normas e leis, como explicado a seguir.

Para fazer a renovação do CLCB (Certificado de Licenciamento do Corpo de Bombeiros) se faz necessário a solicitação de uma vistoria pelo corpo de bombeiros, onde será analisado se todos os dispositivos estão com os laudos e ART's atualizados.

Como obter o AVCB ou CLCB: Passo a passo.

  1. Projeto de segurança contra incêndio. ...
  2. Aprovação do projeto pelo Corpo de Bombeiros. ...
  3. Implementação do sistema de prevenção e combate a incêndio. ...
  4. Solicitação de Vistoria. ...
  5. Emissão do alvará do bombeiro.

Além da taxa de vistoria e análise de projeto, é obrigatório ter em mãos atestados que são exigidos pelo Corpo de Bombeiros. Cada documento, sai entorno de R$ 400 a R$ 600.

Primeiro você deve acessar o portal do corpo de bombeiros de sua cidade, preencher todos os dados que são solicitados no Formulário de Segurança Contra Incêndio. Após o preenchimento deve ser realizado o pagamento de taxas. Havendo a compensação bancária deverá ser anexado a documentação para análise.

O Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) é uma licença emitida pelo CBPMESP (Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo) que tem como finalidade assegurar que o local a ser licenciado atenda todas as condições necessárias e obrigatórias de segurança contra incêndio e pânico.

  1. acesse o site da corporação dos Bombeiros;
  2. clique em “Já sei meu enquadramento”;
  3. escolha a opção “Plano Simplificado com Risco Baixo”;
  4. cadastre-se no site ou faça login e dê continuidade ao procedimento de acordo com o que for pedido.

Em primeiro lugar, para conseguir o alvará dos Bombeiros é preciso contratar uma empresa especializada em segurança contra incêndio que presta o serviço de assessoria. Isso porque o processo de obtenção ou renovação do documento exige que sejam seguidas uma série de normas técnicas, além das leis, é claro.

CMAR significa “controle de materiais de acabamento e revestimento”. O laudo CMAR também garante a segurança do patrimônio, pois identifica materiais utilizados nos acabamentos e revestimentos a serem aplicados em edificações, evitando dessa forma o surgimento de condições propicias para propagação de incêndio.

Sim. A ART deve ter assinatura do profissional e do contratante. Quando o profissional preenche a ART pela área restrita dele, a assinatura do profissional é dispensada, pois o sistema gera uma assinatura eletrônica, mas fica a obrigatoriedade de recolher a assinatura do contratante.

De acordo com essa interpretação ampla, o Engenheiro Civil pode realizar qualquer atividade dentre as listadas (de 1 a 18) sobre qualquer tipo de edificação, e isso por lógica inclui as Estruturas Metálicas, que são parte integrante de edificações.