Qual energia do Ceará é 110 ou 220?

Perguntado por: ogomes . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.2 / 5 16 votos

No Ceará, a voltagem utilizada é de 220V 60Hz. Isso significa que se você tiver aparelhos de diferente voltagem, e no caso menor, ao colocar em tomadas de maior voltagem, eles queimam.

Energia térmica

Energia térmica e fóssil
Atualmente, o Ceará conta com 36 usinas em operação, sendo o óleo diesel (72,2%) e o gás natural (16,6%) as principais fontes, além do carvão mineral, totalizando uma potência instalada de 2.153.158 KW.

Coelce

A Companhia Energética do Ceará – Coelce, que agora é conhecida como Enel Distribuição Ceará, é uma empresa que atua na geração, distribuição, transmissão e comercialização de energia elétrica. O nome Coelce, ainda é o que conta na Bolsa de Valores brasileira.

Já no norte, nordeste e centro-oeste, as empresas de origem europeia implantaram tensões elétricas, predominantemente, em 220v. Com o passar do tempo ficou inviável rever todo o sistema e optar por apenas uma tensão elétrica.

220V – João Pessoa, Campina Grande e demais cidades. 220V – Recife, Porto de Galinhas, Olinda, Fernando de Noronha, Tamandaré, Petrolina e demais cidades.

Quando você liga um aparelho 110V em uma tomada de 220V, ele recebe o dobro da tensão elétrica e, certamente, vai queimar e rápido! Portanto, não é recomendado ligar um aparelho 110V diretamente em uma tomada de 220V.

Por que alguns lugares usam eletricidade de 110v e outros de 220v? Existe uma linha que divide o mundo em duas partes: os que usam tensão de 110v a 120v e os que usam 220v a 240v. Boa parte do continente americano usa a tensão 110v, enquanto boa parte da Europa, Ásia e África usa a 220v.

Tecnicamente, não há diferença nenhuma. Seja em 110 ou em 220, o desempenho dos aparelhos e o mesmo e os fabricantes escolhem a voltagem de acordo com a disponibilidade de cada local. Em países europeus, por exemplo, a maioria das tomadas é de 220V, enquanto no Brasil e Estados Unidos predominam 110V.

Não há diferença técnica entre as duas tensões.
A quantidade de energia consumida por um aparelho que funciona a 110 V é igual à de um aparelho de 220 V. O consumo de energia não depende da tensão elétrica, mas, sim, da potência e do tempo de uso do equipamento.

Todos os pontos de energia são 220. Você pode ter problema com secadores de cabelo e ferros de passar roupa, mas, os carregadores de celular são feitos para as duas voltagens. Pode carregar seu celular sem medo!

Quando ligamos um aparelho de 127 volts, por exemplo, em uma tomada de 220 volts, o aparelho queima rapidamente, dado que não está preparado para aquela tensão elétrica. Caso seu aparelho seja de 127 volts e a única ligação disponível está em 220 volts, você precisa de um transformador de tensão.

Em cada região do nosso país há diferentes distribuições nos sistemas de energia, para descobrir qual é a tensão da rede elétrica de uma região ou cada cidade, pode consultar o site da ANEEL ou pesquisando em sites como o Google.

A energia eólica cearense é nacionalmente conhecida pelo seu alto potencial, dimensionado em 35 mil megawatts (MW), sendo 25 mil MW em terra (on shore) e 10 mil MW no mar (off shore), segundo o Atlas Eólico do Estado. Seguem dados da geração eólica cearense para os próximos três.

A Enel Distribuição Ceará fornece energia elétrica nos 184 municípios do Estado do Ceará, em uma área de 149 mil quilômetros quadrados. A Companhia conta com uma base comercial de aproximadamente 4,2 milhões de unidades consumidoras, envolvendo uma população de cerca de 9,2 milhões de habitantes.

À venda, Enel Ceará mantém planos de investimento para 2023 e promete operação 'sem descontinuidade' Conforme os bastidores, a CPFL vem sendo considerada a favorita na disputa.

termelétrica

A produção energética atual do Ceará apresenta uma maior participação do tipo termelétrica (52,32 por cento) acompanhada da eólica (47,53 por cento), sendo estas as principais matrizes a compor a capacidade instalada do Estado.

Nos estados do Rio de Janeiro, Ceará e São Paulo, a companhia fornece energia elétrica a mais de 15 milhões de residências, indústrias e estabelecimentos comerciais. A Enel Distribuição Ceará distribui energia para cerca de 4,38 milhões de unidades consumidoras nos 184 municípios do Ceará, um território de 148.825 km².

Além de parques eólicos, a principal fonte de energia na região nordeste vem de usinas hidrelétricas (BORBA et al., 2011). Segundo Andrade et al. (2012), 97% da produção de energia do Nordeste provem das usinas Hidrelétricas.